sexta-feira, 1 de setembro de 2017

1º de setembro: Dia do Profissional de Educação Física



Compartilhe

(Foto: reprodução) 



No dia 1° de Setembro comemora-se o dia do Profissional de Educação Física, uma data relevante para destacar a importância da profissão e do profissional de Educação Física, que colaboram na preparação conjunta de habilidades físicas e mentais de crianças e adultos.
Sejam em escolas, academias, clubes, é uma profissão que prioriza o bem estar da pessoa, por isso é identificado e reconhecido em várias áreas de atuação.
O professor de educação física é aquele que explica atividades e técnicas para manter a boa forma e a saúde do corpo. Para atuar nessa profissão, é necessário possuir curso de graduação completo em Educação Física. 
A educação física é uma disciplina escolar, ou um campo acadêmico, onde o professor ensina diversas técnicas e regras de jogos para os indivíduos aprenderem a praticar exercícios ou esportes de forma correta,  
A data de 1º de Setembro foi escolhida por coincidir com a data da Lei nº 9696, que Regulamentou a Profissão de Educação Física, em 1998. E estabeleceu como Profissional de Educação Física as denominações de Preparador físico; Técnico de Esportes, Professor de Educação Física, Personal Trainer, entre outras.
Especificamente vamos pontuar algumas considerações sobre o Professor de Educação Física e destacar sua grande importância na formação do educando.
Qual formação é necessária para se tornar Professor de Educação Física
A formação inicial leva em torno de quatro anos de estudos, sendo que:
· O bacharel em Educação Física, está voltado para o aperfeiçoamento de práticas desportivas, assim poderá atuar em locais como academias, clínicas de reabilitação, preparador físico, treinador, entre outros;
· A licenciatura em Educação Física, confere habilitação para trabalhar como Professor de Educação Física em escolas públicas ou privadas, em qualquer nível de ensino.
Os estudos para a graduação são amplos e dinâmicos, que incluem várias áreas como: ortopedia, fisiologia, anatomia e psicologia. Além de aprender sobre várias modalidades de esportes, entre elas, futebol, canoagem, handebol, basquetebol, voleibol, Judô, ginástica Olímpica, etc.
De fato, não há monotonia para quem deseja seguir a Profissão de Professor de educação Física.
Uma infinidade de oportunidades para trabalhar
As oportunidades são várias, como por exemplo, academias, escolas clubes, empresas. O mercado se mantém em alta para personal trainers, pois seu trabalho vai muito além das academias. Hotéis, clubes contratam profissionais, também pode optar pelo trabalho autônomo, para um grupo seletivo de clientes.
Já nas escolas, o Professor de Educação Física, envolve, muito além de propor exercícios físicos e treinos aos alunos, a transmissão de valores, e sua prática como Professor têm como propósitos:
· Desenvolver o trabalho em equipe;
· Ensinar a lidar as vitórias, mas também as derrotas;
· Incentivo a promissores desportistas;
· Convivência social entre alunos, professores e sociedade;
· Orientar para a necessidade da prática de exercícios e esportes.
Professor de educação Física, pode atuar também em empresas, públicas ou privadas, desenvolvendo e aplicando programas de ginastica laboral, esportes e outras atividades recreativas.
Quais as tarefas do Professor de Educação Física
Além de servir como um exemplo a ser seguido, o professor de Educação deve ser proativo e zeloso com sua saúde, gostar e valorizar sua profissão.
Suas atribuições, não se limitam apenas, as práticas de atividades de educação física dentro da escola. Suas responsabilidades são estendidas para:
· Planejamento das atividades desportivas necessárias para o nível, idade e condições físicas dos alunos;
· É o encarregado de formar, preparar e orientar para possíveis competições;
· Realizar exames biométricos;
· Pesquisar os esportes e implantar os adequados para a escola.
E é de suma importância que esteja preparado para receber e desenvolver atividades na sua área de formação que contemple os alunos deficientes físicos.
O Professor de Educação Física tem um papel muito importante na vida de crianças, jovens e adultos, justamente por desenvolver a autoestima, promover a saúde, qualidade de vida e ética. Não é por mera coincidência que o símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón, que representa força e dinamismo.
Sua formação garante um bom conhecimento do funcionamento do corpo, a fisiologia e motricidade, por isso, suas orientações não se limitam as atividades, mas, também como devem ser executadas para otimizar os resultados.
O reconhecimento da importância do Professor de Educação Física, vai além dos períodos com atividades na escola, são incorporados por toda a vida, por isso, seja generoso em suas homenagens neste dia 1º de Setembro. 
Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 1º de setembro no Brasil.  
Fonte: Calendarios.com.br 
Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google