sábado, 21 de maio de 2016

Inveja: Saiba tudo sobre esse sentimento perigoso



Compartilhe


(Foto: Ilustração)

A inveja matou Abel. Conta a Bíblia que por Deus ter aceitado a oferta generosa de Abel em detrimento da oferta avara de Caim, este movido pela inveja matou o próprio irmão.

Sentir inveja é normal? O que é inveja? O sentimento de inveja é negativo, pois é caracterizado por uma tristeza (leve ou profunda) com relação ao que o que outro tem (coisas matérias, profissionais, amorosas, qualidades e habilidades pessoais, etc) e ao que eu não tenho. Inveja é um sentimento de frustração que leva muitas pessoas a experimentarem o gosto amargo da infelicidade ao querer ter algo que não se possui no momento presente.


Na tradição católica, a inveja é sentimento muito negativo e considerado um dos sete pecados capitais. Isso ocorre porque a inveja é uma emoção carregada de comparações ruins e limitantes. Quanto mais se desejar ser e ter o que não se é e tem, maior a possibilidade de dor e angustia por não ser capaz de usufruir o que se tem. Quem não é capaz de dar valor ao que se conquistou e todas as batalhas que já se venceu pode sofrer muito com isso.

Como tentativa de cura dessa sensação ruim, o movimento interno da pessoa é querer ter exatamente o que o outro tem. De forma saudável, essa pessoa pode criar metas e planejamentos para em breve alcançar o sucesso desejado. Essa ação é dita por muitos como sendo "inveja branca", "inveja boa", quando alguém quer o que o outro tem tem, sem querer o mal dessa pessoa e sem sofrer por não ter, sendo capaz de planejar, organiza-se para ter num futuro próximo ou distante aquele mesmo gostinho de sucesso. E assim, a pessoa consegue ser feliz hoje com o que tem e sonhar com o que pode vir a ter.

Somos capazes de olhar o sucesso pessoal de alguém e buscarmos também o melhor para nós mesmos. Por exemplo, se um amigo começa a praticar um determinado esporte, uma academia para cuidar da saúde física e mental, segui-lo nesse caminho, pode ser algo bom e não necessariamente carregado de tristeza e mal estar.

De forma negativa, a pessoa não sai do lugar e sofre por não ter o que deseja. Com isso, não é capaz nem de aproveitar o que tem, nem de correr atrás do que deseja. Por isso, para algumas pessoas, sentir inveja é sinônimo de inércia e muito sofrimento. Esse mal estar todo pode até mesmo levar a uma baixa autoestima.

Quem olha para o outro e vê um aspecto de sucesso isolado do contexto geral da vida, pode achar que as pessoas a sua volta tem uma vida mais fácil, são mais sortudas e felizes. Descontextualizar o sucesso de uma pessoa pode ser algo terrível para mente humana. "A grama do vizinho é sempre mais verde" e isso leva a sentimentos ruins e de pouca racionalidade.

Quando a dor é grande e leva a pessoa a sair do caminho de motivação, ação e realização pessoal pode ser indicado um tratamento psicoterápico. Técnicas de programação neurolinguística, hipnose e coaching de vida podem ser úteis para lidar com esses sentimentos e também para criar novas opções de sentimento e comportamento. Ser capaz de planejar e de alcançar o sucesso é delicioso.

POR QUE SENTIMOS INVEJA? UMA EXPLICAÇÃO DA PSICOLOGIA

Bem, existem muitas teorias da psicologia que poderiam explicar o porquê de sentirmos inveja. Eu havia pensando de falar sobre o Ideal-Ich, o Eu-Ideal, de Freud, mas vou ficar com uma explicação mais didática e simples de entender.

Como se diz, ninguém é uma ilha e o ser humano é um ser gregário, vive em sociedade. Com isso, para a construção de sua identidade (a ideia que responde a pergunta quem eu sou?) cada um acaba incorporando traços das pessoas ao redor, inicialmente a família, depois os amigos da escola, colegas, amores, etc.

Neste processo de construção de identidade, do quem eu sou, há uma dinâmica entre o eu e o outro. Às vezes parece muito difícil sair da comparação com o que o outro é, com o que o outro tem. Nessa comparação é que surge a inveja.

Nesse sentido, a inveja seria uma consequência da identificação com outro, pelo fato de que às vezes o desejo acaba sendo posterior à inveja. Por exemplo, a garota que deseja o rapaz (por muito tempo solteiro) e que acaba de começar um namoro com uma amiga, talvez descubra o desejo pelo rapaz apenas depois de que a amiga o conquistou. Seria uma inversão, então, não da inveja como um desejo de ter o que o outro tem, mas da inveja como trazendo à tona um desejo escondido.

A razão pela qual sentimos inveja, portanto, vem do fato de que nos comparamos com as outras pessoas. Se pararmos de nos comparar com os outros, com o que os outros tem, são ou conseguiram, será impossível sentir inveja.

O diretor de ópera André Heller Lopes que esteve no auge do sucesso em 2014, sabe bem o que é conviver com os olhares invejosos. No entanto, ele tem seus truques para driblá-los. "Sempre ando com uma camiseta azul, um cor vermelha forte. E eu tenho uma turmalina negra, sempre ando com ela", contou ele, que também usa um cordão de proteção!


Já o ator Roberto Berindelli abriu o peito e admitiu já ter sido uma pessoa invejosa, mas que se livrou do sentimento. "A inveja começa muito cedo, mas a gente demora para tomar consciência dela", disse Roberto, que contou a história de uma jaqueta que despertou nele o sentimento ruim. "Inveja corrói, porque você luta com você mesmo", ressaltou.

Pesquisa e dicas

Um pesquisa feita na China revelou que a região do cérebro onde se localiza a inveja é a mesma onde se localiza a dor. E a região do prazer do invejoso é imediatamente acionada quando ele vê o outro se dando mal. A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, que afirmou que não existe inveja branca, deu dicas para se livrar deste sentimento nada nobre.

Para vencer a inveja

"Se eu sinto inveja, seja material, de algo que a pessoa tenha - como um carro, uma camiseta, um imóvel -, ou se eu sinto inveja, porque a pessoa é bem humorada, bem sucedida, generosa, talentosa, eu só vou poder administrar isso de forma positiva se tiver essa humildade de admitir que aquilo, de alguma forma, me incomoda. Porque, assim, posso transformar o meu incômodo em uma admiração, em uma admiração que vira ponto de partida para eu batalhar e ter aquilo, mas do meu jeitinho, não que seja roubado do outro."

Como se proteger?

"Tendo fé e sabendo que o invejoso é muito infeliz. Quando a gente percebe isso e devolve para ele assim: 'que o universo te perdoe', a gente também se protege desta energia negativa."

Recado aos invejosos

"Eu diria que todo ser humano guarda em si um talento, um potencial que é só dele. Então, não precisa querer pegar o do outro. A gente tem que se concentrar em desenvolver o que é nosso. E a maioria das pessoas nem se desenvolve a ponto de saber qual é esse seu talento. Eu diria assim aos invejosos: 'que invistam mais neles mesmos'. É um retorno muito mais certo."

Dicas para se livrar de um invejoso.

Entenda que, se as pessoas estão sentindo inveja, você está fazendo alguma coisa direito. Deixe que   isso o motive.

 Mantenha-se forte e não deixar alguém determinar quem você é ou o quanto você vale.

Não deixe que ninguém diga que você não é forte o suficiente. Sempre acredite em si mesmo.            

Lembre-se do velho ditado: “Os cães ladram, mas a caravana passa”.

Fonte: pesquisas feitas em vários sites na internet.

Da redação| Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)


O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google