segunda-feira, 24 de setembro de 2018

FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE MACAJUBA PARTICIPARAM DO 19º ENCONTRO ESTADUAL DA APLB SINDICATO REALIZADO EM FEIRA DE SANTANA.



Compartilhe


(Fotos cedidas pela APLB- Sindicato)
O 19º Encontro de Funcionários da Educação, realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2018, em Feira de Santana, foi mais um evento de sucesso da APLB- Sindicato, e teve como tema "Funcionários querem: Respeito, dignidade, valorização e salário decente".

O Encontro teve a participação de representantes dos funcionários de cerca de 200 municípios da Bahia. Os Funcionários da Educação de Macajuba foram representados por Sérgio Dutra dos Santos, Eliana Souza de Macedo, Pedro Oliveira Dias, Valdirene Bastos de Lima e pela Diretora do SINPROMMA APLB SINDICATO Josete Macêdo.



No 1º dia do evento na sexta-feira pela amanhã após o credenciamento aconteceu debates sobre: Questões da diversidade; Funcionário no contexto atual; Violência e Racismo na Escola e Direitos e Deveres dos Funcionários.




Após o debate foi franqueada a palavra para que os funcionários da educação colocassem as suas demandas municipais. Nesse momento foi apresentado a todos a situação dos funcionários da educação de Macajuba que tem suas demandas ignoradas e seus direitos, garantidos em Leis, desrespeitado pelos Gestores Municipais: Em relação ao PROFUNCIONÁRIO, foi dito que desde 2007 o mesmo consta como uma das ações do Plano de Ação Articulada - PAR, e que após 3 anos de muita luta, em 2014 foi sancionado a Lei do Plano Municipal de Educação- PME, o qual tem na estratégias 15.4 e 15.5 da meta 15 o reconhecimento dos trabalhadores e a obrigatoriedade da adesão ao PROFUNCIONARIO. Nesse sentido a Lei do PME na estratégia 18.2 da meta 18 garante a revisão, reestruturação e implementação do Plano de Carreira Unificado, ou seja, para todos os trabalhadores em educação, ressaltou ainda que essas metas e as referidas estratégias já estão todas com seus prazos de execução vencidos. 




Durante o encontro também foi denunciado que os funcionários de escolas de Macajuba vêm sendo obrigados a trabalhar nos sábados letivos sem recebimento de horas extra ou qualquer tipo de compensação, e os que não aceitam estão sendo ilegalmente penalizados com descontos em seus salários e como se já não bastasse os Gestores mais uma vez está chantageando os trabalhadores em educação que faltaram por doença e apresentaram o atestado médico, para que paguem esses dias de atestado médico no período das férias ou em turno oposto.





No período da tarde houve a construção da mesa de abertura, com a coordenadora em exercício da APLB Sindicato, Marilene Betros, o ex-presidente da CTB-Ba, Aurino Pedreira, o diretor de Imprensa da APLB, Nivaldino Félix, o membro do conselho fiscal da APLB, Edmilson Almeida, o diretor da regional do sertão, Cristiano Rodrigues, e a anfitriã do evento, a diretora da Delegacia Sertaneja, Marlede Oliveira. Em seguida foram realizadas palestras sobre Conjuntura Local, Nacional e Internacional com Pascoal Carneiro, atual presidente da CTB-Ba, Claudemir Nonato (PIG), 2º Secretário da APLB Sindicato, e o coordenador geral licenciado da APLB Sindicato - Rui Oliveira.



À noite aconteceu uma grande confraternização com apresentação musical.



No 2º dia do evento no sábado, aconteceu um debate com esclarecimentos sobre Precatórios do Fundef com Dr. Noildo Gomes e sobre a URV com Marilene Betros. Além da participação da Professora Olívia Mendes que debateu sobre a Base Nacional Curricular- BNCC- e suas consequências. 



Foram aprovadas deliberações a cerca do papel e da valorização dos Funcionários da Educação.



A luta continua, pois só conquista quem luta!





“Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem.” Rosa Luxemburgo




Fonte: APLB- Sindicato

Publicidade:

Publicidade Google