sábado, 13 de fevereiro de 2016

Cardiologista alerta para riscos decorrentes de problemas cardiovasculares e destaca importância do check-up, saiba que dia terá atendimento na clinica Santa Luzia



Compartilhe

Doenças têm aparecido cada vez mais precocemente para ambos os sexos
(Cardiologista Eduardo Maximiano Emerick)

Curta nossa pagina no Facebook




A clinica Santa Luzia em Macajuba tem atendimento com medico do coração. Dia 19/02 Sexta-Feira, realizando Ecocardiograma, Teste Ergometrico e Holter e Mapa 24h. 

O Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) trás essa matéria do Site TC onde o Cardiologista Eduardo Maximiano Emerick alerta para riscos decorrentes de problemas cardiovasculares e destaca importância do check-up.


Nas últimas décadas têm-se observado cada vez mais o aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares em todo o mundo, e o Brasil tem seguido o mesmo modelo globalizado de agravo à saúde da sua população. Classicamente, até os 50 anos de idade, os homens eram os mais acometidos de doenças cardíacas, e após essa idade as mulheres se aproximavam da prevalência masculina.

Médico cardiologista e arritmologista, Eduardo Maximiano Emerick destaca que, com as mudanças socioeconômicas da sociedade, com as mulheres fazendo parte do mercado de trabalho em condições de igualdade com os homens e expondo-se às mesmas situações de estresse, aliado ao estilo de vida moderna de sedentarismo e demais hábitos não saudáveis, as doenças cardiovasculares têm aparecido cada vez mais precocemente para ambos os sexos.

Segundo ele, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral são, de uma forma geral, o resultado é um processo conhecido como aterosclerose (acúmulo lento e progressivo de gordura na parede dos vasos sanguíneos em um processo inflamatório multifatorial). Processo esse que pode ser iniciado já nos primeiros anos de vida e que é influenciado diretamente pelos hábitos de cada pessoa.

Tais hábitos de vida, associados à predisposição genética (familiar), o sexo e a idade, são o que chamamos de “fatores de risco”, sendo alguns deles não modificáveis (como a idade, o sexo e a genética) e outros passíveis de serem alterados: como a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, a dislipidemia (que é a elevação do colesterol ruim e redução do colesterol bom), a hipertensão arterial sistêmica e o Diabetes mellitus.

Para identificar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares surgiu a ideia de “check up cardiológico”, que, segundo Emerick, tem o objetivo de identificar e quantificar o risco que uma pessoa tem de desenvolver tais doenças e, a partir daí, dar condições ao médico cardiologista assistente para planejar uma intervenção medicamentosa e/ou de hábitos de vida das pessoas sob maior ou menor risco.

Quando fazer um check-up

A recomendação, conforme destaca o médico, é que a partir dos 35 anos homens e mulheres já façam um check-up cardiológico, mas o alerta é que a partir dos 20 anos já é importante que todos tenham pelo menos uma avaliação preliminar à procura de hipertensão arterial, diabetes e alterações do colesterol (doenças com um grande perfil silencioso, podendo ficar sem diagnóstico e tratamento por anos, até que complicações apareçam).

Quanto mais precocemente os fatores de risco forem identificados maiores são as chances de tratamento e prevenção de futuras doenças cardiovasculares. O recomendável é que o check-up seja anual para que qualquer nova alteração ou evolução de uma doença prévia ou fator de risco possa ser logo identificada e corrigida. Dependendo dos problemas encontrados e da gravidade, a realização do check-up pode, inclusive, ser recomendável com periodicidade inferior a 1 ano, o que será decidido pelo cardiologista.

“Estar assintomático [sem nenhum sintoma] não significa estar saudável do ponto de vista cardiológico, uma vez que grande parte dos agravos ao coração [fatores de risco] e mesmo cardiopatias em evolução podem permanecer assintomáticas e despercebidas por longos períodos”, enfatizou.


Dicas profissionais

Eduardo Emerick apresentou também algumas dicas para manter-se saudável e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Confira:

1 - Tenha uma boa alimentação evitando o consumo exagerado de sal, gorduras saturadas e comidas industrializadas. Reduza a quantidade de carne vermelha e dê preferência à carne branca. Coma verduras e frutas;

2 -Faça atividade física aeróbica: idealmente 5 vezes por semana, pelo menos com 30 minutos de duração. Caminhada, corrida, pedalada, natação;

3 - Combata o estresse. Tenha como objetivo uma boa qualidade de vida;

4 - Consulte seu médico cardiologista de confiança e faça um check-up periódico.

Atenção para os Próximos Atendimentos da Clinica Santa Luzia:

●17/02 Dermatologista Médico da pele Dr Thiago Marques



18/02 Quinta-feira Dr Itamar Cirurgião Geral


●19/02 Sexta-Feira Cardiologista Médico do Coração o mesmo realizando Ecocardiograma, Teste Ergometrico e Holter e Mapa 24h


●19/02 Sexta-Feira Urologista Médico da Próstata e doenças urinárias Dr Edson


●20/02 Médico Neuro e Psiquiatra médico das Doenças Nervosas

●24/02 Quarta-Feira Médico Ortopedista Dr Maurício Aguiar


04/03 Sexta-feira Médica Ginecologista a mesma realizando Ultrassom e Preventivo Completo

Além dos seguintes Exames :

◆ Sangue
◆Eletrocardiograma
◆Ultrassom
◆Eletrocefalograma
◆Ecocardiograma
◆Raio X com laudo
◆Preventivo completo
◆Holter 24 Horas
◆Mapa 24 Horas
◆Videolarindoscopia
◆Teste da Orelhinha
◆Lavagem de Ouvido
◆Teste Ergometrico

Já estamos agendando consultas, Endocrinologista e Geriatra .

★CLÍNICA SANTA LUZIA ★ Cuidando da sua Saúde
Endereço :Rua Dr José Marcelino de Souza em Frente a CESTA DO POVO.
Fone:74 9945-5571 ou 9922-7789

Fonte: Site TC

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google