sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Menina cega vai ganhar 0,10 centavos por compartilhamento nas redes socais verdade ou boato?



Compartilhe

Corrente falsa espalha foto de criança pedindo compartilhamento para pagar tratamento de cegueira


Boato-Corrente arrecada dinheiro para tratamento de menina cega. Para cada compartilhamento 0,10 será encaminhado para ela.

Existe muita gente disposta a ajudar os outros no mundo, muita gente de bem, com bom coração e que de fato não hesita em tentar ser gentil e solidária. São pessoas assim que dão aquela esperançazinha de que nem tudo está perdido, mas, infelizmente, são essas pessoas os alvos mais fáceis de correntes falsas da internet.


Quem inventa boatos por aí tem um público específico em mente – distraídos e ingênuos. Gente que não confere o que é e que se compadece de qualquer história triste que encontra. Aí fica fácil uma história como a que vamos esclarecer hoje se espalhar


Acontece que há uma foto correndo o as redes socais. É a imagem de uma menina supostamente cega que precisa da ajuda de todos. Segundo a corrente, para cada compartilhamento será arrecadado o valor 0,10€ para o tratamento dela. Em apenas um perfil que encontramos, a imagem já rendeu mais de 28 mil compartilhamentos e vem acompanhada da legenda:


Menina cega vai ganhar 0,10 por compartilhamento?

Como bem vínhamos descrevendo, correntes como essas se espalham por causa de pessoas distraídas e ingênuas. E histórias assim são geralmente falsas, como é o caso desta.

A menina cuja fotografia já está rodando diversas timelines não é cega, trata-se de Mohammadi Mahdis, uma pequena iraniana, que por ser muito bonita e ter o rosto parecido com o de uma boneca acabou virando notícia.

Um site persa postou várias fotos da criança chamando atenção para a beleza dela e isso foi o suficiente para que pegassem uma imagem e espalhassem que ela é cega. Para se ter noção,




a história de Mahdis inicialmente se espalhou nas redes sociais gringos, em números de WhatsApp da Índia, por exemplo.


A coisa ficou tão grande que outro perfil brasileiro postou a foto e alcançou quase 800 mil compartilhamentos, mas o conteúdo foi removido, muito provavelmente porque se deram conta de que tudo é uma mentira.


Não fosse tudo isso que já explicamos, a total falta de informação dessa corrente também entrega sua falsidade. Como assim a cada compartilhamento se doa 0,10€? Que método de coleta é esse? Para onde o dinheiro vai? Como chega até a menina?



Como bem sabemos correntes que têm muitas perguntas sem respostas são em sua maioria hoax. Além do que, histórias assim são muito comuns, tanto que aqui no site já desmentimos várias, explica a matéria do Site Boatos.org.





Para chegar nossas matérias em seu WhatsApp, basta salvar nosso número e pedir para receber (74)9 99959451

 Publicidade

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google