terça-feira, 20 de novembro de 2018

No Dia da Consciência Negra, veja 10 famosos que lutam contra o racismo



Compartilhe


20 de novembro foi oficializado como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data escolhida remete à morte de Zumbi. O último líder do Quilombo dos Palmares é considerado símbolo da resistência contra a escravidão. A luta contra o racismo segue até hoje em meio a constantes ataques de cunho racial na internet e muitos famosos levantam a bandeira e se engajam no movimento. Juntos há 14 anosTais Araújo e Lázaro Ramos são referência no combate ao racismo. A atriz passa o exemplo para os filhos, João Vicente e Maria Antônia: "Quero que eles entendam, de cara, que eles são muito privilegiados e vivem em um país com muita desigualdade e há uma responsabilidade com isso. Eles têm que saber de onde eles veem, em que país eles estão e o que vão fazer com isso. Não quero crianças omissas e nem passivas, quero crianças que façam alguma coisa".


Luta contra racismo na música

O combate ao preconceito racial pode ser encontrado na música. Vítima de racismo na infânciaIza levanta a bandeira dos negros e se tornou exemplo para jovens. "Tenho a chance de ser referência para muitas meninas negras como eu, posso oferecer representatividade e dizer a elas que podem ser quem quiserem", refletiu ao jornal "Extra". A rapper Karol Conka usa as músicas para mostrar o poder das mulheres negras: "Não quero contar história triste ou bancar a vítima, como dizem por aí, mas as pessoas precisam entender que o preconceito machuca e deixa marcas profundas na gente". Já Gaby Amarantos comemora o crescimento do movimento negro e se inspira para os novos trabalhos: "O movimento do afro futurismo, que tem o 'This is America' e 'Pantera Negra', é uma galera negra que está fazendo as coisas não só na frente das câmeras, mas nos bastidores também e me inspirou muito".

Filho reforça engajamento contra preconceito

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso são engajados no combate ao racismo por causa da filha, Títi. Os dois entraram na Justiça após a menina ser alvo de preconceito racial na internet e a ensinam a lidar com comentários negativos desde a infância. "A criamos dando instrumentos para que ela possa se defender. Ela vive na realidade. Mais tarde ela vai dar um Google e verá o que aconteceu. Ela vai saber que o pai e a mãe dela lutaram por ela porque ela vai ter que lutar sozinha", disse o galã. "E como pais brancos usamos todos os instrumentos possíveis para orientar, para alimentá-la e deixá-la forte", completou a youtuber.
(Por Tatiana Mariano)

Publicidade:

Publicidade Google