sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Evangelho de hoje: Lc 6,39-42



Compartilhe

Propôs-lhes também esta comparação: "Pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me, irmão, tirar de teu olho o argueiro, quando tu não vês a trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o argueiro do olho de teu irmão”.



Comentário


É o olho, órgão delicado e precioso, a servir de símbolo dominante nas palavras de Jesus que escutamos hoje. Duas são as aplicações que ele nos propõe. Por um lado, está o tema da guia, do ensinamento, do conselho: o cego não pode conduzir um outro cego. Os maus mestres têm infelizmente uma voz persuasiva e, no entanto, é o abismo a meta a que conduzem. Por isto, é importante ter ao lado uma direção preparada no nosso itinerário espiritual. Por outro lado, o olho se revela um sinal capaz de descobrir a hipocrisia. Existe de fato uma correção fraterna que não nasce do amor, mas do orgulho obtuso e da superioridade. Também este é cegueira perigosa por si mesmo e para si mesmo e para os outros.

Fonte: Editora Ave Maria

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google