terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Caoa admite interesse e vira esperança para fábrica da Ford na Bahia.


Ele também foi pego de surpresa. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, chairman do grupo Caoa e maior revendedor Ford do país, não esperava ver o que viu: a montadora, com 102 anos de história no país, encerrar a fabricação dos carros (leia-se Ka e Ecosport), além do Troller no Brasil.
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Diante do fato e da oportunidade, ficou no ar uma pergunta que tomou conta dos bastidores da indústria na semana passada. A Caoa, grupo que tentou acertar com a Ford Caminhões para assumir a finada fábrica do ABC em 2019, estaria interessado no complexo industrial de Camaçari (BA)? Continuaria com a história do Ka, por exemplo, e pagaria royalties por isso? E teria à sua disposição um time de profissionais treinados, fornecedores tecnicamente prontos e uma fábrica moderna nas mãos?

Sabemos que o governo federal procura alternativas para o caso, buscando marcas chinesas - e a Chery, parceira do grupo Caoa no país, foi contatada. A empresa é a mais forte candidata para ocupar o lugar da Ford na Bahia, devido à parceria com a Caoa - que já conhece o mercado local e os caminhos do progresso.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade interrompeu um tempo de sossego nas operações das empresas e conversou com UOL Carros sobre a chance disso tudo acontecer. "Sempre tenho interesse em novos negócios, mas é preciso analisar todo o processo porque não queremos desgastar a nossa imagem. E só iremos para frente se eu sentir muita segurança".
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Caoa disse que precisa saber o que eles (Ford) querem vender e ainda reforçou: "o governo tambéym precisa dar condições de trabalho". O chefe do grupo falou que tudo pode acontecer, pois considera bastante os incentivos fiscais do regime automotivo do Nordeste, prorrogado até 2025. Mas tudo, por enquanto, é uma hipótese.

Lembro que, no ano passado, a única empresa a anunciar investimentos na região foi a antiga FCA, hoje Stellantis, para os próximos cinco anos. Recordando que as montadoras teriam que cumprir com o decreto de agosto de 2020 que diz: sobre os investimentos de novos produtos e pesquisas para o regime atribuindo um valor mínimo de R$ 2,5 bilhões nos próximos anos. Quanto ao caso das autopeças, R$ 500 milhões.

Em 2019, o presidente da Ford, Lyle Watters, já falava sobre um esforço de toda a cadeia para tornar viável a produção de uma nova família de produtos em Camaçari. E, um ano antes, a Ford mundial anunciava seu foco de mercado global: SUVs, picapes e comerciais leves.
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Agora é esperar os próximos capítulos para saber se existem ou não possibilidades desse projeto avançar. Porque hoje, o foco do grupo de Carlos Alberto de Oliveira Andrade é o aumento de produção da planta de Anápolis (GO), o crescimento da Caoa Chery e a contração de novos 150 profissionais em Goiás.


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segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Avião com primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chega na Bahia

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As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram em Salvador. Por volta das 22h23 desta segunda-feira (18). As 376.600 doses do imunizantes foram encaminhadas por Belo Horizonte e irão vacinar cerca de 180 mil pessoas no estado. Recepcionaram a aeronave o secretario de saúde Fábio Vilas Boas e o secretario de saúde de Salvador Leo Prates.
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Segundo o secretário, as primeiras doses foram colocadas  câmaras frigoríficas instaladas no Graer. A meta do governo do estado é despachar todos os imunizantes ainda durante a noite podendo ir até a madrugada da próxima terça-feira (19).

Veja o vídeo 👇





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Em sua primeira entrevista no rádio após assumir cargo, secretário de obras diz que terrenos doados por ex-prefeito de Macajuba descumpre a legislação



Na segunda-feira 11 de janeiro de 2020, o secretário de obras do município de Macajuba, Everaldo Macedo, concedeu uma entrevista a Rádio Ipirá FM, o assunto destaque foi sobre a doação de terrenos doados pelo ex-prefeito Murilo Sampaio feriu a legislação do município.

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Ouça a entrevista na integra:




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Governo prorroga suspensão de revisões do Bolsa Família


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O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 90 dias a suspensão de revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais do governo federal. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União.


De acordo com o texto, a medida visa a “evitar aglomerações e exposição à infecção pelo novo coronavírus de integrantes de famílias beneficiárias, de pessoas em busca de atendimento para cadastramento, e, ainda, de cidadãos que trabalham em unidades de cadastro”. Além disso, a operação dos programas continua prejudicada, sobretudo nos municípios, por situações como suspensão de aulas, direcionamento de atividades das unidades de saúde para atender aos infectados pela covid-19 e alteração no funcionamento de alguns centros e postos de cadastramento, de acordo com a Agência Brasil. 

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A suspensão vale para procedimentos como os de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros decorrentes do descumprimento das regras de gestão.

 

Também está suspenso o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, para apuração dos valores que são transferidos aos municípios, estados e ao Distrito Federal. Nesse caso, será utilizado o fator de operação do índice de fevereiro de 2020.

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Após o prazo de 90 dias, o cálculo do fator passará a utilizar os dados mais recentes disponíveis da Taxa de Atualização Cadastral (TAC) e da Taxa de Acompanhamento da Frequência Escolar (TAFE), mantendo suspensa a atualização da Taxa de Acompanhamento de Saúde (TAS) por mais 90 dias.


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