sábado, 3 de setembro de 2016

Evangelho de hoje: Lc 6,1-5



Compartilhe

Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), debulhavam-nas na mão e comiam. Alguns dos fariseus lhes diziam: "Por que fazeis o que não é permitido no sábado?”. Jesus respondeu: "Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros; como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?”. E ajuntou: "O Filho do Homem é senhor também do sábado”.


Comentário



Dia de festa, de repouso, de liberdade, de fraternidade: era esta a alma autêntica do sábado segundo o decálogo. A tradição judaica, com uma selva de proibições para tutelar a sacralidade, o havia transformado em uma capa de chumbo de rígida observância. Jesus, por sua vez, retorna ao coração do preceito e o faz não só evocando o episódio bíblico de Davi que vai além do legalismo quando está em jogo a vida, mas também com a forte afirmação do seu senhorio sobre o sábado como Filho de Deus. Encontramos, pois, também nós, o espírito do domingo através da liturgia e da caridade fraterna, não pela obrigação, mas na alegria de uma escolha livre.

Fonte: Editora Ave-Maria

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google