segunda-feira, 24 de julho de 2017

Boa notícia: medida da prefeitura de Macajuba vai acabar com lixão realizando aterro sanitário



Compartilhe

(Fotos cedida por pessoas ligada a gestão)

Na região de Nova Cruz em uma estrada sentido a o Navegante, existe um lixão onde é jogado o lixo colhido no distrito de Nova Cruz, mas a nova medida da prefeita Mary Dias promete resolver esse problema.



O lixo estava exposto e esparramado, mas as maquinas da prefeitura cavou 3 valas onde vai colocar o lixo, depois cobre com o aterro.



Vai ficar uma vala aberta para ir colocando o lixo, quando encher é feito o mesmo processo, cobre com o aterro.


A prefeita Mary Dias esteve acompanhando de perto a os trabalhos para essa mudança do armazenamento do lixo.



Como a sociedade Macajubense pode colaborar no destino do lixo?

Coleta seletiva e reciclagem

A coleta seletiva consiste em separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis. Estes últimos são vendidos ou entregues a empresas ou cooperativas que os reciclam. Desta forma, estes materiais podem voltar à cadeia produtiva, gerando emprego e renda para todos que atuam no processo.

Alguns exemplos de lixo reciclável: latas de alumínio, potes e sacos de plástico, garrafas PET, sobras de papel, papelão, garrafas e potes de vidro, jornais e revistas.

Compostagem

É um destino muito interessante, do ponto de vista ambiental e econômico, para o lixo orgânico (principalmente restos de frutas, verduras e legumes). Neste processo, o lixo orgânico é transformado em adubo para ser utilizado na agricultura.

Tratamentos especiais

Existem alguns tipos de lixos que não devem ser misturados com o lixo comum. É o caso das pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos. Estes objetos apresentam, em sua composição, elementos químicos que podem gerar graves problemas ambientais como, por exemplo, contaminação do solo e da água.

Após o uso, estes objetos devem ser separados pelos consumidores e entregues em locais específicos. Empresas especializadas ou até mesmo os produtores devem retirá-los e tratá-los de forma adequada com toda segurança.

É O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) um Blog formador de opinião.





Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google