quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Acidente de moto na estrada do Navegante zona rural de Macajuba



Na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro de 2018, o motociclista de conhecido por Carneiro, perdeu o controle da moto na estrada do Navegante zona rural de Macajuba, de acordo com informações o condutor e sua irmã, foram conduzidos ao hospital de Macajuba, com alguns ferimentos, onde foram atendidos e passam bem.

Da redação: Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM).

Publicidade:

“Setembro Verde”, Mês da Conscientização sobre a Doação de Órgãos, foi lembrado por estudantes em Macajuba, nesta quinta-feira (27) foi o dia nacional.

(Fotos cedidas pela organização)


O principal objetivo desta campanha é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos e incentivar o cidadão a declarar para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador, com o intuito de ajudar a milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvarem as suas vidas.



A campanha "Setembro Verde" criada pelo cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior, integrante da Comissão de Remoção de Órgãos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos , pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais de saúde, através da LEI Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014, que Instituiu o mês da doação de órgãos, denominado “Setembro Verde"


A campanha lembrará principalmente o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.





Durante todo o mês, o Ministério da Saúde e ONGs realizam ações para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos. O "Setembro Verde" lembra que, no Brasil, cerca de 30 mil pessoas aguardam transplante, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).





Para se tornar um doador de órgãos, basta comunicar sua família. A doação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos. Por isso, ressaltamos a importância das pessoas conversarem com seus familiares e expressarem o desejo de se tornarem doadores após a morte.





Atualmente, a negativa familiar é o principal motivo para a não doação. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e valvas cardíacas. Ou seja, um único doador pode salvar até oito vidas.


O que é.


A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação pode ser de órgãos ( rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos, (córnea, pele, ossos, válvula cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue do cordão umbilical).


Quais e quantas partes do corpo humano podem ser doadas para transplantes?


Rins, pulmões, córneas, válvulas cardíacas, coração, pâncreas e fígados são frequentemente doados. Além destes, temos a doação de intestino delgado, pele e ossos ou até mesmo uma parte completa (mão e face).

Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador vivo?


Rim: por ser um órgão duplo, pode ser doado em vida. Doa-se um dos rins e tanto o doador quanto o transplantado,pode levar um vida perfeitamente normal.



Medula Óssea: Pode ser obtida por meio de aspiração óssea direta oupela coleta de sangue.


Fígado e Pulmão: poderão ser doadas partes destes órgãos.



Qual a chance de sucesso de um transplante?



As chances são altas. Mas o sucesso depende de inúmeros fatores como, por exemplo, o tipo de órgão a ser transplantado, a causa da doença e as condições de saúde do paciente, entre outras. Existem pessoas que fizeram transplante de órgãos há mais de 25 anos,tiveram filhos e levam hoje uma vida ativa e normal.






Por que é difícil doar órgãos?



Existe um desconhecimento geral sobre quem pode doar e o que pode ser doado. Isso dificulta a doação. Desta forma, a maneira correta é procurar esclarecimento e discutir sobre o assunto. Pode ser muito difícil discutir isso com seus familiares e amigos, mas é necessário. Qualquer que seja sua vontade ou desejo, após esclarecer suas dúvidas, é muito importante que sua família saiba disso.






Como devo proceder se quiser ser doador?



A atitude mais importante é informar esse desejo a seus familiares uma vez que, após sua morte, eles decidirão sobre a doação.






Quando se pode doar?



A doação de órgãos como rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida. Para a doação de órgãos de pessoa falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. Tipicamente, são pessoas que sofreram algum tipo de acidente que provocou um traumatismo craniano ( acidente de carro, moto, queda etc.) ou acidente vascular cerebral (derrame) e evoluíram para morte encefálica.






O que é morte encefálica?



É a interrupção irreversível das atividades cerebrais, causada mais frequentemente por traumatismo craniano, tumor ou derrame.


Como o cérebro comanda todas as atividades do corpo, quando este morre, significa a morte do indivíduo.






Há chances de os médicos errarem no diagnóstico de morte encefálica?


Não. O diagnóstico é realizado por meio de exames específicos e pela avaliação de dois médicos – sendo um deles neurologistacom intervalo mínimo de 6 horas entre as duas avaliações. Além disso, é obrigatória a confirmação do diagnóstico por, pelo menos, um dos seguintes exames: angiografia cerebral, cintilografia cerebral,transcraniano ou eletroencefalograma.


Como fazer a doação no momento da morte de um familiar?


Um dos membros da família pode manifestar o desejo de doar os órgãos e tecidos ao médico que atendeu o paciente ou a comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos do hospital; pode também entrar em contato com a Central de Transplantes, que tomará todas as providencias necessárias.


Quem paga pelos procedimentos de doação?


O SUS ( Sistema Único de Saúde ).


Quem pode doar em vida?


O “doador vivo” é considerado uma pessoa em boas condições de saúde – de acordo com a avaliação médica – capaz juridicamente e que concorde com a doação.Pela Legislação Brasileira (LEI Nº 10.211, DE 23 DE MARÇO DE 2001),podem ser doadores em vida os: pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos, o cônjuge e ainda, os não parentes com autorização judicial.


Vídeos:



Publicidade:

FABÍOLA MANSUR É RECORDISTA EM EMENDAS PARA A SAÚDE



Pra ser a deputada da saúde não basta ser especialista no assunto; tem que ter serviço prestado em defesa das políticas públicas de saúde.

Deputada estadual recordista em emendas para a saúde na atual legislatura, com ambulâncias, consultórios médicos e odontológicos e equipamentos hospitalares destinados para várias cidades e instituições de saúde de todo o Estado.

Assim é Fabíola Mansur: médica oftalmologista pioneira nos Mutirões contra o Glaucoma e a catarata; Fabíola destinou ambulâncias e equipamentos hospitalares para todo o Estado. Entusiasta do programa de interiorização da saúde, apoiou o governador Rui Costa na implantação de Policlínicas e Hospitais Regionais.

O fortalecimento do SUS, a valorização dos profissionais de saúde, a cooperação técnica entre Estado e municípios para ampliar a atenção básica em saúde pautaram o primeiro mandato de Fabíola Mansur na Assembleia Legislativa.



Publicidade:

Caminhão tomba na BA130, estrada que liga Macajuba a Ruy Barbosa




Por volta de meio dia desta quinta-feira, 27 de setembro de 2018, um caminhão carregado de semente de algodão, tombou na BA 130, estrada que liga as cidades de Macajuba a Ruy Barbosa, o acidente aconteceu na ponte do Rio Capivari.

Segundo uma internauta, pessoas de uma van que passava pelo local deram socorro ao motorista, que se identificou como Carlos, ainda de acordo com ela, aparentemente ele estava bem, mas parecia tonto, a ambulância e a polícia foi acionada.

Da redação Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)




Publicidade:

Vídeo gravado por vereador de Macajuba mostra perigo em trave na Quadra de Esporte Moacir Marques Dias.



No ultimo dia 20 de setembro de 2018, o vereador Neto Macedo (PSB), postou em sua pagina no Facebook, um descaso que é muito perigoso e pode até cessar a vida de uma criança é a situação vergonha que se encontra uma das traves da Quadra de Esporte Moacir Marques Dias em Macajuba.

No vídeo o edil chama atenção do poder publico para o problema, Macedo ainda reforçou sobre o assunto na sessão da Câmara Municipal de quinta-feira (20)

O presidente da Casa ainda tentou justificar dizendo, que o responsável pelo local deveria comunicar a gestão, mas o interessante é que existe fiscal na cidade e por tanto a justificativa de Ivan, não tem nexo.

Depois de 8 dias, o vereador Neto Macedo voltou ao local e nada foi feito, e agora Ivan?

Em 2007 uma criança teve os dedos decepados por uma trave na quadra de Esporte, que fica no Clube de Nova Cruz, até hoje nada foi feito na trave.

Veja o vídeo onde Neto Macedo, mostra a lamentável situação:




Publicidade:

Policia de Macajuba divulga informações sobre prisões na tarde desta quarta-feira (26)




Dt de Macajuba 12a Coorpin-


Fato: tráfico de drogas


Autores: Erick dos santos oliveira e Uarlei santos Damasceno


Vítima: sociedade


Histórico: ação conjunta de policiais civis e militares da cidade de Macajuba quando realizava diligência nessa urbis foi observado dois elementos em uma moto pop de placa policial jrc 4781 que de imediato a guarnição da PM seguiu em acompanhamento que em ato contínuo a guarnição solicitou apoio a policia civil que de pronto fez uma barreira na saída povoado de Nova Cruz a cidade de Macajuba que ao avistar os elementos procedeu-se com abordagem, um dos elementos tentou dispensar um saco azul contendo 17 papelotes de uma substância branca aparentemente cocaína. Sendo os indivíduos e o material assim como o veículo apresentados a unidade policial para serem tomadas as devidas providências.



Material apreendido:

17 Papelotes de cocaína

01 Moto pop/Honda



Providências: lavrado auto de prisão em flagrante e expedidas guias de praxe



Fonte: Delegacia de Macajuba.





"Unidos venceremos, divididos sucumbiremos"

(Imagens e texto, enviados pela Delegacia de Macajuba)




Publicidade:

Publicidade Google

Publicidade Google