A Enel informou que o fornecimento de energia normalizou na Grande São Paulo cinco dias após apagão causado por uma ventania histórica na semana passada.
No entanto, a região tem na manhã desta segunda-feira (15) 53 mil imóveis ainda sem energia elétrica, segundo boletim da concessionária Enel, mas esse número é próximo da média em dias normais. Na capital, são cerca de 39 mil clientes sem luz.
O vendaval provocou quedas de árvores, cancelamentos de voos e desligamento de semáforos por toda São Paulo. No auge, na quarta-feira (10), mais de 2,2 milhões de clientes foram obrigados a ficar à luz de velas.
Em razão da falta de energia elétrica, foram registrados prejuízos milionários ao comércio e danos incontáveis aos consumidores. Remédios e alimentos estragados tiveram que ser jogados fora ao longo dos últimos dias.
Na noite de domingo (14), a Enel informou que o fornecimento de energia estava "voltando ao padrão de normalidade na área de concessão, com o restabelecimento do serviço para os clientes afetados nos dias 10 e 11 de dezembro pelo ciclone extratropical".
Afirmou ainda que técnicos seguiam "atuando em alguns casos mais complexos de reconstrução de rede, que envolvem troca de cabos, postes e outros equipamentos".
Na manhã desta segunda, a Enel explicou que as ocorrências de falta de luz estão "dentro da normalidade".
"Dada a dimensão da operação em São Paulo, com mais de 8 milhões de clientes, os atendimentos estão dentro da normalidade quando a companhia atua no restabelecimento de até aproximadamente 50 mil clientes", afirmou.
Acrescentou ainda que "a área de concessão da Enel São Paulo conta com densidade de clientes por Km de rede 20 vezes maior que a média das outras distribuidoras do país e diariamente são registradas conexões e reconexões por diversos fatores".
Decisão da Justiça
No sábado (13), a concessionária havia informado que o fornecimento de energia seria restabelecido até o final de domingo (14).
A empresa reiterou que técnicos seguem trabalhando em alguns casos "mais complexos de reconstrução de rede, que envolvem troca de cabos, postes e outros equipamentos".
Na noite da sexta-feira (12), a Justiça tinha ordenado que a concessionária Enel restabelecesse imediatamente os serviços para os consumidores afetados pelo apagão. A decisão também previa multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento.
A Justiça tomou a medida em uma ação proposta pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e pela Defensoria Pública.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia determinaram que equipes de outras distribuidoras de energia fossem emprestadas à Enel de São Paulo para ajudar nos trabalhos.
PUBLICIDADE
































