domingo, 22 de maio de 2016

22 de maio é o dia do Abraço: saiba o poder que tem esse gesto carinhoso em nossas vidas



Compartilhe


Quando foi a última vez que tiveste um abraço? Não digo um daqueles abraços falsos, um bocado forçados, tipo saudação social, mas um verdadeiro abraço, sincero, honesto e bom? Espero que não tenha sido há muito tempo. Nunca subestime os benefícios de um abraço. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar, verdadeiramente. Os Abraços realmente têm um poder incrível!


Provavelmente já experimentaste muitas vezes quando eras uma criança e te magoavas ou esfolavas um joelho, um abraço confortante da tua mãe ou do teu pai, instantaneamente tornou as coisas melhores. Ou quando confrontado com um trauma emocional, como por exemplo o fim de uma relação, um abraço de um amigo ajuda bastante. Qual é uma das primeiras coisas que costumamos fazer quando alguém perto de nós está a sofrer? Nós oferecemos um abraço. É instintivo e cura. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar.
 

Mesmo quando não há ninguém por perto para nos abraçar ou para abraçarmos, podemos obter algum conforto abraçando uma almofada, um animal de estimação, um peluche ou mesmo uma árvore. Quantas vezes já viste uma criança a abraçar um urso de peluche ou a sua boneca favorita? Isso dá-lhes uma sensação de segurança e fá-los sentir melhor. Embora a maioria dos adultos não admita isso, eles também provavelmente tem um objecto favorito para recorrer ou um animal de estimação, quando não há parceiro abraço humano nas proximidades. Os Abraços são terapêuticos!

A famosa frase de psicoterapeuta Virginia Satir, “Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver. Precisamos de oito abraços por dia para nos manter. Precisamos de doze abraços por dia para crescer. “Se esses números exactos foram cientificamente comprovados não sei mas há uma grande quantidade de evidências científicas em relação à importância dos abraços e do contacto físico.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que mesmo um breve abraço – tão pouco quanto 20 segundos – dado pelo parceiro, pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol que contribuem para o stress. Além de diminuir os níveis de stress, os abraços também influenciam a redução da pressão arterial. Aparentemente, um abraço faz o seu coração bom de muitas maneiras! 


10 RAZÕES PARA DAR MAIS ABRAÇOS
Eu já li muitos artigos diferentes, escritos por muitos profissionais de áreas diferentes, e cheguei à conclusão de que quanto mais abraços uma pessoa recebe todos os dias, melhor. Não há um número estipulado, tal como um medicamento. O acto de abraçar é uma terapia integral. E das poucas que têm contra-indicações.

Aqui ficam algumas razões para espremer (trocadilho intencional) uma abraço, um carinhoso abraço, no seu dia-a-dia:

1. Abraçando o induz a oxitocina no organismo.

A oxitocina é uma hormona poderosa, que não só fortalece os laços com os nossos entes queridos mas também tem a capacidade de estimular a solidariedade entre estranhos.

2. Abraçar constrói laços mais fortes com as pessoas que tu vês todos os dias.
Abraçar nutre as relações humanas, cultiva e aumenta a confiança e francamente faz-nos pessoas mais felizes.

3. Abraçar reduz o stress.
Um bom abraço literalmente diminui os níveis de cortisol encontrado no corpo. Estamos a falar de um tratamento anti-ansiedade livre de drogas.

4. Abraçar reduz a pressão arterial.

Coleccionar abraços é excelente para o seu coração, em mais do que uma maneira!

5. Abraçar é uma boa acção recíproca.

Nunca se sabe o que está a acontecer na vida de outra pessoa. Quando um bom e sincero abraço sincero é dado, ele tem o potencial de alterar completamente o seu dia. Como é simples esta acção? Apenas envolve os teus braços à minha volta e abraça-me!

6. Abraçar faz-nos sentir incríveis!

O poder do toque humano é profundo e os nossos corpos estão cheios de nervos prontos para estimulação. A maior parte de nós provavelmente tem o desejo de toque humano durante o dia e simplesmente não tem consciência disso. Para quê gastar tanto dinheiro com uma massagem? Um bom e longo aperto tem a capacidade de, não só levantar o espírito, mas também sentir algo maravilhoso para o corpo.

7. Abraçar pode virar um mau humor de cabeça para baixo.

Se te sentes mal-humorado e anti-social, apenas tenta rolar para um caloroso abraço. Eu garanto que vais sair dele sentindo-te um pouco, se não bastante melhor.

8. Abraçar reconecta a mente com o corpo.

Pouco de nós tenta o nosso melhor para viver conscientemente. Quando o caos constrói no nosso dia-a-dia, no local de trabalho, atrás do volante, em frente ao computador, um bom abraço pode nos reconectar à ideia duma existência consciente. Um bom abraço tem o poder de nos levar para uma melhor postura, uma respiração mais profunda e um estado mais relaxado de ser.

9. Abraçar mais faz-nos melhores “abraçadores”!

Isto parece ridículo mas eu estou a falar a sério. Tu és culpado de não te comprometeres, com a atitude: “Eu não tenho tempo para abrandar” abraço de um braço só? Se assim for, não esperes colher o maior número destes benefícios. Aqueles que tiram um momento são aqueles que realmente beneficiam do poder dos abraços.


10. Abraçar cultiva a paciência.

As conexões são promovidas quando as pessoas usam o seu tempo para apreciar e reconhecer o outro. Um abraço é uma das maneiras mais fáceis de mostrar apreciação e reconhecimento a outra pessoa.

O mundo é um lugar, ocupado pela azáfama e pelo movimento, e estamos constantemente a correr para a próxima tarefa. Se abrandarmos e tiramos um momento para oferecer abraços sinceros ao longo do dia, estamos beneficiando nós mesmos, estamos a ajudar os outros e a cultivar melhor a paciência dentro de nós. Se não estiveres consciente da tua própria quota pessoal de abraços, começa a recolher abraços já. Não há tempo como o presente e essa resolução vai deixar-te mais feliz e saudável. Afinal, como diz a terapeuta familiar Virgínia Satir,

· Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver.

· Precisamos de 8 abraços por dia para manter.

· Precisamos de 12 abraços por dia para crescer.

Já agora, um abraço a todos…



Fonte: Site Ser Unico

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google