sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Aparelhos celulares podem conter até 18 vezes mais bactérias do que a porta e a descarga de um banheiro



Compartilhe

Foto ilustrativa)


Aparelho celulares o perigo da contaminação

 Simples atitudes do dia a dia pode trazer sérias consequências a nossa saúde.


Se você já não fez, certamente compartilhou refeições com pessoas que sobre a mesa aparelhos celulares.

Este dispositivo eletrônico, hoje indispensável na vida moderna, é um nicho ideal para proliferação de bactérias e fungos, especialmente quando mantidos em locais mais quentes como bolsos, pastas e bolsas tomando- se” estufa” para crescimento destes microrganismos.

Diversas pesquisas demonstraram que os aparelhos celulares podem conter até 18 vezes mais bactérias do que a porta e a descarga de um banheiro.

E tem pessoas que ainda manuseiam o celular no banheiro!!! Apesar da maioria destes microrganismos não serem nocivos ou capazes de causar doenças para o homem, algumas em enterobactérias associadas a infecções intestinais como Escherichia coli podem ser encontradas nos aparelhos celulares e causar infecções bacterianas, principalmente em crianças.

Muitas vezes, quando temos dor de barriga associada a diarreia pensamos em intoxicação alimentar, mas será que não pode ter sido causada por algum descuido higiênico, como por exemplo, o aparelho celular contaminado ao lado da comida?

Estes microrganismos também podem estar presentes, embora em menor quantidade, em mini positivos eletrônicos portáteis como jogos, aparelhos auriculares de som e tablets.

Vale a pena mudar alguns hábitos para a redução dos riscos de contaminação.

Recomenda- se a limpeza de área deste dispositivo eletrônico com pano, algodão ou papel de absorvente embebido bem pouco, para não danificar o aparelho, com álcool seguido de um pano seco.

Aliado a isto alguns hábitos podem reduzir consideravelmente o risco de contaminação, como evitar levar o celular ao banheiro ou colocá-lo na mesa durante as refeições e estar atentos a lavar as mãos sempre, principalmente após o cumprimento manuseio de carrinhos de supermercado, dinheiro e após dirigir com mãos ao volante, também se torna um hábito saudável e imbatível para esses microrganismos invisíveis e potencialmente perigosos

A saúde depende dos pequenos cuidados... também

Informações: Dra. Elizabeth Ferreira Martinez-Cirujá Dentista,Pós-doutorado em Patologia Bucal.

Fonte: Revista Vitrines-Blog Deixa Comigo Macajuba-Categoria-Saúde
Curta Nossa Pagina no Facebook

Publicidade Google