quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Condutores sem carteira de habilitação dirigindo transporte público em Macajuba são destaque nas redes sociais



Compartilhe



Nos últimos dias um dos assuntos comentando nas redes sociais é em relação a motoristas dirigindo transportes públicos na cidade de Macajuba Bahia, sem a CNH, Carteira Nacional de Habilitação.

As burocracias e o gasto para tirar uma CNH é aborrecedor, em cidades pequenas é comum se ver pessoas conduzir sem esse documento, mas quando se trata de veículo público que devem dá exemplo e por lidar com muitas vidas o assunto repercuti, como é o caso de Macajuba, nos últimos dias fotos e vídeos tem circulado nas redes socais, de condutores dirigindo veículos publicos sem habilitação.

Em outras cidades da região a exemplo de Baixa Grande, quem dirige transporte público tem que ter CNH, mas segundo informações e divulgações nas redes socais, isso não acontece em Macajuba.


Quando recebemos denúncias dessa natureza encaminhamos para os vereadores, para que sejam apurados e encaminhados aos órgãos competentes, mas segundo a população os vereadores nada fazem.

De acordo com a bancada de oposição, eles mandaram um requerimento para a prefeita Mary Marques Dias, pedindo a relação de todos os transportes escolares, mas não obteve respostas.

Quem não deve não teme, por que a prefeitura de Macajuba não sede esses documentos para que os vereadores possam cumprir o seu papel?

Mais não é só os transportes escolares que estão na mira da população, esta semana circulou nas redes socais uma denúncia que os veículos da garagem da prefeitura também são conduzidos por pessoas não habilitadas.

Procurada pelo Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) a prefeita Mary Dias disse que vai verificar a situação.

Saiba mais sobre Carteira Nacional de Habilitação (CNH)


Para que se possa conduzir um veículo em qualquer parte do Brasil é necessário adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), popularmente conhecida como "carteira de motorista". Este documento atesta a aptidão de um cidadão para conduzir um veículo motorizado, tal como uma motocicleta, carro, caminhão ou um ônibus e, é de porte obrigatório. As CNHs são concedidas somente para pessoas alfabetizadas com mais de 18 anos de idade, que passam por alguns processos de formação até estarem aptas para enfrentar o trânsito brasileiro sozinhas.
[ x ]

Em 1987, a carteira nacional de habilitação chamava-se PGU, que ao contrário do modelo de habilitação atual, continha poucas informações, não havia foto, e era obrigatório apresentar a identidade juntamente com a CNH antiga. Hoje, a CNH é válida em todo território nacional como documento de identidade, isto porque ela contém fotografia, número da identidade e o CPF do condutor.
O DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito) é o órgão responsável por emitir a CNH. Para possuir este documento, o candidato deverá passar por exames de aptidão física e mental, ter aulas teóricas, ser aprovado no exame teórico (acertar no mínimo 21 questões de 30), participar das aulas práticas acompanhadas por um instrutor e ser aprovado no exame prático. Ao candidato aprovado na prova prática de direção veicular será conferida a Permissão Para Dirigir (PPD). Após o período de validade desta, não tendo o condutor cometido infrações graves, será conferida a CNH.
Os indivíduos que desejam adquirir a carteira nacional de habilitação poderão habilitar-se nas seguintes categorias:
  • Categoria A: Esta categoria permite que motoristas conduzam veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral ( motonetas, motocicletas, triciclos, etc.).
  • Categoria B: Condutor de veículo motorizado, exceto os da categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg, e cuja capacidade seja de no máximo oito passageiros, sem contar o motorista.
  • Categoria C: Para habilitar-se nesta categoria, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B, podendo dirigir veículo motorizado para transporte de passageiros até oito lugares, sem contar o condutor, ou de carga cujo peso bruto total exceda a 3.500kg.
  • Categoria D: Para habilitar-se nesta categoria, o condutor deverá ser maior de 21 anos, ser habilitado há, no mínimo, dois anos na categoria B ou um ano na categoria C, podendo dirigir veículo motorizado com capacidade para mais de oito passageiros, sem contar o motorista.
  • Categoria E: Esta categoria exige que o motorista também seja maior de 21 anos, seja habilitado no mínimo há um ano na categoria C, podendo dirigir combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D, cuja unidade acoplada ou articulada (reboque ou semi-reboque) tenha 6.500 kg de peso bruto total ou mais, ou cuja lotação ultrapasse 8 lugares, ou ainda que se enquadre na categoria trailler.





Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google