terça-feira, 2 de junho de 2015

Projeto Sementes do Semiárido é lançado durante Encontro Territorial na Bahia



Compartilhe

Projeto das sementes em Macajuba/ Foto: enviada pela Cáritas)
O Projeto Sementes do Semiárido, mais uma iniciativa da ASA e que acontecerá nos 09 estados do semiárido brasileiro. A Cáritas Regional Nordeste 3 é uma das organizações responsáveis pela sua execução e fez o lançamento territorial nos dias 25 e 26 de maio de 2015, em Macajuba/BA.

O evento, organizado pelos agentes Cáritas do Regional Nordeste 3, do escritório de Baixa Grande, contou com participação de 50 pessoas, entre representantes de comissões municipais e de agricultores(as) das comunidades a serem envolvidas no projeto. Das representações estavam presentes: Secretário de Agricultura de Macajuba, Secretário de Agricultura de Baixa Grande, Secretário da Ação Social de Várzea do Poço e representante da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola.



A Cáritas Regional Nordeste 3 é responsável por implementar o projeto envolvendo 660 famílias em 11 municípios baianos: Ipirá, Baixa Grande, Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Utinga, Nova Redenção, Ruy Barbosa, Macajuba e Mundo Novo. Em cada município serão apoiadas 03 casas de sementes.


O encontro foi um momento muito especial onde se fez um amplo debate sobre os impactos das políticas de sementes que incidem no território, além dos avanços e desafios relativos às políticas de sementes e ameaças à conservação da agrobiodiversidade. Também foi feito, juntamente com os agricultores/as, um diagnóstico das experiências familiares ou comunitárias de conservação/preservação das sementes crioulas e um levantamento das expectativas em relação ao projeto Sementes do Semiárido.


Para Cleusa Alves, assessora da Cáritas Regional NE3: “foi bonito constatar a alegria e a disposição das pessoas que traziam a importância de resgatar e fortalecer ações comunitárias e não somente familiares”. Os participantes falaram fortemente da necessidade de se ter sementes e alimentos saudáveis à mesa e, tudo isso, em uma perspectiva de conquista da liberdade e autonomia dos agricultores e agricultoras.


Todas as pessoas saíram com o compromisso de animar o debate e a execução do projeto nos seus municípios e a Cáritas com o seu compromisso na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o Semiárido.


Reportagem: Blog Deixa Comigo Macajuba/ Fonte: Caritas. 


O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba.

Publicidade Google