segunda-feira, 19 de março de 2018

Tratamento de Catarata pelo SUS atendeu 250 pessoas da região da Chapada



Cerca de 250 pessoas de Macajuba, Ruy Barbosa e região participaram, na manhã de sexta-feira, 19 de março de 2018, da triagem ambulatorial para realização de cirurgias de catarata na Santa Casa de Ruy Barbosa. A ação marca o início do serviço pelo SUS, que vai realizar, mensalmente, mais de 100 cirurgias. O serviço é fruto da contratualização entre a Santa Casa e a Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a clínica Oftalmed, do grupo HCOE, e vai atender a uma demanda reprimida da população da Chapada Diamantina, em geral idosos, com necessidade do procedimento.



Dona Balbina Dias Brito, de 73 anos, diagnosticou a necessidade de cirurgia de catarata há 5 anos. Sem condições para fazer o procedimento particular, cujo valor foi orçado em R$ 2.600,00, só agora ela teve a oportunidade do tratamento. "Eu tenho fé em Deus que vou ser feliz, vou enxergar melhor", disse ela, com esperança.



Aos 31 anos, Amadeu Vieira foi surpreendido com o diagnóstico de catarata, há 3 meses. Quando soube que a Santa Casa passaria a oferecer o serviço, fez o cadastro através da Secretaria de Saúde do seu Município, em Utinga. "Fui bem atendido, amanhã às 6 horas vou fazer a cirurgia, indico a todos que venham".



As pessoas que passaram pela triagem e confirmaram o diagnóstico já fizeram a cirurgia neste sábado (17). As próximas datas para triagem ambulatorial e cirurgia da catarata serão de 14 a 16 de abril. Interessados devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou contatar a Santa Casa, através do telefone 75 3252-1329.



Fonte: Ruy Barbosa Notícias




Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Blog do Executivo publica nota sobre processo de prefeita de Macajuba contra Cristiano Silva




Nesta segunda-feira, 19 de março de 2018, aliados da prefeita Mary Dias, espalharam um texto nas redes socais que fala do processo da prefeita contra o blogueiro Cristiano Silva.



O assunto é o mais comentado nos quatro cantos do município e algumas manifestações nas redes socais em favor do blogueiro vem acontecendo, o assunto revolta alguns macajubenses, mas também aos que comemoram em defesa da prefeita a exemplo do coordenador do Blog do Executivo, o assunto também é alvo de resenha entre os amigos de Cristiano Silva, que diz: ‘Cristiano está proibido de falar a palavra 10 (risos)”


Veja o texto divulgado no Blog do Executivo:



_Liberdade de expressão significa o direito de dizer o que quiser sem nenhum tipo de sanção em casos de excessos? Liberdade de imprensa significa levantar dúvidas infundadas baseadas apenas em interesses próprios e com o único intuito de causar polêmica? _

*Claro que não, né!?!*



Todos sabemos que Cristiano Silva, um blogueiro de Macajuba, batalhou muito pra chegar na posição que está hoje. Apesar de suas dificuldades, ele se superou e ultrapassou diversos obstáculos. Mas, assim como ele tem a capacidade de escrever matérias extremamente parciais, cheias de questionamentos tendenciosos, tem que ter também a capacidade de assumir as consequências judiciais por tudo o que diz. Então, por que de tanta polêmica?



A prefeita Mary está apenas exercendo um direito previsto na Constituição Federal do Brasil!! Está lá, no art. 5, inciso XXV da CF/88, a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito, ou seja, ela sentiu que um direito seu foi lesado e está usando os RECUSOS LEGAIS para reparar o dano. Se é exercício legitimo de um direito previsto e protegido pela Carta Magna do nosso país, por que estão chamando isso de perseguição??

Estão usando o argumento de que é um absurdo o pedido de indenização pelo fato de Cristiano Silva ser pobre, mas ele não levou isso em conta quando fez os seguintes questionamentos em uma de suas matérias: “A prefeita é uma celebridade ou é empregada do povo?” “Qual o interesse da gestão em deixar a casa do blogueiro no escuro? Será alguma ameaça ou armadilha? Ou será que estão querendo facilitar o tráfico de drogas?”. É extremamente visível que a única intenção do blogueiro foi denigrir a imagem da prefeita Mary.

Portanto, esse processo de Dona Mary contra Cristiano Silva não tem qualquer objetivo financeiro. Juridicamente, um pedido de indenização visa causar uma reparação monetária de um mal causado à imagem, a honra e a credibilidade do indivíduo. Então, esse argumento de pobreza e riqueza é extremamente frágil e só busca retirar o foco e a responsabilidade do blogueiro.


O advogado de defesa de Cristiano Silva, disse que ainda está semana divulgará uma nota respondendo o texto e que O Blog do Executivo deve dá o direito de resposta ao blogueiro como é previsto em lei.


Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

“Quem reclama vai ficar por último, mas a gente já está por últimos a tempos” diz morador que pede melhoria na estrada que liga Macajuba a Caldeirão do Morro



É notório que as estradas do município de Macajuba estão sendo recuperadas pelas maquinas da prefeitura municipal, mas é sábio também que quem ainda não foi beneficiado tem todo o direito de reclamar e não deve ficar por último como propôs a atual gestora do município ne verdade?

Um morador internauta enviou algumas imagens da estrada que liga Macajuba ao povoado de Caldeirão do Morro e disse: “Quem reclama vai ficar por último, mas a gente já está por últimos a tempos” ele fez alusão a frase dita pela prefeita Mary Marques Dias, para Cristiano Silva em janeiro de 2018, quando o blogueiro esteve na prefeitura de Macajuba.


Ainda segundo o internauta a máquina só passou em um pequeno trecho perto de Macajuba, ele disse ainda que tem uma ladeira em péssimas condições e passa transporte escolar. E que o trecho da estrada pertence ao município de Macajuba

Um preposto da prefeitura disse que foi as chuvas que danificou, mas que as maquinas irá passar na referida estrada.


Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Na sessão da Câmara Municipal de Macajuba, Vanda da Malhada Nova comenta sobre morte da vereadora no RJ, que repercutiu no mundo


(Vereadora Vanda, Foto: TSE)

A vereadora Vanda da Malhada Nova do PMDB, que sempre se empenha em defender as mulheres quando tem oportunidade de falar, comentou com muita propriedade sobre o caso da vereadora Marielle (PSOL), que foi assinada no RJ e foi um dos assuntos mais comentado no mundo inteiro nos últimos dias.



Na sessão de quinta-feira, 15 de março de 2018, Vanda, se emocionou ao falar do brutal assassinato da vereadora do Rio de Janeiro. Em sua fala Vanda fez questionamentos do porquê da morte, Vanda disse: “estou emocionada vendo pela televisão, o que eu vi no assassinato daquela vereadora do Rio e Janeiro me emocionou muito, por que tanta violência? Porque tanto ódio? Será que é porque ela defendia os negros? Não se deve ter ganancia por dinheiro” por coincidência, a fala da vereadora veio a calhar já que a prefeita o qual ela apoia move uma ação contra o blogueiro pedindo R$ 10.000,00 (dez mil reais).





Nas redes sociais, o ódio, o preconceito e a mentira se espalham na velocidade de um clique. Mas quando quem dá o clique é uma autoridade a mensagem ganha a credibilidade de uma voz oficial. Foi o que aconteceu apenas algumas horas após a execução da vereadora Marielle Franco, do PSOL.

A vereadora tinha 38 anos e engravidou aos 19 da única filha, Luyara. Ela não foi casada com Marcinho VP - com nenhum dos traficantes que usavam esse nome. Também não é verdade que Marielle tenha sido eleita vereadora por uma facção criminosa. Na eleição de 2016, ela recebeu votos em todas as seções eleitorais da cidade. Foi muito votada, por exemplo, na Zona Sul do Rio.




Na tarde deste domingo (18), moradores da Maré fizeram uma marcha em homenagem a Marielle e ao motorista Anderson Gomes.


Veja o vídeo da reportagem especial do Fantástico sobre o assunto:





Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

CADÊ A PUBLICAÇÃO O CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2018 DE MACAJUBA ??



As aulas iniciaram dia 21 de fevereiro de 2018 e até o momento não foi divulgado o Calendário Escolar de 2018.



Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regulamenta a Educação no Brasil, as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres. Totalizando, no mínimo, 800 horas/anuais, ou seja, 48.000 minutos. Nos 48.000 minutos não estão inclusos os exames de final de ano, que são contabilizados à parte. Reuniões de planejamento e outras atividades dos professores sem a presença dos alunos também não fazem parte dos 200 dias letivos. Para ter o status de letivo, deve haver, nesse ou em qualquer outro dia, a presença dos alunos. Assim sendo, reunião de pais não caracteriza, em tese, dia letivo. O aluno tem direito a jornada escolar de: “mínimo quatro (4) horas de trabalho efetivo em sala de aula, (240 minutos diários, no mínimo).



Segundo nos foi informado no dia 03 de Janeiro/2018 a Secretária Municipal de Educação enviou a proposta de Calendário Escolar de 2018 para análise e parecer do Conselho Municipal de Educação -CME. O qual no dia 04 de Janeiro se reuniu, analisou a proposta de Calendário Escolar enviado e no dia 05 de Janeiro entregou o Parecer do CME onde apenas solicitou a retirada dos sábados letivos do Calendário Escolar de 2018 e propôs que acrescentasse os 06 (seis) sábados letivos no final após o dia 12 de dezembro/2018 e o ano letivo passaria a se encerrar em 21 de dezembro/2018, os demais pontos do calendário foi aprovado sem nenhuma alteração.



Ao entrar em contato com a presidente do CME, ela informou que não existe nenhum impasse no CME em relação ao Calendário Escolar de 2018, o que era de competência do Conselho, que é a análise e parecer, foi feito, documentado e protocolado na Secretaria e Prefeitura desde 05 de Janeiro/2018.



Dentre as várias considerações apresentadas pela presidente do CME no grupo do sindicato, a maioria dos conselheiros consideraram que os sábados letivos feri o direito do aluno dos 200 dias letivos e das 800 horas, que os dias de sábado letivo propostos interrompe o processo de aprendizagem, uma vez que de fato não são letivos, e raramente quando acontece ser letivo tem uma frequência muito baixo dos alunos, tem alunos que trabalham ou ajudam os pais no sábado, impossibilitando o professor avançar nos conteúdos ou atividades. Consideraram também que as programações apresentadas no momento das discussões para aprovação do calendário escolar com sábados letivos em anos anteriores (... 2014, 2015 e 2016) nunca foram cumpridas.



Tratando do Calendário Escolar do Colégio Estadual, o qual não é definido pelos órgãos do município, o último sábado foi considerado "sábado letivo", mas não houve aula alguma, nenhum aluno foi convocado para estar na escola, reunião de direção e professores não é considerado dia letivo.



Os pais devem ficar atentos para defender os direitos de seus filhos.





Com a palavra o pessoal da educação em Macajuba.



Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

5º Encontro dos Macajubenses em SP foi só festa, confira detalhes, fotos e vídeos



(Fotos cedidas por Remy Produções)


No último sábado 17 de março de 2018, o tropical Butantã recebeu a emoção e a união de muitos macajubenses e amigos nordestinos.

A festa começou com o forró pegado de Chapolin do Acordeom, em seguida foi o bom macajubense Márcio Oliveira, teve a sofrência de Cleiton Lima e a festa fechou com Forró Swing a Dois.



Agradecimento👏🏽👏🏽👏🏽



Quase 400 macajubenses em um só lugar parabéns



5° encontro dos macajubenses 2018





Remy produções e toda organização (Giselle, Ramon e Márcio)

Queremos aqui agradecer a deus e pela confiança e por acreditar no nosso trabalho e agradecer aos quase 400 macajubenses e convidados presente nesse encontro.



Muitos abraços, sorrisos, amor, lembranças e a união tomou conta de muitos.



Veja algumas fotos nas páginas:

Https://www.facebook.com/remiproducoes/


https://www.facebook.com/pg/www.blogdeixacomigomacajubaacebook/photos/?tab=album&album_id=1044836649004191

Queremos agradecer também aos nosso parceiros que nos ajudaram na nossas divulgações e nós apoiaram e acreditaram em nós



Blogs:



DCM - Deixa Comigo Macajuba (transmitiu ao vivo nosso encontro)



RBN-Ruy Barbosa Notícias



Macajuba24horas



Agmar Rios (mairi bahia)



Orobó publicidades



Rádios

Capivari FM

RB FM



Cantor Froza



Toda equipe do tropical Butantã (em especial sr. Jair e Renato)



E todos que direto ou indiretamente nos ajudaram para nosso encontro ter sido sucesso.





Organização:

Ramon dias

11 963899591

Giselle Alves

11 998150581

Marcio oliveira

11 986348083

Remy produções

11 996930721

🕺🏽tropical Butantã🕺🏽

Veja vídeos














Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google

Loja Esther Top Modas a mais completa da cidade, conta com moda feminina, masculino adulto e infantil.

Sempre com novas coleção e preços baixos de verdade.

Localizada no calçadão em frente a casa lotérica

Organização: Jean Silva e Cleo Silva

Publicidade Google