Publicidade

Publicidade



segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Lula convida governador da Bahia para fazer parte de seu ministério



Compartilhe

Narrador Inteligente Ouvir Matéria
Em sua estadia na Bahia, onde foi descansar depois da vitória no segundo turno, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva formalizou convite ao governador Rui Costa (PT) para compor o novo governo. O destino mais provável do baiano seria o Ministério das Cidades, que foi extinto na gestão Jair Bolsonaro e fundido com Integração Nacional para formar o Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta deverá ser recriada.
Rui Costa: destino mais provável seria o Ministério das Cidades, a ser recriado — Foto: Silvia Costanti/Valor


Costa, que decidiu não concorrer a nenhum cargo eletivo depois de dois mandatos como governador, já era nome quase certo no primeiro escalão. Ele chegou a ser ventilado para a Fazenda.Ele chegou a ser ventilado para a Fazenda. É reconhecido pela responsabilidade fiscal, mas interlocutores de Lula afirmam que o presidente eleito prefere alguém com traquejo político em Brasília para a função e vê Costa como um exitoso tocador de obras. Dois dos mais importantes contratos de PPP do país avançaram durante sua administração: o metrô de Salvador e a ponte Itaparica-Salvador.



Continue lendo após a publicidade:



Neste fim de semana, os economistas André Lara Resende, Guilherme Mello e Persio Arida foram convidados a integrar a equipe de transição. Conforme apurou o Valor, Lara Resende teria aceito o convite.Ele e Arida figuram entre os criadores do Plano Real, que conseguiu debelar a hiperinflação no Brasil nos anos 1990. Mello, por sua vez, auxiliou na redação do programa de governo de Lula e também fará parte da equipe de transição.

A expectativa é que os nomes sejam formalizados nesta segunda-feira. Logo após o primeiro turno, Lula anunciou que traria “gente de fora” para sua equipe, sinalizando que poderia buscar nomes de fora do PT para tratar da economia.

De acordo com fontes próximas a Lula, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) tem vaga garantida no primeiro escalão. Ele deverá assumir o Ministério da Justiça ou o Ministério da Segurança Pública, caso realmente haja um desmembramento das duas pastas (hoje juntas), como se cogita.

Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí e também eleito para o Senado, é cotado para a Casa Civil ou para a equipe econômica. Ele tem sido um dos principais porta-vozes da campanha na área fiscal. No entanto, Lula tem dado sinais a interlocutores de que o prefere como um negociador de peso do novo governo no Congresso.


Continue lendo após a publicidade:


O mesmo destino deve ter Camilo Santana (PT-CE), que já teria manifestado nos bastidores sua intenção de permanecer no Senado. Ele teria avalizado, porém, o nome de Izolda Cela para a Educação. Vice-governadora de Camilo, ela assumiu o governo do Ceará em abril e se desfiliou do PDT - era ligada à família Gomes -, bancando apoio a Lula no Estado desde o primeiro turno.

Psicóloga de formação e especializada em educação infantil, Izolda tem experiência no atendimento clínico a crianças forte vínculo com a área. Ela foi secretária de Educação em Sobral, município que se tornou referência, e secretária estadual.

Nomes como Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann também são considerados certos na Esplanada dos Ministérios. A ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva (Rede) poderá ocupar a Autoridade Climática que ela própria sugeriu formalmente ao anunciar apoio para Lula no segundo turno. Ela tem comentado com aliados, porém, que vê a pauta antiambiental no Congresso como uma ameaça e talvez fique na Câmara. Ex-governador de São Paulo e candidato derrotado ao Senado, Márcio França (PSB) é favorito para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) - que será recriado.


 



Publicidade:


 

 






Açaí Nova Cruz

Temos o melhor açaí,cerveja, wisque, conhaque, caldo, tiragosto e melhor caipirosca da Bahia .

Visite na Praça Osvaldo Ribeiro no Distrito de Nova Cruz.

Fale com Zezinho Potência 0749 9809-9942

Publicidade Google