sábado, 25 de abril de 2020

Governador do partido (MDB), anunciou teste positivo do coronavírus (Covid-19).


O governador do Alagoas, Renan Filho (MDB), anunciou neste sábado, 25, que contraiu com o novo coronavírus. O anúncio foi feito por ele na tarde deste sábado, 25, pelas redes sociais. “Comunico que, seguindo recomendação médica, refiz o exame para Covid-19, o resultado saiu hoje e foi positivo. Estou em casa, me sentindo bem, sem sintomas graves e iniciarei hoje os 14 dias de quarentena para recuperação. Se puder, me inclua nas suas orações”, escreveu. 

Renan é o terceiro governador a confirmar a contaminação. Wilson Witzel (RJ) e Helder Barbalho (PA) comunicaram ao público neste mês o diagnóstico.

No último dia 17, o secretário de Estado da Fazenda de Alagoas , George Santoro, havia publicizado que estava com a doença. Na ocasião, Renan reforçou o pedido para os cidadãos ficarem em casa. Neste sábado, escreveu "Quem está na linha de frente: médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, precisam de ainda mais cuidados. Os que estão na gestão do AL contra o Covid-19 também" e compartilhou o resultado do exame.

Fonte: msn

Publicidade

Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br 






Loja Maçônica Deus,Paz e Progresso, distribuir máscaras reutilizáveis na feira livre de Macajuba.

Na manhã neste sábado 25/04/2020 foram distribuídas MÁSCARAS REUTILIZÁVEIS, na feira livre da cidade de Macajuba.
Doadas, pela loja MACÔNICA DEUS, PAZ E PROGRESSO, da cidade de Ruy Barbosa, juntamente com membros  da cidade de Macajuba. 
#usemascara.
VOCÊ USANDO ME PROTEJE. EU USANDO LHE PROTEJO.


Publicidade

Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br 







A Prefeitura de Macajuba oferece atendimento psicológico por telefone durante quarentena do coronavírus.


A Prefeitura de Macajuba lançou um canal de comunicação para oferecer atendimento psicológico durante a quarentena do coronavírus. O serviço será realizado por telefone de segunda a sexta-feira.

A ação visa ser um suporte pontual para momentos de estresse e sofrimento agudo gerado pela quarentena. O atendimento telefônico será realizado pelos números 74

32592256 ou 998121992.

PublicidadeAtenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br 




Sexo durante a quarentena: o que pode ou não fazer

Manter no mínimo 1 metro de distância entre pessoas, nada de aperto de mão, beijos e abraços: essas são algumas recomendações da OMS para evitar a disseminação do novo coronavírus o (Covid-19). Ok, mas e o sexo com o mozão na querentena, pode? O vírus é transmitido por meio do ato sexual? As dúvidas são muitas, por isso conversamos com o infectologista João Prats, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que já adianta: a transmissão do vírus acontece se uma das pessoas estiver apresentando sintomas. “Mas a doença não é sexualmente transmissível” diz o infectologista.




De acordo com ele, o sexo não é uma forma importante de transmissão. “Por conta das secreções que saem na hora do ato, as pessoas acham que pode ser transmitido. Mas não. O vírus pode passar de uma pessoa para outra por meio do contato íntimo: passar a mão no corpo e depois levá-las ao rosto e aos olhos; e a saliva”, explica.



E o sexo oral? “É um ato de risco, porque envolve a boca e o toque íntimo. Isso pode transmitir o vírus, pelo contato com a mucosa e as secreções. Se a pessoa que não está infectada ficar exposta a essas micropartículas, ela está sujeita a contrair o vírus”, esclarece.

O infectologista explica que a penetração não é a responsável pela transmissão do Covid-19. “A relação sexual pode ser uma forma de transição como já foi citado, mas não pela penetração em si, e sim por beijos e toque das mãos. O vírus pode estar na pele ou até mesmo na cama e nas superfícies.”






Devemos deixar o date com o contatinho para depois? “Não está proibido, a não ser que o crush esteja com os sintomas (dor de garganta, tosse, febre e dificuldades para respirar). Mesmo assim, não é o indicado, devido aos sintomas só se manifestarem depois de um tempo." Anotado doutor!

O especialista aproveita para alertar sobre o uso da camisinha na hora da relação sexual: de acordo com ele, o contraceptivo não interfere na transmissão do vírus. “A camisinha é muito importante para outros fins. Neste caso, o método mais eficaz é, se possível, não entrar em conato com a saliva ou secreções do parceiro, visto que o vírus é transmitido pela boca e pelo contato íntimo. Por exemplo, se a pessoa tossir perto de você, ela tem bastante chance de te contaminar”, explica. 



E as gravidinhas? Qual a chance de elas pegarem o coronavírus após uma relação sexual com alguém infectada? “O covid-19 não ultrapassa a barreira da placenta, podem transar tranquilamente”, diz Prats.

Nada de tomar banho de álcool em gel por aí, hein! “Não tem uma regra e recomendação para frequência da higienização pessoal antes ou após a relação sexual. Faça como você sempre fez. A única recomendação é para não se relacionar com quem está com suspeita de coronavírus.”

Fonte: Revista Glamour 





Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Mascaras serão distribuídas gratuitas a partir deste domingo (26) na Farmácia Confiança em Nova Cruz




A direção da Farmácia Confiança em Nova Cruz informou ao Deixa Comigo Macajuba, que a parti deste domingo, 26 de abril de 2020 estará distribuindo mascara grátis para a prevenção do Coronavirus.

A Farmácia Confiança fica na Rua Mariano Vieira no distrito de Nova Cruz.









Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Como cuidar da saúde bucal em tempos de coronavírus, se ligue na agenda da Clionm Clínica Odontológica de Macajuba

Dr. Alexandre estará atendendo nesta segunda-feira,28 de abril de  e terça-feira(29)

 

O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179 , fale com a funcionaria Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.

Alguns cuidados durante a higiene bucal afastam problemas nos dentes e reduzem a transmissão do vírus. (Ilustração: Veridiana Scarpelli/SAÚDE é Vital)

Dicas da semana:


 

pandemia mundial de Covid-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alterou a rotina dos brasileiros, que agora devem evitar aglomerações e redobrar a higiene pessoal. Nesse contexto, é importante ressaltar que as pessoas devem ficar ainda mais atentas à higiene bucal.

Primeiro porque ela é fundamental para a manutenção da saúde geral. E segundo porque, de acordo com as orientações técnicas do Ministério da Saúde e de órgãos de vigilância dos estados para este momento de isolamento social, só se deve buscar atendimento odontológico em caso de urgência ou emergência.

Ciente da gravidade do cenário, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) reuniu recomendações sobre medidas de prevenção e proteção da saúde bucal em tempos de propagação intensa do novo coronavírus.

Em primeiro lugar, não podemos negligenciar a higiene bucal diária, que é essencial para evitar o surgimento de cárie, gengivite e mau hálito, além de problemas mais graves. A higiene deve ser feita com escova de cerdas macias e creme dental com flúor, e a limpeza entre os dentes requer o fio dental — se houver indicação do cirurgião-dentista, pode-se complementar com o uso do enxaguante bucal. Lembrando que a escovação deve ser feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir.

 

Cuidados especiais durante a pandemia de coronavírus

Uma das formas de contágio do novo coronavírus se dá pela disseminação de gotículas de saliva. Por isso, se alguém na casa estiver com sintomas ou suspeita da infecção, o uso de pasta de dente, sabonete e toalha de rosto precisa ser individualizado. Nesse sentido, também se indica não deixar as escovas no mesmo ambiente.

Antes de realizar a higiene bucal, é importante sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos. Não custa frisar: lavar frequentemente as mãos é uma das principais medidas para conter o vírus.

Outro conselho é evitar colocar a mão na boca. Estudos recentes mostram que o causador da Covid-19 consegue sobreviver por até três dias em superfícies como plástico e aço. Nossas mãos estão em contato constante com vários materiais, que podem estar contaminados. Tocar nessas superfícies e levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos aumenta o risco de pegar o vírus. Em casa, certifique-se de redobrar a limpeza das superfícies e dos objetos pessoais.

Consultas ao dentista

Diante da pandemia, os órgãos de saúde e de vigilância sanitária do país recomendam a ida ao consultório odontológico apenas em casos de emergência ou urgência. As visitas ao cirurgião-dentista para procedimentos eletivos devem ser adiadas por precaução.

É importante destacar que os consultórios odontológicos seguem rigorosamente as medidas de biossegurança, a fim de restringir os riscos de infecção para a população e os profissionais de saúde bucal.

Já são adotados diversos protocolos com sólidas evidências científicas que nos permitem atender pacientes com várias patologias, como aids, hepatites e outras situações clínicas, em nossos consultórios.

A medida de adiamento dos procedimentos eletivos só foi adotada em caráter emergencial, face à propagação da Covid-19.

Durante a pandemia, os tratamentos com finalidade estética, procedimentos ortodônticos que não envolvam traumas, restauração de dentes assintomáticos, bem como cirurgias eletivas para extração de dentes ou controle da periodontite, devem ser suspensos e só retomados após recomendação do profissional.

Já os casos de emergência odontológica, cujo atendimento continua vigente, são aqueles que expõem o paciente a potencial risco de morte, caso de sangramentos não controlados e traumatismos que envolvem os ossos da face, com comprometimento das vias aéreas. O cirurgião-dentista tem de estar a postos para agir nesses contextos.

Assim como nos casos urgentes, que são aqueles que, embora não ofereçam risco iminente à vida, devem ser resolvidos prontamente. Exemplos: dor de dente aguda, abscessos dentários ou periodontais que provocam dor localizada, fratura de dente com trauma no tecido mole bucal, tratamento odontológico prévio a procedimento médico e cáries extensas ou restaurações com problemas que estejam causando muita dor.

Se o seu caso se encaixar em uma das situações listadas acima, entre em contato previamente com o seu cirurgião-dentista para avaliar a necessidade de atendimento odontológico e informe se nos últimos 14 dias apresentou algum sintoma como febre, coriza, tosse, dor de garganta e falta de ar. Após o contato, o profissional saberá como conduzir o caso e orientá-lo sobre a melhor providência a ser tomada.

Como fica o consultório odontológico

As clínicas e consultórios devem seguir rigorosamente as normas de biossegurança para evitar a propagação do novo coronavírus. Em casos de atendimento de emergência ou urgência, o profissional precisa seguir as medidas preventivas abaixo:

● Isolamento respiratório com o uso de máscaras cirúrgicas N95;
● Uso de avental, touca e luvas descartáveis, bem como óculos de proteção, que deve ser higienizado após cada atendimento. O emprego dos equipamentos de proteção individual deve ser priorizado;
● Higiene frequente das mãos, principalmente antes e depois de cada atendimento;
● Desinfecção de todos os ambientes de trabalho após cada paciente, pois o vírus pode ser transportado em forma de aerossol e sobreviver nas superfícies por mais de nove dias;
● Cuidados redobrados com o manuseio de modelos e moldes para efetiva desinfecção;
● Evitar cumprimentos como beijos ou apertos de mão;
● Seguir rigorosamente todos os procedimentos do manuseio para limpeza e esterilização dos instrumentos.

Profissionais de odontologia também devem se vacinar contra a gripe e fazem parte do grupo prioritário da primeira fase da campanha nacional do Ministério da Saúde. Além disso, podem orientar seus pacientes acima de 60 anos a tomar o imunizante — que não evita o coronavírus, mas previne outra importante infecção respiratória.

Assim como toda a população, os profissionais de saúde bucal também estão enfrentando estes tempos difíceis. E o Crosp salienta que as orientações aqui reunidas são transitórias e podem ser modificadas diante do controle da pandemia. Mas o fundamental é reforçar que, quanto mais aderirmos às medidas de prevenção e contenção, mais rapidamente passaremos pela Covid-19.

* Dr. Marco Antonio Manfredini é cirurgião-dentista, doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp)


Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Artistas farão live solidaria neste domingo (26) em benefício da Rádio Comunitária de Macajuba



Neste domingo, 26 de abril de 2020, haverá uma live com os cantores locais, Márcio Araújo, Edinho e Dino Nery.

A Live iniciará as 9:00 horas da manhã e finalizará ao meio dia, com transmissão pela rádio e pelas redes sociais, entre elas a pagina do Deixa Comigo Macajuba no Facebook.

Tem feijoada por apenas R$ 10,00 no delivre.

Vamos todos ajudar a Rádio Capivari FM, se manter viva nessa crise de pandemia que assola o mundo.

 

   


Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Cantor e apresentador é internado no Rio após testar positivo para Covid-19.


 O cantor Mumuzinho testou positivo para o novo coronavírus. Ele estava há alguns dias com quadro febril e amigdalite.

Após a piora no seu estado clínico, o artista foi ao Hospital Vitória, na Zona Oeste do Rio, onde foi confirmado o resultado positivo para Covid-19 nesta sexta-feira (24).

De acordo com a assessoria, o cantor permanece no hospital, em observação, já que foi detectada uma pneumonia de grau intermediário.

Fonte: G1

PublicidadeAtenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br 



Governo do Estado descentraliza testes da Covid-19, equipa e treina funcionários no interior.

Mais cinco cidades do interior baiano estão sendo equipadas para realizar testes da Covid-19. Porto Seguro, Guanambi e mais uma cidade a definir vão receber as máquinas capazes de realizar a tarefa. Vitória da Conquista e Barreiras já têm máquinas, que estão sendo atualizadas com o protocolo do Ministério da Saúde para fazer a testagem. Em Barreiras, os testes serão realizados em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Os municípios que demoravam até sete dias para receber os resultados poderão obtê-los em até 48h. Técnicos de todos esses municípios estão sendo treinados no Laboratório Central da Secretaria da Saúde do Estado, em Salvador.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que, com essa iniciativa, as ações de saúde pública poderão ser tomadas ainda mais rapidamente. “O Lacen, em Salvador, já vem fazendo um grande número de testes e dando respostas rápidas. Com essa descentralização, a agilidade será ainda maior, possibilitando que todas as medidas em relação aos pacientes e contactantes sejam ainda ágeis. É uma importante ação no combate ao novo coronavírus”.

Segundo a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, para a descentralização, a Secretaria da Saúde está fazendo cessão de uso de três equipamentos de PCR rápido. “Não se pode confundir com testes rápidos. São máquinas capazes de processar até 12 testes de uma só vez. Na máquina de Vitória da Conquista e na nossa aqui em Salvador, nós conseguimos fazer mais de 90 testes de uma só vez”. Arabela também explica que, com as novas unidades de testagem da Covid-19 no interior, as respectivas regiões serão atendidas mais rapidamente e o Lacen, em Salvador, deverá ser desafogado.

Arabela informa que duas máquinas chegarão na próxima semana, quando Vitória da Conquista também já deverá estar apta a realizar os testes. “Na UFOB, o início será mais demorado, pois eles estão esperando alguns insumos. Em Conquista e na UFOB, serão os mesmos testes feitos no Lacen Salvador. Nos outros três municípios, serão PCR rápidos. A diferença é que esse PCR rápido realiza uma quantidade menor de pacientes. No PCR tradicional, podemos fazer até mais 90 pacientes por vez. O outro faz 12, não é para grande volume”.

A coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, informa que o Lacen de Vitória da Conquista é fruto de uma parceria entre Estado e Município. “O Governo do Estado sugeriu descentralizar a testagem da Covid-19. Como Conquista já realizava a testagem de HIV em uma máquina que faz também a testagem da Covid-19, o município foi contemplado”.

Segundo Karoline Rebouças, a unidade recebe uma média diária de 30 a 50 testes, provenientes de 74 municipios. “Não vamos mais enviar para o Lacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até 7 dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas”.

Fonte: Secom Bahia

PublicidadeAtenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br 



Publicidade Google

Publicidade Google