sexta-feira, 26 de maio de 2017

Cidadão faz críticas por que não está sendo beneficiado com milho do Programa de Vendas em Balcão em Macajuba

(Foto: Ilustrativa)
Na tarde desta sexta-feira um dos macajubenses que é criador de gado fez uma crítica no grupo de WhatsApp Deixa Comigo Macajuba, ele questiona sobre a distribuição do milho Programa de Vendas em Balcão, que um projeto da Conab.

O macajubense postou: “Cris gostaria que você fizesse uma matéria do milho do governo que é distribuído em Macajuba que chega mais barato para o povo, mas chegam o boleto para uns e outros não, o meu mesmo nunca chegou, completa pela terceira vez que eu faço nunca chega o boleto meu, vamos apurar isto confio muito em você Cris.

Estou sendo prejudicado comprando milho muito mais caro enquanto o governo distribui muito mais barato.

Será que está havendo política na distribuição do milho? ” Postou o cidadão, Jorge Pamponet (Bodinha)

Procurado pelo Blog Deixa Comigo Macajuba, Marcelo que faz parte do setor de agricultura da prefeitura, informou que é um programa Federal da Conab e que ele apenas faz o cadastro, mas que ele não tem responsabilidade pela aprovação e sim o órgão Federal é quem aprova.

Conheça mais sobre Programa de Vendas em Balcão da Conab:

Desde 2016 que o programa tem novas regras

Com base nas novas definições, os interessados que ainda não possuírem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) poderão, mesmo assim, ser contemplados, desde que atendam a outros critérios, como explorar a terra na condição de proprietário e não possuir renda bruta anual superior a R$ 360 mil.

Modificação importante introduzida é a necessidade de que os clientes se registrem no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes (SICAN). Um dos benefícios do sistema é uma melhor visão geral do Vendas em Balcão, em nível nacional, o que facilitará o seu acompanhamento e gestão por parte da Conab.

O registro no SICAN passou a ser obrigatório a partir de 15 de abril de 2017 e podendo ser feito pelos próprios criadores no site da Companhia. Outra mudança é no período de revalidação dos cadastros, que antes era de dois anos e passa a ser anual. Essa medida visa aumentar a eficiência dos trabalhos de controle realizados pela Superintendência de Fiscalização (Sufis) da Conab.

Para facilitar o acesso dos criadores aos estoques públicos, foi criado um modelo de procuração para retirada do produto por representantes dos criadores, sendo suficiente a autenticação do documento perante um funcionário da Companhia. Os normativos anteriores previam a necessidade de reconhecimento das procurações em cartório.

Ainda entre as mudanças, destacam-se a criação de procedimentos padronizados para o caso de constatação de irregularidades no programa e a aplicação de penalidades. No tocante às irregularidades, o Manual de Operações esclarece quais serão os procedimentos que deverão ser adotados. Entre as medidas estão, por exemplo, a suspensão imediata do cadastro daqueles participantes envolvidos com irregularidades até a apuração do caso e o encaminhamento dos mais graves ao Ministério Público e à Polícia Federal, para investigação.

Programa de Vendas em Balcão

O programa tem como objetivo permitir que os criadores e as agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques oficiais do governo em igualdade de condições com os médios e grandes criadores, por meio de vendas diretas a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.

Podem participar criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, entre outros. O programa também abrange criadores de búfalos e codornas. Com relação às agroindústrias de pequeno porte, estão incluídos nessa categoria, por exemplo, os moinhos coloniais.

Vale lembrar que o programa vem sendo fiscalizado em alguns Estados do Pais nos estados do Amazonas, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte receberam a visita de fiscais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No mês de abril, com a previsão de visitar 53 criadores de pequeno porte atendidos pelo programa. 

as fiscalizações, os técnicos da Conab conferem a veracidade das informações fornecidas pelo beneficiário no ato do cadastramento, como o tamanho de sua plantação. Os técnicos também verificam se o milho adquirido por meio do programa é de fato destinado à alimentação dos animais, entre outros itens. 

A partir das vistorias, as informações de cadastro são atualizadas pela Conab. Caso sejam constatadas irregularidades, o produtor é notificado para apresentar sua defesa, atualizar seu cadastro e devolver o valor correspondente ao produto adquirido de forma irregular. No caso de faltas graves, fica impedido de participar de qualquer programa executado pela Conab por até dois anos. 

As fiscalizações ocorrem mensalmente até novembro, com duas visitas anuais a cada estado. Nos meses de fevereiro e março, a Superintendência de Fiscalização de Estoques da Companhia verificou 89 beneficiários do Vendas do Balcão nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal e não foram identificadas irregularidades.

O Programa de Vendas em Balcão proporciona o acesso de criadores e agroindústrias de pequeno porte aos estoques do governo, por meio de vendas diretas a preços compatíveis aos do mercado atacadista local.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Conab



Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Atenção senhores internautas, ouça e repasse esse áudio máximo que poder, quem não se comunica se complica, sessão ao vivo já, vem para Câmara Macajuba


(Foto: internet)

Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

São João de Macajuba não será dois dias como havia sido divulgado, confira o decreto com as datas dos festejos juninos 2017

(Inicio da decoração dos festejos juninos, Foto: Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)

Foi divulgo nesta quinta-feira, 25 de maio de 2017 pela prefeita de Macajuba Mary Dias, o decreto dos festejos juninos 2017.

De acordo com o decreto, o São João na sede não será dois dias como havia sido divulgado e sim três dias, 23,24 e 25 de junho.

A organização dos festejos Juninos informou que a programação com as atrações só deverá sair a semana que vem.

Nesta quinta-feira, 25 de maio de 2017, a praça de evento começou a ser decorada para o São João 2017.



Confira o decreto com as datas das festas:



Leitores do Blog Deixa Comigo Macajuba, em todo Brasil perguntam sobre as atrações, conterrâneos que estão se preparando para curtir o são João, tem perguntado sobre a programação.



Enquanto a prefeitura não divulga oficialmente, O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) dá um jeitinho e descobre para ti deixar informado.



Uma fonte ligada a atual gestão que prefere não se identificar passou com exclusividade para O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) novidades do São João 2017 e garante que todas as informações são verdadeiras.

Começando em Santa Luzia, de acordo com fontes Elson dos Teclados está cotado para tocar em Santa Luzia no dia 17 de junho.

Em Malhada Nova, 18 de junho de 2017, confirmada Roque dos Teclados, o artista informou em um dos seus shows no município, segundo especulações Osmar Lemos também irá se apresentar no povoado.


Já confirmadas para O São João de Macajuba 23,24 e 25 de junho: Luiz Caldas, Amor de Cinema, Licor Com Mel.

Já no São Pedro de Nova Cruz que será na noite de 29 de junho, as atrações confirmadasCintura de Mola é Paraíba do Acordeom.

Apesar de no decreto baixado pela prefeitura de Macajuba não está falando do aniversário da cidade, de acordo com a nossa fonte a comemoração do aniversário da cidade será na noite de sábado 1 de julho e não 2 de julho como aconteceu nos anos anteriores.

As atrações de acordo com nossa fonte são: Daniel Vieira e Soró Silva.

Estas atrações podem sofrer alterações, já que a prefeitura ainda não divulgou sua programação oficial.

O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), já fez sua arte para ser usada em algumas matérias do São João 2017, a arte que já começou a ser usada nessa matéria, a arte foi feita em SP.

Assim que passou a festa do Blog na noite de 06 de maio de 2017, que a equipe do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM), começou focar no São João 2017, na quarta-feira, 10 de maio de 2017, o coordenador Cristiano Silva, esteve na prefeitura de Macajuba e conversou com a prefeita Mary Dias, com o propósito de ser discutido sobre condições de trabalho para que a imprensa em especial O Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) possa fazer a cobertura dos festejos juninos com dignidade, ficou acordado entre Cristiano Silva e a prefeita Mary, que o comunicador deveria ligar para a recepcionista da prefeitura para que seja agendada uma reunião, entre a gestão e os Blogs, o coordenador já ligou mais continua no aguardo.

Está matéria não pode ser copiada sem qualquer autorização, apenas o link deste Blog pode ser repassado.



Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Prorrogada até 9 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza


(Foto: Ilustrativa)


O Ministério da Saúde está prorrogando a Campanha de Vacinação contra a Influenza no país até o dia 9 de junho. A medida foi adotada porque, mesmo com o esforço das três esferas de governo, o Brasil só atingiu a 60,5% da população. Na Bahia, até o momento, somente 1.917.522 pessoas tomaram a dose de vacina contra a gripe. O público alvo este ano está estimado em 3,2 milhões.

Devem ser imunizados os idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacinação contra a gripe é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.



Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Drama: residência é incendiada após curto-circuito em geladeira em Macajuba e jovem moradora está precisando de ajuda após destruição

(A casa ficou totalmente destruída, Fotos: cedida por internautas) 

Um drama triste foi vivido pela jovem (Desiane, (conhecida como Deizinha) aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25 de maio de 2017 por volta das 14:30, a residência que fica no Loteamento João Pedreira em Macajuba onde mora a jovem de apenas 18 anos que mora com seu irmão menor de idade, foi incendiada e boa parte ficou destruída.



Abalada Deisiane contou ao Blog do Povo Macajubense, que a geladeira vinha com problemas, pois ela não tem condições de comprar uma, foi quando ela foi colocar na tomada, levou um choque e foi aí que começou a explosão, ela saiu correndo e pediu socorro aos vizinhos que ajudaram a conter o fogo, uma medica que estava próxima ao local examinou Deisiane.


A jovem que cuida do irmão menor desde o falecimento de seus pais, segundo ela contou a nossa reportagem seu pai faleceu a um ano atrás, ele trabalhava de gari para a prefeitura de Macajuba, desempregada e sem os pais a jovem teve a tristeza de ver boa parte da residência que mora sendo destruída, o fogo causado pela pane elétrica queimou, além do telhado e as paredes da residência, cama, roupas e até alimentos.


Deize que estava muito abalada quase não conseguiu falar com nossa reportagem e vizinhos o ajudaram a ela contar o que realmente aconteceu, Deisiane está na casa de uma cunhada.


Ao saber do ocorrido o vereador Allison Santana, disse no grupo de WhatsApp do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) que procurou Deiziane após o incêndio e passou para que a ação social tome as medidas que tiverem ao alcance e disse que orientou a jovem a procurar a prefeita para ver o que ela pode estar colaborando.



O vereador ainda postou: “É nosso dever independente de posição ou situação política. Isso pode acontecer com qualquer um de nós”.

Bruna que é assistente social em Macajuba, também se manifestou no grupo do Blog, quando soube do ocorrido: ” Boa noite grupo !!Só fiquei sabendo do acontecimento agora nós da equipe do CRAS juntamente com a secretária de ação social e a Prefeitura iremos tomar toda providência cabíveis para ajudar essa adolescente e seus irmãos. ”


Vamos esperar que o poder público faça algo, mas se você também quiser ajudar entre em contato com a nossa redação: (074)9 99959451.

 

Vídeo mostra os vizinhos tentando ajudar conter o incedio:




Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google

Publicidade Google