domingo, 26 de julho de 2015

Dia dos avós: dez ideias para ser um grande avô e uma grande avó para seus netos



Compartilhe


(© Foto: iStock)
Árvore genealógica: Os avós são depositários da história dos pais. Só eles podem contar a saga da família e isso ajuda na construção das raízes. 'Para ter equilíbrio emocional, você deve saber quem é, de onde veio e para onde vai. Os avós personificam essas orientações. Por isso, conte para eles sobre a história da sua família, as artimanhas e gracinhas dos pais quando crianças e jovens', aconselha Lidia. Pegue o álbum e aponte quem é quem na linhagem familiar. Diga o que eles faziam, as dificuldades e as alegrias pelas quais passaram. E deixe por último o álbum de aniversários dos pais, que vão trazer uma surpresa e tanto aos seus netos.



Viagens e memórias: Faça uma viagem para um local onde os seus netos não estejam acostumados a ir ou que os pais deles não iriam. Se eles vão muito à praia, leve-os ao campo. São meninos de cidade? Visite uma chácara para ver de perto animais, pegar fruta no pé e tirar leite de vaca. Outra dica é levá-los até a cidade onde você ou os pais deles nasceram. Além do programa turístico, mostrar a casa antiga, a escola, a praça e o parque que frequentavam vão dar um gostinho a mais no passeio.


Ensinamentos: Se você tiver um hobby, uma habilidade ou um trabalho manual, ensine-os. Pode ser pintar, costurar, tricotar, criar uma bijuteria, fazer sabonete ou sorvete, montar algo com caixas de papelão, pescar, tocar violão, entre outras atividades. O legal é passar esse tempo juntos de forma especial e fazer com que eles aprendam algo divertido.

Contador de histórias Toda criança adora ouvir histórias. Cultivar esse hábito ajuda a soltar a imaginação e a lidar

com sentimentos como medo, abandono e ansiedade. Tente fazer gestos, ler com uma entonação de voz mais alta ou diferente para cada personagem. O importante é criar oportunidades para que as crianças possam pensar, analisar e conversar sobre a história.

Aprenda com eles: Que tal aprender algo do universo deles? Eles vão se sentir importantes e orgulhosos de ensinar algo a você, já que estão tão acostumados a ouvir somente os adultos. Pode ser um jogo de videogame, aprender a usar o iPad ou um aplicativo, falar sobre Facebook ou Twitter. E não precisa se restringir à tecnologia. Pergunte sobre a moda de hoje, a escola, brincadeiras e comportamentos dos amigos. Essa pode ser uma oportunidade de eles se abrirem com você.

Avós deixam (quase) tudo Faça algo que não seja proibido pelos pais, mas que eles não curtam ou não incentivam o filho a fazer. Se a mãe não gosta de ver a menina suja de areia ou de terra, por exemplo, leve a neta ao parque e deixe que sela se suje à vontade. Ou, então, tome banho de chuva numa temperatura amena. A sensação de liberdade e cumplicidade que será criada entre vocês vai ficar na memória.

Mão na massa : As crianças adoram cozinhar. Mexer com ingredientes como farinha e massa de pão, então, é uma farra só. Ensine-os uma receita de família para eles se lembrarem daquele biscoito, bolo ou cupcake que a avó fazia. Para os mais crescidinhos, prepare com eles arroz, feijão, bife e salada —é uma forma de aprenderem a se virar. Eles vão se tornar adultos mais independentes e serão eternamente gratos.

Saída fotográfica: Criança adora manusear coisas de gente grande. Experimente dar na mão de seu neto sua máquina fotográfica. Saia para um passeio no parque ou no zoológico e o incentive a explorar o ambiente e fazer bons cliques.


Ensine a ter fé Cultive a espiritualidade ou a religião da família. Se você é católico, ensine-o a rezar, leve-o à igreja. Mesmo que você não seja ligado a nenhuma religião, ter fé e acreditar em algo superior pode ajudar o seu neto a superar os obstáculos e as adversidades ao longo da vida. Se colocar no lugar do outro, ser paciente, concentrar-se no agora e até praticar meditação ou técnicas de respiração são alguns exemplos que podem ser seguidos por eles.

Caminho do bem Mostre: a eles que é bom fazer algo pelos outros. Fale da importância de doar parte dos brinquedos e roupas e explique que a gente não dá só coisas velhas e sem uso. Além das coisas materiais, ensine-os a doar o tempo deles ajudando um vizinho ou um amigo, visitando um asilo ou orfanato, oferecendo companhia a quem precisa.

Da Redação: Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM).

Fonte: Site MSN

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba.

Publicidade Google