terça-feira, 15 de novembro de 2016

Tempo nublado atrapalhou ver a super lua em Macajuba



Compartilhe


( Super lua em Macajuba, Foto: Internauta)


Na noite desta segunda-feira 14 de novembro de 2016, os macajubenses até tentaram ver a super lua, mas a noite estava nublada e com possibilidade de chuva.

A internauta ainda até fotografou a lua aparecendo, mas quem pensou que ela ia ver o fenômeno se enganou, pois, o céu voltou a ficar nublado durante a noite inteira.

O Fenômeno denominado Super Lua. O fato ocorre quando o satélite natural estará em sua aproximação máxima da Terra, no chamado Perigeu. Nesta data, a distância entre a Lua e a Terra será a menor entre 2000 e 2030.



As famosas Super Luas ocorrem sempre nas fases cheia ou nova, mas o satélite atinge a sua luminosidade máxima durante a Lua cheia, tornando o fenômeno ainda mais interessante.

"Mesmo quem nunca viu ou não sabe nada sobre o assunto irá perceber que a Lua estará diferente, mais brilhante, maior. É um fenômeno que chama a atenção. Se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o por da Lua será favorável para observar nosso satélite natural tão encantador", diz a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON).

O resultado da combinação desses dois eventos é uma superlua, quando o satélite parece até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.

Poucos brasileiros, no entanto, terão vista privilegiada para o fenômeno, que só se repetirá em tamanho grau em 2034.

Como as nuvens não deram trégua, apenas as regiões central e litorânea do Nordeste apresentam condições perfeitas de observação.

Veja essa imagem da super lua, vista em Salvador Bahia.



Por: Cristiano Silva/ Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)


Para chegar nossas matérias em seu WhatsApp, basta salvar nosso número e pedir para receber (74)9 99959451


Publicidade Google
Atenção essa matéria é exclusiva do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) e não pode ser copiada sem autorização podendo ser punido no Art. 184 do Código Penal.


 O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google