quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Campanha Novembro Azul e a importância da prevenção, dia 30 de novembro de urologista médico da próstata na Clinica Santa Luzia em Macajuba



Compartilhe



Nesta sexta-feira,30 de novembro de 2018, tem Urologista na Clinica Santa Luzia em Macajuba


Segundo o Instituto Nacional do Câncer a estimativa para 2018 é mais de 14 mil casos novos de câncer de próstata no Brasil. O câncer de próstata é o mais incidente na população masculina exceto melanoma.

O câncer é uma das doenças mais pesquisadas em todo o mundo e o Brasil mais uma vez está na campanha Novembro Azul. Tão importante quanto o Outubro Rosa, que divulga a prevenção do câncer de mama, o exame para detecção precoce do câncer de próstata também deve ser divulgado com a mesma intensidade, pois alguns homens ainda têm preconceito ou medo de procurar um urologista.

O diagnóstico consiste basicamente em três exames: toque retal, exame de PSA no sangue e ultrassom transretal para biópsia da região. O mais importante é a consciência da população em geral com relação à prevenção, melhorando assim a estatística de cura da doença.

A cada ano, novas técnicas e tratamentos surgem em diversos congressos médicos pelo mundo e campanhas de alerta servem para, cada vez mais, orientar e desmistificar os tipos de câncer. O câncer em geral poderá, em 2030, ultrapassar as doenças cardiovasculares com relação ao óbito por doença.

Assim como os outros tipos de tumores, adotar práticas saudáveis são consideradas como medidas preventivas: não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas, preferir uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.

No início o paciente com câncer de próstata pode não ter nenhum sintoma, por isso a necessidade de acompanhamento médico regular. Quando há o aparecimento de sintomas, os mais comuns são: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite, como também aparecimento de sangue na urina. Ao perceber qualquer um destes sintomas, a consulta deve ser imediata, a fim da identificação mais precoce da doença e melhor resposta ao tratamento.




Publicidade:

Publicidade Google