terça-feira, 15 de agosto de 2017

15 de agosto - dia do solteiro

(Foto: Ilustrativa)
Existe Dia dos Namorados, Dia da Amante... mas sabia que existe Dia do Solteiro? Não? Pois existe - e é hoje! Sim, 15 de agosto é oficialmente o dia para quem está sem namorado aproveitar sua solteirice: afinal, estar solteiro não significa estar sozinho, certo?
Ok, ok, estar com alguém é gostoso mas, como tudo na vida, tem seus prós e contras. Ao mesmo tempo que você não tem aquela pessoa especial ligando todos os dias, a liberdade de ir e vir sem ter que dar satisfação compensa. O solteiro pode conhecer pessoas, experimentar novos conceitos e explorar lugares sem peso na consciência. Até encontrar alguém e passar a ficar acompanhado.

Sem dúvidas o Dia dos Solteiros não é tão famoso quanto as demais datas comemorativas. Isso acontece simplesmente porque não é um dia muito comercial, pois o solteiro não precisa gastar dinheiro comprando lembrancinhas, presentes, cartões e bombons para agradar alguém. Mas, que tal presentear a si mesmo? A pessoa mais importante de sua vida tem que ser você!
Fonte: VIX

Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Semana da família está sendo celebrada pela igreja católica de Macajuba

(Foto Divulgação)

Pastoral da família convida há comunidade de Macajuba para estar presente no encontro haverá as 19:30 na terça feira, 15 de agosto de 2017, na praça castro cincurá, estamos na semana nacional da família!!! Tema "família, uma luz para a vida em sociedade." Deste já agradecemos pela presença cada um obrigado seja bem-vindo nosso encontro.



A semana da família começou a ser celebrada desde o último domingo, 13 de agosto de 2017 e vai até sexta-feira,18 de agosto, com o encontro na Igreja Sagrada Família.


Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Divulgada a programação oficial da 20 ª festa de vaqueiros de Macajuba




Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Com todos os vereadores presente sessão da Câmara municipal de Macajuba aconteceu recheada de assuntos interessantes nesta segunda-feira

(Foto e vídeos Cristiano Silva/Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)


A Sessão desta segunda-feira,14 de agosto de 2017, teve a presença de todos os vereadores, foi lido um parecer do Tribunal de Contas TCM, e de acordo com o documento lido no início da sessão, a Câmara não pode fazer contrato com a rádio Capivari FM, pelo fato dela ser comunitária, de acordo com o documento caso o Presente em exercício faça algum contrato, poderá ser penalizado.

Alternativas para que as transmissões voltem, foi debatida ao final da sessão pelos vereadores.



Outro ponto bastante debatido na sessão e citado pelos vereadores Allison Santana e Netinho do Xodó, foi a questão do grande número de carteiras quebradas no Colégio José Pires e o transporte de alunos em carro aberto em Nova Cruz, assuntos que foram destaque no Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)

Veja o vídeo:




Um ponto destaque é a falta d'água no distrito de Nova Cruz, apontado pelo vereador Isack e pelo vereador Neto Macedo, onde passa dias sem cair uma gota d’água no distrito e quando se procura alguma solução os funcionários da Embasa, apenas mandam a pessoa construir um reservatório nas residências.

Veja o vídeo:


O presidente da Casa Ivan Pamponet, disse que conversará novamente com a promotora de justiça afim de marcar logo a audiência publica sobre o abastecimento de água no município.

Os vereadores de oposição questionaram sobre licitação e pediram algum esclarecimento.

Hugo Macedo falou sobre a empresa J FELIPE DE SOUZA ME, que é de Feira de Santana e que ganha muito dinheiro com a merenda escolar.

Veja o vídeo:


Everaldo Marêdo, justificou sua ausência nas duas sessões anteriores falou da chegado do seu netinho, que veio de sua filha de 33 anos e que ele esteve dando suporte a família, o edil “chegou chegando” e de cara meteu bronca fazendo críticas sobre as licitações, ele ressaltou que de 54 licitações apenas 6 tiveram concorrência, as demais dispensaram disputa.

Veja o vídeo:


Neto Macêdo, comentou sobre a Embasa que é cano estourado é falta da água e prometeu acompanhar o presidente da Câmara até o Ministério Público, Neto disse ainda que todo mês tem uma matéria no Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) mostrando problemas relacionados a embasa.

Veja o vídeo:



Vale lembrar que Allison informou que entrar em contato com a assessoria da prefeitura para saber mais informações das licitações, já Toi rebateu as críticas de Everaldo e disse que corrupção era quem queria ganhar e não ganhou a eleição.

A não movimentação do Banco do Brasil de Macajuba com dinheiro também foi destaque na sessão desta segunda-feira(14)

O presidente da Câmara Ivan, comentou sobre o parecer do TCM e alfinetou as manifestações de que ele estaria dificultando as transmissões das sessões pela rádio e que queriam denegrir a imagem da Casa Legislativa, o edil ainda disse que a Câmara não recebeu nenhuma notificação sobre a matéria veiculada no Blogs que diz que o TCM apura acúmulo ilegal de cargos na Prefeitura e Câmara de vários municípios baianos entre eles Macajuba.

Em nota a direção do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), informa que a matéria é uma fonte do Tribunal de Contas da Bahia e que O Blog destacou Macajuba, assim como faz em todas suas matérias que sempre prioriza Macajuba nas informações e que na matéria tem a relação de todos os municípios.

Vale lembrar que o coordenador do Blog Cristiano Silva, recebeu das mãos do presidente da Câmara Ivan, o documento com o parecer do Tribunal de Contas TCM, onde fala que a Câmara não pode fazer contrato com a rádio Capivari FM, pelo fato dela ser comunitária.


Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Governador da Bahia anuncia concurso para Educação com 3,4 mil vagas


Rui atendeu professores na Governadoria nesta segunda-feira
Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), nesta segunda-feira, 14, na Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, o governador Rui Costa anunciou detalhes sobre concurso público para contratação de 2.796 professores e 664 coordenadores pedagógicos. As vagas do certame serão municipalizadas e distribuídas por 365 cidades baianas.
Também foi aumentado em 70% o percentual de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os diretores escolares da rede de ensino. Ainda como resultado da reunião com a APLB, o estado autorizou a ampliação da jornada de trabalho para aqueles educadores que trabalham 20 horas semanais e desejam passar para o regime de 40 horas, recebendo o dobro do salário.
“A reunião foi muito positiva. Conversamos sobre os pleitos, as demandas dos professores, e saímos com boas notícias. O concurso, que terá um total de 3.460 vagas, será publicado em, no máximo, 60 dias", afirmou Rui Costa.
Os concursos para os educadores e o aumento de carga horária têm o objetivo de suprir a vacância deixada pelo grande volume de aposentadorias e garantir a prestação dos serviços da rede pública de ensino, composta por 1.297 unidades escolares.
A abertura dos certames e a concessão de aumento de carga horária remunerada foram possíveis em função de o estado ter saído do limite prudencial com gastos de pessoal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está em fase de preparação dos editais.
As 2.796 vagas abertas para professores do ensino médio e fundamental vão gerar um impacto de R$ 117,6 milhões, a partir de janeiro de 2018. As vagas serão para professores do magistério público com carga de 40 horas semanais. Já com as 664 vagas de coordenadores pedagógicos, o Governo terá uma despesa com custeio de R$ 29,4 milhões, no exercício 2018.
De acordo com o presidente da APLB, Rui Oliveira, a reunião foi proveitosa. “Decidimos pontos importantes com o governador, que figuram como uma grande vitória do movimento sindical. Vamos continuar discutindo sobre promoções e outras questões em outro encontro que já deixamos marcado”.
Segundo o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, o governador está apostando firmemente na mudança pedagógica e no apoio à escola. “Além das vagas oferecidas no concurso, estamos aumentando a carga horária de 262 coordenadores pedagógicos de 20 para 40 horas semanais com o objetivo de cobrir a totalidade de nossas escolas com coordenação pedagógica. Os novos professores também vão trabalhar num regime de 40 horas, o que possibilita uma maior interação e ambientação do professor com a escola, e consequentemente uma melhora do trabalho que é feito”, explicou.
Carga horária
O estado ainda anuncia a abertura do processo para a ampliação de carga horária de 816 professores do ensino fundamental e médio. O acréscimo dos gastos com ampliação da carga horária será de 29,4 milhões no exercício de 2018. Os processos de aumento da carga horária devem ser solicitados individualmente pelos interessados e estarão condicionados à existência de vaga no quadro de magistério público estadual, além da observância dos critérios previstos no Estatuto do Magistério.
Também foram abertas 262 vagas para aumento de carga horária de coordenadores pedagógicos. Eles vão sair de uma carga de 20 horas para 40 horas semanais. A medida teve entendimento favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em função de suprir a vacância de aposentados, exonerados e falecimentos.
Bolsa Permanência
A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe é outra medida do governo do estado para garantir a boa prestação dos serviços da rede pública de ensino, em função da grande quantidade de aposentadorias de educadores.
Em dezembro de 2016, a administração estadual abriu três mil vagas da bolsa para professores que já possuem os requisitos para aposentaria, mas que desejam permanecer em atividade. Aqueles que optarem pela bolsa e decidirem continuar lecionando recebem valores entre R$ 800 e R$ 1,6 mil, dependendo se a carga horária é de 20 ou 40 horas.
Veja o vídeo do Governador Rui Costa falando:



Publicidade 



Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Atenção alunos e população em geral: inscrições para o curso do PRONATEC 2017 é até sexta-feira

(Foto: Divulgação)

As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Oferta Voluntária estão abertas até 18 de agosto. Serão oferecidas 575 mil vagas gratuitas em cursos presenciais e a distância de qualificação profissional.
Os candidatos devem ter mais de 15 anos e podem se inscrever pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Os cursos têm duração de 160 horas e serão oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica. As aulas terão início a partir de 28 de agosto.
“Temos cursos nas áreas mais administrativas, nas mais operacionais, como para inspetor de qualidade, almoxarife de obras, representante comercial, higienista de serviço de saúde”, explica o diretor de Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Geraldo Andrade.
Oferta voluntária
O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. “O objetivo principal é deixar os cidadãos habilitados a participar das vagas de emprego”, explica Geraldo Andrade.
Segundo ele, há muitos empregos disponíveis no mercado que não são preenchidos pela falta de qualificação dos candidatos. “Mesmo quem já está empregado vai conseguir desenvolver melhor o seu papel estando qualificado. Quem está desempregado ou está querendo entrar no mercado de trabalho também vai conseguir essa oportunidade”, afirma.
O programa
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo governo federal , em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. A iniciativa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
De acordo com informações do Ministério da Educação , entre 2011 a 2014 foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em cerca de 4.300 municípios por meio das ações no âmbito do Pronatec. Em 2015, assegura o MEC, foram 1,3 milhão de matrículas.
*Com informações do MEC

OBS: AS INSCRIÇÕES SÃO ATÉ DIA 18 DE AGOSTO DE 2017

PRONATEC VOLUNTÁRIO

Cursos FIC, gratuitos e à distância, disponíveis para inscrição, no endereço http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro

8. Agente Comunitário de Saúde - 400 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: 18 anos 

11. Agente de Alimentação Escolar – 160 horas

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: 18 anos 

14. Agente de Combate às Endemias – 240 horas 

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: 18 anos 

18. Agente de Gestão de Resíduos Sólidos – 240 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: 18 anos 

25. Agente de Limpeza Urbana – 160 horas

Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Idade: Não exigida

27. Agente de Microcrédito – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Incompleto
Idade: Não exigida

28. Agente de Observação de Segurança – 240 horas

Eixo Tecnológico: Segurança
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: Não exigida

45. Ajudante de Obras – 160 horas

Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Incompleto
Idade: 18 anos 

53. Almoxarife – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Incompleto
Idade: Não exigida


54. Almoxarife de Obras – 160 horas

Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Idade: 18 anos 

55. Amostrador de Minérios – 160 horas

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Identifica, coleta e prepara amostras de minérios e rochas em áreas em pesquisa e em lavra. Coleta, prepara e classifica amostras de minérios em plantas de tratamento. Utiliza equipamentos de beneficiamento de minérios em escala de laboratório. Atende a legislação vigente.
Idade: Não exigida

72. Assistente Administrativo – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: Não exigida 

75. Assistente de Controle de Qualidade – 180 horas

Eixo Tecnológico: Produção Industrial
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia na análise e solução os problemas de processo e qualidade. Aplica ferramentas de qualidade para a melhoria da produtividade e satisfação dos clientes.
Idade: 17 anos Outros pré-requisitos:

78. Assistente de Crédito e Cobrança – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Efetua cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento; analisa títulos e documentos de cobrança; contata avalistas e/ou fiadores.
Notifica débitos; registra informações de negociações com o devedor; elabora relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualiza cadastro e identificam cobranças indevidas.
Idade: Não exigida

82. Assistente de Faturamento – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Organizam e gera documentos de faturamento, auxiliam no preenchimento de guias de recolhimento junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras e realizam o arquivo de documentos.
Idade: Não exigida

83. Assistente de Logística – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Médio - Incompleto
Perfil Profissional: Auxilia na aplicação de procedimentos de logística, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Colabora no controle das operações logísticas na perspectiva da multimodalidade
Idade: Não exigida 

89. Assistente de Recursos Humanos – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios, jornada de trabalho, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista.
Organiza informações cadastrais dos funcionários.
Idade: Não exigida 

90. Assistente de Secretaria Escolar – 180 horas

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Desenvolve atividades administrativas nas instituições de ensino com sistematizações e procedimentos voltados para os serviços de apoio à secretaria. Presta informações e mantém atualizado o arquivo de legislação e de documentação da unidade escolar. Operacionaliza os processos de matrícula, transferência, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes.
Idade: 16 anos 

92. Assistente de Tesouraria – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia no controle do fluxo financeiro da organização e realiza a conciliação do fluxo de caixa e o arquivo de documentos relacionados.
Idade: Não exigida 

94. Assistente Financeiro – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia nas atividades e na operacionalização de produtos financeiros, fluxos de caixa, organização e classificação de documento contábil, emissão de ordens de pagamento e documentos fiscais.
Idade: Não exigida 

101. Auxiliar de Biotecnologia – 240 horas

Eixo Tecnológico: Produção Industrial
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia na execução de atividades laboratoriais e industriais da biotecnologia animal e vegetal. Auxilia na produção de imunobiológicos (vacinas, diluentes e kits de diagnóstico). Auxilia na pesquisa de melhoramento genético e em processos industriais biológicos. Auxilia na investigação e implantação de novas tecnologias.
Idade: Não exigida

106. Auxiliar de Farmácia de Manipulação – 240 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia o técnico com pesagem e manipulação de fórmulas farmacêuticas sólidas, semissólidas e líquidas. Controla estoque de matérias-primas e embalagens. Auxilia na esterilização e sanitização de embalagens.
Idade: 16 anos 

107. Auxiliar de Fiscalização Ambiental – 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia na fiscalização de posturas ambientais. Realiza vistorias, inspeções e análises técnicas. Realiza atividades e processos que envolvam a manipulação, preservação ou conservação ambiental.
Esclarece e orienta ações de educação ambiental e sanitária.
Idade: 16 anos 

110. Auxiliar de Laboratório de Entomologia Médica – 300 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Médio - Completo
Perfil Profissional: Auxilia nas atividades de coleta, armazenamento, transporte e análises laboratoriais de insetos transmissores de doenças tropicais como dengue, febre amarela, malária, doença de chagas e leishmanioses. Contribui para o combate dessas doenças.
Idade: 16 anos 

111. Auxiliar de Laboratório de Saneamento - 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia nas atividades de coleta, armazenamento, transporte e análises de águas, efluentes, resíduos e poluentes atmosféricos. Auxilia nas atividades de controle, monitoramento e preservação ambiental.
Idade: 16 anos 

112. Auxiliar de Laboratório de Saúde – 200 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Colabora no recebimento e acondicionamento do material biológico. Orienta e verifica o preparo do paciente para o exame. Auxilia os técnicos no preparo de vacinas. Avia fórmulas, sob orientação e supervisão. Prepara meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados. Recupera material de trabalho. Lava, seca, separa e embala material.
Idade: Não exigida 

116. Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Águas – 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia no monitoramento, controle e execução da operação e manutenção de sistemas de tratamento de águas (captação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, armazenamento e distribuição) para abastecimento público e industrial. Auxilia em operações de laboratório de saneamento.
Idade: 16 anos 

119. Auxiliar de Saúde Bucal – 300 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Participa de programas de prevenção das doenças bucais. Auxilia em intervenções clínicas odontológicas, na organização do consultório e da agenda de pacientes, no controle de estoques e na manutenção dos instrumentais e equipamentos odontológicos.
Idade: 18 

124. Balconista de Farmácia – 240 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Comercializa e realiza a dispensação de medicamentos e correlatos. Interpreta receitas prescritas pelo médico ou dentista e presta os devidos esclarecimentos no que se refere ao uso correto dos medicamentos. Auxilia na organização do estabelecimento farmacêutico, no controle de estoques e no armazenamento de medicamentos. Trabalha sob a supervisão do profissional farmacêutico.
Idade: 16 anos 

131. Bombeiro Civil – 210 horas

Eixo Tecnológico: Segurança
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Previne e combate incêndios, de modo a preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Identifica e acondiciona produtos que podem causar riscos à coletividade. Realiza procedimentos em situações emergenciais em que se necessite de primeiros socorros.
Idade: 18 anos 

141. Cadista para a Construção Civil -  160 horas

Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Auxilia na representação gráfica de projetos de arquitetura e engenharia civil utilizando software para representação em duas e três dimensões e tratamento realístico de imagem.
Idade: Não exigida 

162. Comprador – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: Não exigida 

198. Cuidador de Idoso – 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Contribui para a autonomia e melhoria de qualidade de vida do idoso. Zela pela integridade física do idoso. Cuida da higiene, do conforto e da alimentação do idoso. Observa possíveis alterações no estado geral do idoso.
Idade: 18 anos 

199. Cuidador Infantil – 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Realiza práticas de higiene, conforto e alimentação da criança. Zela pela integridade física e observa possíveis alterações no estado geral da criança. Promove atividades lúdicas e de entretenimento.
Idade: 18 anos 

205. Desenhista da Construção Civil – 160 horas

Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Representa graficamente desenhos de arquitetura e engenharia civil. Analisa solicitações de desenhos. Interpreta documentos de apoio (plantas, projetos, catálogos, croquis e normas). Observa características técnicas de desenhos. Esboça desenhos. Define formatos e escalas, sistemas de representação e prioridades de desenhos. Desenha detalhes de projetos.
Idade: Não exigida

212. Desenhista de Topografia – 160 horas

Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Elabora desenhos topográficos para aplicação em arquitetura e engenharia utilizando softwares gráficos. Analisa solicitações de desenhos. Interpreta documentos de apoio (plantas, projetos, catálogos, croquis e normas). Define formatos, escalas e sistemas de representação de acordo com normas técnicas. Desenha detalhes.
Idade: Não exigida 

223. Editor de Projeto Visual Gráfico – 160 horas

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Cria, desenvolve e edita projetos visuais gráficos. Utiliza programas de computação.
Idade: Não exigida 

224. Editor de Vídeo – 160 horas

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Estrutura narrativas de filmes e vídeos. Edita imagens e áudio. Cria efeitos especiais. Executa a pós-produção de obras audiovisuais. Opera equipamentos de videografismo e imagens ao vivo. Controla funções de software e utiliza produções básicas, MIDI, USB e LAN e Wi-Fi. Dialoga com novas tecnologias e mídias.
Idade: Não exigida 

242. Espanhol Básico – 160 horas

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Idade: Não exigida 

256. Fotógrafo – 190 horas

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Opera câmeras fotográficas digitais ou analógicas e utiliza a luz para produzir imagens.
Idade: Não exigida 

268. Gestor de Microempresa – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Domina conceitos e práticas de controle do dinheiro. Conhece e desenvolve um planejamento para micro e pequenas empresas. Compreende e utiliza os conhecimentos sobre negociação, sendo capaz de gerenciar ações de marketing. Domina conceitos e práticas de gestão de pessoas, de associativismo, e de cooperativismo. Utiliza os fundamentos da excelência em gestão voltados para uma micro ou pequena empresa. Sabe identificar oportunidades de mercado, considerando técnicas de gestão da inovação.
Idade: Não exigida 

273. Higienista de Serviços de Saúde – 240 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Realiza a limpeza e desinfecção dos ambientes de saúde. Evita a disseminação de infecções. Aplica as normas de biossegurança ao manuseio de produtos químicos e materiais biológicos.
Realiza limpeza terminal e concorrente. Considera a classificação de áreas nos ambientes de saúde.
Idade: 18 anos  

277. Ilustrador – 160horas

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Constrói ilustrações a partir de textos, temas, ideias e conceitos, para livros, revistas, campanhas publicitárias e material jornalístico. Realiza composições com lápis de cor, colagens, tecido, fotografia, plásticos, massinha e outros materiais.
Idade: Não exigida 

283. Inglês Básico – 160 horas 

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Idade: Não exigida

286. Inspetor de Qualidade – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Incompleto
Perfil Profissional: Inspeciona, avalia e controla a qualidade de produtos e processos, utilizando recursos e equipamentos para medição dos parâmetros, além da organização e definição da movimentação dos insumos.
Idade: Não exigida 

309. Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – 160 horas

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Realiza a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, em nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.
Idade: Não exigida 

312. Laboratorista de Materiais de Construção – 240 horas

Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Executa ensaios mecânicos, físicos, químicos e metalográficos. Mantém a operacionalidade dos equipamentos de ensaios.
Idade: 18 anos 

313. Laborista de Solos – 240 horas

Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Incompleto
Perfil Profissional: Executa ensaios de laboratórios a partir de amostras para caracterização de solos, agregados, argamassa e concreto para obras civis. Executa ensaios para determinar parâmetros de resistência e de permeabilidade.
Idade: 18 anos 

314. Lactarista – 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Prepara, distribui e armazena alimentos lácteos. Controla estoques e higieniza mamadeiras e demais dispositivos. Garante a assepsia do ambiente e das substâncias manipuladas. Domina as diferentes fórmulas quanto a especificidades e adequação às necessidades.
Idade: 18 anos 

320. Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico – 160 horas

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: Não exigida

327. Locutor-Apresentador-Animador – 200 horas

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Apresenta programas de rádio, webrádio e televisão. Realiza entrevistas. Promove jogos, brincadeiras e competições peculiares aos estúdios de televisão ou auditórios de rádio. Atua como mestre de cerimônia. Faz locução off.
Idade: Não exigida 

384. Mensageiro – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Incompleto
Perfil Profissional: Realiza serviços internos e externos de entrega e recebimento de documentos, objetos e valores. Separa e classifica documentos. Realiza serviços externos e bancários.
Idade: Não exigida 

402. Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos – 200 horas

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Realiza atividades de monitoramento do uso e conservação dos recursos hídricos. Orienta na conservação das matas ciliares. Auxilia na implantação do Novo Código Florestal e na proteção de nascentes, de acordo com a política nacional de recursos hídricos vigente.
Idade: 16 anos 

432. Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos – 200 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Realiza o manejo integrado de resíduos sólidos nas etapas de processamento e destinação final dos resíduos. Age de modo a contribuir para a proteção ambiental e a preservação dos recursos naturais, em atendimento à Legislação Ambiental.
Idade: 16 anos 

436. Operador de Caixa – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: Não exigida 

437. Operador de Câmera – 250 horas

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Realiza gravações de conteúdo audiovisual para jornalismo, documentários, registros institucionais, videoclipes, cinema e outras formas de entretenimento a partir da interpretação de roteiros, scripts e de orientações do diretor. Capta imagens através de câmeras de cinema e vídeo para a realização de produções cinematográficas, televisivas e multimídia, com teor artístico, jornalístico, documental e publicitário. Capta imagens em movimento.
Idade: Não exigida 

440. Operador de Computador – 160 horas

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Idade: Não exigida

441. Operador de Editoração Eletrônica – 160 horas

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Edita textos, imagens para publicação, áudio e cria efeitos especiais. Trabalha em editoriais e participa da divulgação da obra. Assessora a pós-produção. Auxilia no roteiro de dublagem, lista planos e indica procedimentos para edição de som. Auxilia na finalização, dublagem e conformação de copião de filmes.
Idade: Não exigida 

473. Operador de Mina – 160

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Identifica e classifica minerais, minérios e rochas. Conhece técnicas de mapeamento em minas. Identifica e seleciona equipamentos de perfuração, desmonte, carregamento e transporte, para operações em minas. Dimensiona frotas e calcula a produção de equipamentos. Aplica técnicas de segurança relacionadas aos equipamentos. Manuseia testemunhos de sondagem. Atende a legislação vigente.
Idade: Não exigida 

496. Operador de Produção de Fármacos e Medicamentos – 400 horas

Eixo Tecnológico: Produção Industrial
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Executa operações nos processos de produção e embalagem de fármacos. Utiliza máquinas e equipamentos, conforme legislação e normas na manipulação de fármacos.
Idade: 18 anos 

Tratamento de Resíduos – 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Realiza as operações de segregação, lavagem, trituração, peneiramento, prensagem e enfardamento e acondicionamento de resíduos domiciliares. Controla a produtividade e a eficácia da triagem.
Idade: Não exigida 

512. Operador de Tratamento de Águas e Efluentes – 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Monitora e controla sistemas de tratamento de águas e efluentes. Monitora o recebimento de resíduos industriais e urbanos. Operam fornos de incineração. Controla o processo de tratamento de água e efluentes. Realiza amostragem de resíduos e efluentes. Dosa soluções químicas. Operam equipamentos.
Documenta dados do processo de tratamento. Controla materiais e produtos utilizados na estação de tratamento de água, efluentes e resíduos industriais.
Idade: Não exigida 

513. Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos – 160 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Monitora e controla sistemas de tratamento de resíduos sólidos. Controla a produtividade e a eficácia da triagem. Realiza as operações de seleção e valorização dos diferentes tipos de resíduos. Conduz e opera equipamentos de recolhimento, compactação e tratamento de resíduos sólidos. Monitora, opera e regula a manutenção de sistemas de tratamento de resíduos sólidos.
Idade: Não exigida 

576. Promotor de Vendas – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: Não exigida 

577. Recepcionista – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Incompleto
Idade: Não exigida 

579. Recepcionista em Serviços de Saúde – 240 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Recepciona e atende clientes, pacientes, usuários e visitantes. Organiza e opera sistemas de documentação de convênios. Facilita o acesso às consultas, exames, admissão e alta hospitalar.
Idade: 16 anos 

580. Reciclador – 200 horas

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Atua no beneficiamento de materiais reaproveitados como matéria-prima para novos produtos, na indústria de uma determinada cadeira de produto. Participa da seleção, tratamento e na transformação (reciclagem) de materiais diversos materiais como vidro, plástico, papel, metal e outros.
Idade: 16 anos 

590. Representante Comercial – 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Faz intermediação de negócios mercantis para terceiros. 
Idade: Não exigida

618. Sonoplasta – 200 horas

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Opera sistemas de sonorização, de captação de áudio em estúdio, emissoras de rádio e televisão. Produz e edita áudio para trilhas sonoras, músicas, vinhetas, comerciais, chamadas promocionais, programa, eventos e espetáculos. Opera trilhas sonoras de espetáculos com roteiro de operação de som.
Idade: Não exigida 

637. Vendedor - 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade: Não exigida


Se não te servir, ajude a alguém.


Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google

Publicidade Google