quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Com estrada em péssimas condições, transporte escolar não transportou criança até escola e mãe da zona rural de Macajuba pede providências




Desde o último fim de semana que uma mãe da região do Rio Capivari, havia mandado uma mensagem para a redação do Blog do Povo Macajubense que dizia

“Boa tarde! Quero saber se as aulas vão começar dia 21 agora mesmo por que a estrada daqui do rio da ponte estar cheia de buraco a máquina não passou quero saber como

Os alunos vão estudar, meu filho tem 5 anos, daqui da minha casa para o rio e 3 quilômetros é muito longe. Já fui na prefeitura ninguém resolveu.”



Segundo ela o local é no Rio Capivari entre Macajuba e Ruy Barbosa.



Na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018, a internauta mãe da criança de 5 anos mandou uma mensagem novamente para nossa redação.

Dizendo que “As aulas começou e motorista não veio buscar meu filho”



Ela disse que a estrada tem muito buraco e nos mandou as imagens, disse que o veículo que é uma topic e não compareceu.



Revoltada a mãe disse que se caso não resolver irá até a Câmara de Vereadores.



A reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) entrou em contato com a secretaria de educação, onde fomos informados que a secretaria já tem conhecimento e que estará resolvendo o problema e que geralmente surge esses problemas no início do ano letivo.

Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Clarão no céu que assustou moradores de várias cidades baianas também foi visto na zona rural de Macajuba



Um forte clarão no céu chamou a atenção de moradores de várias cidades da Bahia Mairi, Várzea da Roça e outras cidades, na noite desta terça-feira, 20 de fevereiro de 2018.


A luminosidade, por volta das 22h30, deixou muitas pessoas assustadas. Diversos relatos se espalharam rapidamente pelas redes sociais.

O macajubense Minel de Bia, que é musico, dono do Espaço Tropical e foi candidato a vereador nas eleições 2016, contou que estava em um samba na casa do Sr. Julio de Nane, na zona Rural de Macajuba, quando ele e mais outro amigo presenciou o clarão por volta de 22:00 horas (dez).

“Pensamos que fosse uma estrela se mudando, mas como algumas outras regiões observaram é extraordinário” disse Minel no grupo do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) de WhatsApp.



Segundo os internautas, foi possível avistar uma "bola de luz" caindo no mar, em Salvador. O clarão também teria sido visto em outros bairros.



Relatos também citam um meteoro, mas ainda não há detalhes sobre o que teria causado o suposto fenômeno.

 suposto fenômeno teria sido registrado por câmeras de segurança de condomínio





Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Conferência municipal de educação aconteceu na véspera do retorno das aulas em Macajuba




(Fotos Edivaldo Souza/ Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)

Foi realizada nesta terça-feira, 20 de fevereiro de 2018 a 3ª Conferência Municipal de Educação -Macajuba que teve como tema: A consolidação do Sistema Nacional de Educação-SNE e o Plano Municipal de Educação-PME: Monitoramento, Avaliação e Proposição de Políticas para garantia do direito à Educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.



Quem compõs a mesa para iniciar o evento foi a prefeita Mary Dias, o vice-prefeito Murilo Sampaio, a secretária de Educação Sandra Dias, a secretária de Ação Social Analice Suzart (Aninha), os vereadores Allison Santana e Ivanberg Pamponet, que é atual presidente da Câmara de Vereadores e Josete Macêdo, que é presidente da APLB Sindicato de Macajuba.

A prefeita Mary e o vice Murilo, esteve entre as pessoas que usaram da palavra, veja os vídeos:



As crianças da Escola Municipal José Sampaio do Lago deram um show de apresentação sobre contos de fadas, veja o vídeo:



A Conferência foi realizada com as seguintes atividades:
1-Credenciamento;




2-Solenidade de Abertura;



3-Apresentação Cultural;

4-Plenária de aprovação do Regimento Interno;

4-Palestra com o Professor Adauto Lima sobre as questões educacionais;


Pela período da tarde aconteceu:

6-Mesas de debates e plenárias por eixos onde os responsáveis pela Conferência Municipal optou pela discussão de apenas 4 dos 8 eixos:

EIXO 2

Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais

EIXO 3

Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social.



EIXO 7

Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

EIXO 8

Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

7-Plenária Final;

8- Eleição dos 20 Delegados para representar o município de Macajuba na Conferência Estadual de Educação em Salvador no próximo mês.



Infelizmente a conferência não atingiu boa parte da sociedade, apenas professores e representantes de entidades, apesar do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) ter cumprido com seu papel de divulgação, os pais não compareceram em massa no evento, que não contou com transporte escolar. A maioria dos que estavam presentes faziam parte do quadro de pessoal da secretaria municipal educação.



Alguns professores disseram que a data foi inconveniente, por ser véspera do início das aulas nesta quarta-feira,21 de fevereiro de 2018, onde eles estariam preparando seu primeiro dia de aula estavam na conferência.

Publicidade




 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google

Publicidade Google