quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Secretaria de saúde divulga nota justificativa sobre caso de idosa de 78 anos que não foi atendida no posto de saúde de Macajuba



Compartilhe

(Imagem ilustrativa)
Conforme reportagem do dia, 13 de Novembro de 2014, referente ao funcionamento das Unidades de Saúde da Família venho prestar os seguintes esclarecimentos: O município de Macajuba – Ba, possui 04 equipes de Saúde da Família, diante disso compete o gestor municipal contratar 01 médico para cada equipe: Segue abaixo o nome dos médicos: Unidade de Nova Cruz: Drª Nedvânvia Santos Conceição; Unidade de Santa Luzia: Drº Leonardo Odílio Gonzalez e Unidade Clemenceau Teixeira: Drº Wilson Lincoln Muricy e Drª Letícia De La Caridad Diaz Guerra.  

Vale ressaltar que todas as Unidades possuem médico exercendo suas funções conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Outro ponto importante a ser destacado é sobre a portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, onde um dos fundamentos e diretrizes é: adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado.

Isso significa dizer, que todo paciente deverá procurar a sua unidade de referência, ou seja, na qual ele está cadastrado e acompanhado pelo Agente Comunitário de Sáude da área de abrangência. Logicamente se for um paciente que necessite de cuidados de urgência e emergência ele deverá ser atendido em qualquer Unidade / Instituição de Saúde. Segue em anexo fluxograma das Unidades.
No caso da paciente citada na reportagem, entrei em contato com os profissionais da Unidade de Saúde do Clemenceau Teixeira e os mesmos informaram que não se recordavam deste caso e que mesmo as pessoas sendo referência de outras Unidades da Zona Rural, eles atendem e informam que eles devem procurar sua unidade de referência para ter um cuidado continuado.

Fonte: Secretaria de saúde.

Curta Nossa Pagina no Facebook








Comente a matéria na opção comentários a baixo

Publicidade Google