Publicidade

Publicidade



quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Encontro de Paredão no Espaço Família é neste Sábado(05)



O encontro de paredão no Espaço Família, na saída para Baixa Grande em Macajuba, acontecerá neste sábado, 05 de Novembro de 2022, às 10h da manhã.

Logo após terá show ao vivo com  Índio dos Teclados e Léo da Pisadinha.






Publicidade:


 

 






O que acontece quando morremos? O que a ciência sabe até agora

Que um dia todos nós iremos morrer, isso é fato! Mas este é um conhecimento que gera angústia e muitas perguntas. A ciência procura respostas e algumas descobertas – felizmente – não são tão aterrorizadora como se pensava.
Continue lendo após a publicidade:





A questão da morte, em seu momento final, intriga o Homem desde o início dos tempos. Há milhares de anos, a filosofia, a arte e a religião tentam responder e representar o que acontece no momento em que passamos da vida para a morte.

É claro que a ciência moderna está também procurando entender estas grandes incógnitas. Hoje sabemos que, em geral, no momento da morte, todos perdemos os sentidos na mesma ordem: primeiro deixamos de sentir fome e sede, depois perdemos a capacidade de falar, depois perdemos a visão. Os últimos sentidos a desaparecer são a audição e o tato, e por isso muitas pessoas, mesmo que pareçam inconscientes, ainda conseguem ouvir e sentir o que se passa à sua volta nos seus momentos finais.
No momento da morte, todos perdemos os sentidos na mesma ordem: primeiro deixamos de sentir fome e sede, depois perdemos a capacidade de falar, e depois a visão.
Continue lendo após a publicidade:



Mas também, com o avanço da tecnologia de imagem, a pesquisa científica pode saber com muita precisão o que acontece no corpo e no cérebro no momento em que perdemos a vida. E, surpreendentemente, alguns estudos sugerem que não seria uma experiência tão aterrorizadora, como se achava.

O ensino dos ratos e da psicodelia

Em uma pesquisa na Universidade de Michigan, em 2013, foi descoberto que os ratos têm um aumento da atividade cerebral logo após terem experimentado a morte "física". E que as ondas gama do cérebro estão mais sincronizadas do que no estado normal de vigília. Deduziu-se então que, entre a morte clínica e a morte cerebral, os ratos podem experimentar "alguma coisa". As seguintes questões levantadas foram: o que é 'alguma coisa'? E acontece o mesmo nos seres humanos?
Continue lendo após a publicidade:



O neurocientista Chris Timmerman, do Imperial College de Londres, liderou a pesquisa, na qual foram comparadas duas experiências aparentemente diferentes. A hipótese era que pode haver semelhanças entre o que acontece no nosso cérebro quando morremos e os efeitos na consciência induzidos por substâncias psicodélicas, ou DMT (Dimetiltriptamina), que causa efeitos alucinógenos.

Para o estudo, foram comparados relatórios de pessoas que estiveram clinicamente mortas por alguns momentos e depois voltaram à vida. A isto chama-se uma "Experiência de Quase-Morte", ou NDE, na sigla em inglês.



Por outro lado, um grupo de voluntários recebeu DMT, que produz efeitos sobre as funções cerebrais, tais como a percepção e a cognição. Durante a experiência, a sua atividade cerebral foi medida e quando voltaram à realidade, foi-lhes pedido que descrevessem a experiência utilizando a mesma ferramenta de verificação utilizada para avaliar as experiências de quase-morte.

E aqui está o mais interessante, porque as descrições de ambas as experiências são idênticas.
Tantos uns como outros descrevem o momento como "uma sensação de paz, um estado de unidade com os outros e com o mundo", um "estado de transcendência no tempo e no espaço".

A atividade cerebral detectada nos scanners também revelou-se apelativa. O líder da pesquisa disse: "O que sabemos agora é que parece haver um aumento da atividade elétrica. Essas ondas gama parecem ser muito pronunciadas e podem ser responsáveis por experiências de quase-morte". Ou seja, de acordo com este estudo, a experiência de quase-morte acabaria por se revelar surpreendentemente semelhante aos efeitos de um alucinógeno poderoso.

As questões ainda estão em aberto, mas a ciência é obstinada. "É muito interessante o que está acontecendo hoje em dia com os exames ao cérebro e como podemos decifrar o que se passa nele. Há scanners cerebrais a serem feitos em pessoas onde se pode reproduzir, se elas estiverem vendo um filme, que tipo de filme estão vendo", explicou Timmerman.

Se a Humanidade alguma vez se perguntou como seria voar, ou pôr os pés na Lua, é provável que em breve a passagem da vida para a morte deixe também de ser um mistério. Então, finalmente, pode já não ser tão angustiante saber que vamos partir.

Fonte: Tempo.com

Publicidade:





terça-feira, 1 de novembro de 2022

Irmão mata irmão a facadas dentro de emergência de hospital

Continue lendo após a publicidade:






Um irmão assassinou o outro a facadas dentro do Hospital Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana, na Região Norte do Estado do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (31). O autor foi preso em flagrante, mas a motivação do crime ainda não foi revelada. A briga entre os irmãos Rafael Gomes Rodrigues, 33 anos e Leandro Rodrigues, 42 anos, teve início no interior de uma casa na Rua Amélia Buechem, no Centro. Ambos entraram em luta corporal. Rafael teve um braço quebrado e levou facadas na perna. As vítimas foram socorridas e polícia militar acionada.

Um terceiro irmão que estaria na Praia do Açu, em São João da Barra, logo depois chegou ao hospital e pediu para visitar os feridos; em seguida, sacou de uma faca e cometeu o crime, tendo sido preso em flagrante e conduzido à 147º Delegacia de Polícia da Cidade. No momento do crime, havia uma guarnição da polícia, além de Guardas Civis Municipais, em frente ao hospital. Em nota oficial, a Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana esclarece o caso. 




Continue lendo após a publicidade:


"Diante das notícias veiculadas na imprensa, referente ao incidente ocorrido nas dependências do Pronto Socorro do Hospital Municipal Manoel Carola, informamos que eles foram admitidos no Pronto Socorro do Hospital Municipal Manoel Carola, trazidos pelo Serviço Municipal de Resgate, sob escolta da Polícia Militar, apresentando lesões corporais, provocadas por desentendimento, ocorrido na residência dos mesmos, localizada no Centro de São Francisco de Itabapoana. Enquanto eram prestados os primeiros atendimentos na referida unidade de saúde, um terceiro irmão dos socorridos, de iniciais L.G.R., 38 anos, entrou na emergência e deferiu golpes de faca contra o irmão que veio a óbito no local", explicou a nota.

A Secretaria de Saúde informou ainda que está mantendo contato permanente e prestando todas as informações à 147ª Delegacia de Polícia Civil, que será responsável pela investigação do caso. 

BNEWS







Publicidade:


 

 






Bolsonaro diz que vai cumprir Constituição; Ciro Nogueira inicia transição

Continue lendo após a publicidade:



                     Presidente Jair Bolsonaro em Coletiva


Bolsonaro falou hoje pela 1ª vez, dois dias após perder a eleição. 

Em pronunciamento curto e sem citar a vitória de Lula, o presidente agradeceu os votos que recebeu e afirmou que continuará cumprindo a Constituição. 

Ele disse ainda que 'manifestações pacíficas são bem-vindas', mas condenou protestos que impedem o direito de ir e vir. Depois, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que dará início à transição de governo.

Confira o vídeo:





Publicidade:


 

 






Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em Macajuba.

Continue lendo após a publicidade:






Atenção produtor!

Chegou o momento de vacinar o seu rebanho bovinos e bubalinos.

2ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa, vacine o seu rebanho mamando a caducando.

A vacinação acontece de 01 a 30 de novembro de 2022.

Não esqueça de levar o seu cadastro ambiental, para atualizar o seu cadastro na ADAB. 

Maiores informações procure a Secretaria de Agricultura das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.















Publicidade:


 

 








Corpo é encontrado dentro de carro em Ruy Barbosa

Continue lendo após a publicidade:








Na manhã desta terça-feira dia (01.nov), um corpo foi encontrado dentro de um carro, ao lado de uma oficina no Largo 02 de Julho, no Centro de Ruy Barbosa.

De acordo com primeiras informações, o corpo que é de um homem que deveria tá no veículo há alguns dias.

A Polícia Militar foi acionada para preservar o local e aguardar a chegada da polícia técnica para identificar a identidade da vítima e investigar a causa da morte.

Já informações de populares dão conta que o homem é conhecido como Netinho, e que ele poderia ter entrado no carro para dormir e morrido, já que o veículo estava totalmente fechado.





Com informações Ruy Barbosa Notícias.



Publicidade:


 

 






Todas as equipes do Programa Saúde da Família desenvolveram atividades voltadas ao movimento Outubro Rosa no Município de Macajuba

Continue lendo após a publicidade:




Todas as equipes do Programa Saúde da Família desenvolveram atividades voltadas ao movimento Outubro Rosa.

As ações foram além da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero pois ofertou diversos serviços voltados para a promoção da saúde da mulher. 

A Secretaria da Saúde, por meio da Coordenação da Atenção Básica parabeniza toda a equipe pela dedicação. 

Fonte: Secretaria da Saúde





















Fonte: Secretaria da Saúde


Publicidade:


 

 






Empresário morre ao bater em carreta que bloqueava estrada em MT

Continue lendo após a publicidade:



Manifestantes pró-Bolsonaro fecharam 23 pontos nas rodovias federais no estado
 Empresário morre ao bater em carreta que bloqueava estrada em MT 


O empresário Osmar Alceu Wichocki, dono de uma rede de supermercados, em Mato Grosso, morreu, nesta segunda-feira, em um acidente ocorrido num ponto bloqueado por manifestantes pró-Jair Bolsonaro (PL), na BR-364, no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Osmar dirigia um caminhão e não teria visto uma carreta parada no bloqueio. Era noite e chovia. Ele ficou preso nas ferragens após o acidente e foi retirado pelos bombeiros, mas já estava morto.






Continue lendo após a publicidade:


O motorista do outro veículo que estava parado não sofreu nenhum ferimento.


O trecho está fechado desde a madrugada de segunda-feira por manifestantes contrários ao resultado desfavorável a Bolsonaro (PL) nas urnas neste domingo. O atual presidente concorria à reeleição com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi eleito.

Esse é um dos 23 pontos fechados por manifestantes pró-Bolsonaro, nas rodovias federais, em Mato Grosso. Alguns deles estão interditados desde a noite de domingo, logo após o resultado da apuração dos votos da eleição em segundo turno.

Há bloqueios nas BRs 158, 364, 163, 070 e 174, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), às 6h29 (horário de Brasília).

Nessa segunda-feira, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a liberação das rodovias, atendendo a um pedido da Confederação Nacional dos Transportes. A desocupação deve ser feita pela PRF. Se descumprir a decisão, o diretor da instituição deve ser multado. No entanto, a decisão ainda não foi cumprida.

A Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga-MT) emitiram uma nota lamentando a morte de Osmar Alceu, que ocupava os cargos de diretor administrativo e financeiro e de tesoureiro das entidades. "Osmar era proprietário dos Supermercados Parque Cuiabá e Ipase, e fazia parte da Rede Serve Mais. Deixa esposa e filhos. Expressamos nossas mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos".





Publicidade:


 

 






Forças estaduais de segurança atuam para desbloquear rodovias baianas

Continue lendo após a publicidade:


Manifestantes atravessaram veículos na via e atearam fogo em pneus (Reprodução)



_A SSP cumprirá a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Centro Integrado é ativado de forma permanente_ 


As forças estaduais de segurança (Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros) iniciaram, na noite de segunda-feira (31), a atuação para desmobilizar grupos que realizam bloqueios em rodovias baianas. A Secretaria da Segurança Pública segue a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além das ações com unidades especializadas e territorias, a SSP ativou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sediado no Centro de Operações e Inteligência (COI). 

Na unidade, representantes de órgãos estaduais, federais e municipais darão suporte e acompanharão as movimentações em todo o estado. Câmeras da SSP auxiliarão no monitoramento.

"Vamos garantir a liberação das estradas. Não vamos permitir que alimentos, pessoas com enfermidades e trabalhadores sejam impedidos de se deslocar. O resultado democrático das urnas será respeitado. Aqui, na Bahia, o mais importante é o respeito à democracia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino



Publicidade:


 

 






Lula recebe apoio da comunidade internacional e Bolsonaro segue isolado

Continue lendo após a publicidade:


Lula também tem manifestado sua preocupação com a transição de poder: “Preciso saber se o presidente vai permitir que haja uma transição”.




O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta segunda-feira um forte apoio internacional, enquanto persistia o silêncio de Jair Bolsonaro, que ainda não reconheceu sua derrota no segundo turno.


O líder do Partido dos Trabalhadores (PT), 77 anos, venceu o ultradireitista por uma margem estreita, de 50,9% dos votos contra 49,1%.

Um dia após o resultado oficial, Bolsonaro, 67 anos, ainda não havia se pronunciado sobre a vitória de Lula, que foi reconhecida imediatamente pelos líderes de Estados Unidos, Alemanha, França e Rússia.






Continue lendo após a publicidade:


Nesta segunda-feira, Joe Biden telefonou para Lula para destacar a “sólida relação” entre os Estados Unidos e o Brasil e ambos prometeram trabalhar como “parceiros” na luta contra a crise climática e a migração regional, entre outros “desafios comuns”, disse a Casa Branca em um comunicado.


Lula também teve um encontro em São Paulo com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, durante o qual prometeu visitar o país vizinho antes de tomar posse em 1º de janeiro.



Bolsonaro, no entanto, permanece em silêncio. O presidente em fim de mandato chegou cedo ao Palácio do Planalto, em Brasília, onde, segundo a imprensa, avaliou uma possível declaração com sua equipe. Em seguida, partiu para o Palácio da Alvorada.


Durante seu discurso de vitória, Lula manifestou sua preocupação com a transição de poder: “Preciso saber se o presidente vai permitir que haja uma transição”.

Apenas alguns dos aliados parlamentares de Bolsonaro admitiram a derrota nas redes sociais, onde o bolsonarismo costuma ser muito ativo.


Bloqueios nas estrada


Ao longo do dia, caminhoneiros e outros manifestantes bloquearam rodovias em todo país para protestar contra a vitória de Lula, informou o coordenador gera de comunicação institucional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Cristiano Vasconcellos.


Durante a noite, o juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a polícia libere as vias “imediatamente”. Ele determinou multa e prisão do diretor da PRF em caso de descumprimento, depois de identificar “omissão e inércia da instituição.


Vasconcellos afirmou que os agentes atuaram em vários pontos, mas admitiu dificuldades: “Liberamos um e surge outro”.






Continue lendo após a publicidade:


As autoridades reforçaram a segurança na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.


“Não vamos aceitar perder o que conquistamos até agora, o que queremos é que prevaleça o que está na nossa bandeira: ordem e progresso. Não aceitamos a forma como essa eleição aconteceu”, disse Antoniel Almeida, 45, em Barra Mansa, um dos pontos de protesto no Rio de Janeiro.


A B3 fechou em alta de 1,31%, enquanto o real se valorizou em relação ao dólar, a 5,25.

‘Situação difícil’


Consciente dos desafios que enfrentará a partir de 1º de janeiro, quando será empossado, Lula reconheceu em seu discurso que governará em “uma situação muito difícil” e destacou a necessidade de restabelecer a unidade dos brasileiros.


A transição pode representar um desafio para Lula, indicou Paulo Calmon, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília.

“Lula deve ter cuidado, primeiro com um ‘terceiro turno’: com qualquer desafio que Bolsonaro e seus aliados possam criar, como (Donald) Trump nos Estados Unidos, para deslegitimar sua vitória e mobilizar seu eleitorado contra ele”, afirmou à AFP.

Lula teve dois milhões de votos a mais que Bolsonaro, a vitória mais apertada em um segundo turno na história da democracia brasileira, após uma campanha polarizada e tensa.


Marco Antônio Teixeira, cientista político da Fundação Getúlio Vargas, afirmou que o presidente eleito terá que trabalhar para “ampliar a legitimidade do governo”, com a presença no Executivo de “setores não petistas”.


O Congresso, que em 2 de outubro se inclinou à direita com a eleição de conservadores e aliados de Bolsonaro, deve apresentar uma oposição mais forte do que as que Lula enfrentou em seus dois outros governos.



Promessas


Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, chega ao poder com o apoio dos mais vulneráveis, grupo que possui uma memória afetiva da bonança sob sua administração.


Ele fez várias promessas para melhorar a economia, incluindo aumentar o salário mínimo e reforçar os programas sociais.

Adriano Laureno, da consultoria Prospectiva, disse que o resultado de Bolsonaro, que foi o segundo colocado mais bem votado na história do país, significa que Lula terá uma oposição “forte, organizada, inclusive nas ruas”.

Durante a campanha, o líder do PT destacou as conquistas socioeconômicas de seus dois primeiros mandatos, como a saída da pobreza de mais de 30 milhões de brasileiros graças a iniciativas sociais financiadas com o ‘boom’ das commodities.

O terceiro mandato de Lula não contará com o mesmo cenário favorável: embora a economia dê sinais de melhora, com crescimento, menos inflação e mais emprego, está longe da prosperidade dos anos 2000 e enfrenta um mundo em risco de recessão global.

Se não forem atendidas, as expectativas podem voltar como um bumerangue, afirmam os analistas.

“É um governo que começa com muita dificuldade na parte econômica. Vai assumir num cenário internacional complicado, numa possível recessão, com juros muito altos no Brasil e mais essa bomba fiscal para lidar” (400 bilhões de reais), afirmou Laureno.






Publicidade:


 

 






PRF eliminou 192 pontos de bloqueios em rodovias, diz ministro da Justiça

Continue lendo após a publicidade:


Ao menos 22 estados brasileiros e o DF possuem manifestações ativas em rodovias na manhã desta terça

Manifestação de Caminhoneiros fecham a rodovia BR-101 em Palhoça/SC



O ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou na manhã desta terça-feira (1º) que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) eliminou 192 pontos de bloqueios realizados por manifestantes que protestavam contra a vitória do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na eleição presidencial.

Segundo Torres, a PRF segue atuando “ininterruptamente no desbloqueio das estradas ".

Ao menos 22 estados brasileiros e o Distrito Federal possuem manifestações ativas em rodovias na manhã desta terça, segundo levantamento da CNN. O total de ocorrências chega a 273.

Os bloqueios foram confirmados no Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

*Publicado por Daniel Reis


Publicidade:


 

 






Dólar cai e bolsa sobe após vitória de Lula

Continue lendo após a publicidade:


O dólar fechou em queda de 2,5% e o índice Ibovespa avançou pouco mais de 1% depois de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se eleger presidente da República. Se por um lado a leitura é de que o risco eleitoral em torno da bolsa diminui depois da divulgação dos resultados, por outro, o silêncio do presidente Jair Bolsonaro (PL) quase 24 horas  depois dos resultados acende o alerta do mercado. As razões por trás da queda do dólar e a apreensão dos investidores com a postura de Bolsonaro são os assuntos do VEJA Mercado desta segunda-feira, 31.





No primeiro dia depois da eleição, o presidente Jair Bolsonaro manteve-se em silêncio. Sem reconhecer a derrota nem fazer qualquer tipo de manifestação sobre a eleição, o presidente reuniu-se com ministros no Palácio do Planalto para avaliar os próximos passos. Enquanto isso, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma agenda leve, ainda voltada ao recebimento dos cumprimentos de chefes de Estado estrangeiros. O petista almoçou com o presidente argentino Alberto Fernandez, que esteve em São Paulo, e conversou por telefone com vários líderes 











Publicidade:


 


 

Açaí Nova Cruz

Publicidade Google