sexta-feira, 21 de setembro de 2018

5ª Etapa do Clube dos 30 no Rancho DP em Macajuba começa nesta sexta-feira (21)



Começa nesta sexta-feira, 21 de setembro de 2018, mais um grande evento no Rancho DP em Macajuba.

São três dias de muita movimentação, na Sexta-feira, é a vaquejada, no sábado(22) além da vaquejada teremos a festa dançante com Nilsinho Veloso e Netinh do Xodó.

A festa finaliza no domingo, lembrando que de acordo com a direção a festa dançante é apenas no sábado (22)

O Rancho DP fica próximo ao Colégio JP em Macajuba.




Publicidade:

SÍMBOLO DE SUPERAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ALEXANDRE BARONI RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO BAIANO




Cadeirantes, surdos, cegos, autistas, portadores de nanismo e síndrome de down. Uma plateia pra lá de especial lotou o auditório da Assembleia Legislativa da Bahia para prestigiar a cerimônia de outorga do título de cidadão baiano a Alexandre Baroni, nesta quinta-feira, 20.

“As forças da sua superação, da sua luta e do seu trabalho não são apenas uma conquista individual, elas representam todas as pessoas com deficiência que, a despeito das imensas limitações e dificuldades, não desistem nunca”, destacou a deputada estadual Fabíola Mansur, proponente da honraria.

Fabíola lembrou a trajetória de Baroni que, nascido em Ourinhos (SP) há 50 anos, formou-se em engenharia química, mas teve a rota de seu destino alterada por uma lesão medular provocada por acidente automobilístico que o levou a um quadro de tetraplegia quando tinha 24 anos idade.

Desde então passou a dedicar-se a lutar pelos direitos das pessoas com deficiência, primeiro como fundador de uma ONG, depois como presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e finalmente como superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, cargo que ocupa há 10 anos, período em que está radicado em Salvador. Não por acaso, a data escolhida para a homenagem foi a véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em todo o país no dia 21 de setembro.

“Agradeço à deputada Fabíola Mansur pela oportunidade de me tornar um cidadão baiano de fato e de direito. É muito gostoso ser reconhecido e acolhido pelo povo mais acolhedor do Brasil”, retribuiu o homenageado. Baroni agradeceu a todos os presentes, colegas de trabalho, representantes das entidades representativas das pessoas com deficiência, e, em especial, aos pais Rosaly Carvalho Baroni e Décio Fernandes Baroni.

“Agradeço a Deus, por me fazer compreender que aquilo que aconteceu há 26 anos tinha um propósito, agradeço à vida, porque pra mim o mais importante era eu estar vivo, pois passei muito perto de morrer e isso me faz dar muita importância aos amigos e à família”, declarou. “Mas preciso dar um destaque especial aos meus pais, essas duas figuras que criaram uma família fantástica e que abdicaram de seus planos pessoais pra cuidar de mim. Se eu cheguei aonde eu cheguei é porque eles tiveram a absoluta disposição de estarem comigo esse tempo todo. Somente no período em que estamos em Salvador, foram 3.650 banhos, 7.300 refeições e se eu for multiplicar pelas 24 horas de cada dia de dedicação a conta fica difícil. São eles quem garantem todo dia que eu vou sair da cama depois de acordar, que eu vou tomar banho, que eu vou comer sem que em nenhum momento eu tenha sequer que pedir por favor”, completou, antes de pedir uma salva de palmas aos seus pais, que foram aplaudidos de pé pelos presentes.

Uma apresentação do coral formado por alunos cegos e deficientes visuais do Centro de Apoio Pedagógico (CAP), abrilhantou o evento. Compuseram a mesa Frederico Fernandes, ex-superintendente de direitos humanos da Secretaria de Justiça e responsável pelo convite feito a Baroni há 10 anos para trabalhar na Bahia; os representantes dos conselhos municipal, estadual e nacional das pessoas com deficiência, respectivamente Lívia Borges, Valdenor Oliveira e Anaildes Campos Sena; Meirinha, vereadora de Irecê portadora de nanismo; Sergio Murilo de Brito Souza, da OAB; Odinete Camasceno, da SETRE; Luiza Câmara (ABADEF) e Zenira Rebouças, diretora da SUDEF.

Representando o governador Rui Costa, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, César Lisboa, destacou o aprendizado que a convivência com Alexandre Baroni representou para a sua vida. “Aprendi com Baroni que como seres humanos somos todos pessoas com deficiência, pois jamais alcançaremos a plenitude; aprendi que acessibilidade é um conceito antropológico multidimensional, muito mais amplo que simplesmente criar rampas e pisos táteis: aprendi solidariedade, companheirismo e paciência de quem consegue mobilizar pessoas de toda a Bahia e tem a sensibilidade de ouvir as pessoas em suas demandas e necessidades, de quem enxerga em nossa incompletude nossa maior potencialidade. Parabéns meu conterrâneo, há uma Bahia para sempre na sua alma”, discursou.




Emocionada, a deputada Fabíola Mansur encerrou a sessão com uma saudação ao homenageado. “Aqui estão reunidas muitas forças: a força da presença das pessoas que lutam pelos direitos humanos, da família, dos conselhos , a força de um governo progressista que reconhece a importância de politicas publicas para as pessoas com deficiência, a força da sua superação da luta e do trabalho. Viva Alexandre Baroni, viva a vida, viva a luta das pessoas com deficiência, que é uma luta de todos nós”.






Publicidade:

Embasa não está cumprindo lei municipal e continua cobrando taxa de religação de água




Uma indicação do vereador Allison Santana (MDB) foi aprovada na Câmara de Vereadores de Macajuba, o projeto de lei nº 224/2017, foi sancionado em novembro de 2017 pela atual prefeita Mary Marques Dias.

A lei municipal tira a taxa de religação de água cobrada pela empresa Embasa.

Infelizmente há quase um ano depois da aprovação da lei municipal, a Embasa continua cobrando a referida taxa, como foi o caso do cidadão Marcos Macedo da Rua Severino Vieira na sede Macajuba, que teve que pagar a taxa de religação da água, nossa produção teve acesso a conta.



Na sessão desta quinta-feira (20) Alison Santana, autor do projeto na Câmara comentou sobre a desobediência da Embasa em não cumprir a lei municipal e disse que soube através de um dos prepostos que a empresa que é estatual só obedecerá a lei em juízo (por decisão da justiça).



Publicidade:

Grupo da prefeita de Macajuba divulga emendas realizadas por Deputado e assunto repercute nas redes sociais



Esta semana um dos assuntos que mais repercutiu nas redes sociais em Macajuba, foi o compartilhamento de um banner falando das emendas realizadas para Macajuba através de um deputado que é apoiado pelo grupo da prefeita Mary Dias, o banner tem o tema Lúcio o deputado Federal que mais trouxe recursos para Macajuba, o banner foi divulgado pelos aliados da atual gestora, virou febre no WhatsApp do povo macajubense, mas o deputado foi criticado pela oposição.

O vereador Everaldo Macedo (PT), que é oposição a prefeita tem feito duras criticas ao deputado durante a suas falas nas sessões da Câmara de Vereadores.

Everaldo faz questão de lembrar que Lucio votou contra ao direito dos trabalhadores no congresso e sobre a prisão de Geddel Vieira Lima, irmão de Lúcio que também é investigado.

Está-se na boca do povo é noticia aqui no líder, Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)



Veja o banner divulgado pelo grupo da prefeita, onde mostra as ações de Lúcio no município:



Publicidade:

Problemas de abastecimento de água, iluminação publica, fogos, chegada de ambulância e sessão da Câmara de Vereadores de Macajuba saiu do controle por alguns minutos



(Foto e Vídeos: Edy Souza/ Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)


Na noite de quinta-feira, 20 de setembro de 2018, acompanhada de muitos fogos que chegaram a atrapalhar o discurso de alguns vereadores, aconteceu mais uma sessão do legislativo de Macajuba, os fogos foi em comemoração a nova ambulância como foi divulgado aqui no líder Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) a comunidade macajubense recebeu uma ambulância no valor de R$ de 78.000,00 (setenta e oito mil reais)

Sendo que R$ 50.603.03 (cinquenta mil seiscentos e três reais e três centavos) foi devolvido pela Câmara de Vereadores, isso quer dizer que o presidente Ivanberg Pamponet economizou e devolveu a prefeitura para ser investido para a população.

Quem iniciou a sessão o uso da tribuna foi o vereador Allison Santana (MDB), que falou com muita propriedade sobre a iluminação publica que foi destacado novamente pelo vereador Neto Macedo (PSB) que vem falando com muita sabedoria sobre o assunto, o vereador Toi, também comentou e disse que a Coelba também tem que fazer a parte dela.

Outro assunto levantado na sessão desta quinta-feira (20) foi a falta de água no município de Macajuba e outros problemas relacionados a Embasa, o vereador Isack, falou sobre valas que são abertas pelos serviços da Embasa e que não são tapados novamente e questionou de quem é a responsabilidade da Embasa ou da prefeitura?.

O tema prosseguiu, o vereador Toi, fez criticas ao abastecimento de água, a vereadora Vanda também comentou sobre o assunto, os vereadores Neto Macedo e Alisson Santana pediram uma parte a Vanda para debater sobre a falta de água, Macedo, disse não entender porque cai agua no Rancho DP que e na casa dele que é próximo não cair, Allison falou da desobediência da Embasa em cobrar a taxa de religação, mesmo depois de uma lei municipal aprovada na Câmara.

Lamentavelmente a sessão chegou a sair do controle, quando o vereador Toi(MDB) na fala de Vanda, rebateu as criticas do vereador Hugo, Toi fugiu do tema e infelizmente um assunto importante foi interrompido, o descontrole foi total, mas nem isso tirou a tranquilidade do presidente que disse que estava feliz e deu seguimento a sessão.

Veja o vídeo:



Outros temas importantes foi a fala do vereador Hugo, que demonstrou preocupação na saúde ao comentar uma matéria do Blog líder Deixa Comigo Macajuba (DCM), que falou que Macajuba está entre as cidades que não atingiram a meta de vacina contra Pólio e Sarampo, falou também sobre um áudio de Cristiano Silva fazendo uma referencia um problema no carro da saúde que leva os pacientes que fazem hemodiálise.

Confira o vídeo:



Neto Macedo (PSB), fez criticas a algumas expulsões no Campeonato Municipal e sobre a agressão de Marlon Prata, que faz parte da organização do Campeonato ao Blogueiro Max, Neto repudiou qualquer tipo de agressão a imprensa e disse que Danilo Oliveira também deveria ter noticiado o fato, pois a imprensa deve ser unida.

Veja o vídeo:



Everaldo Macedo (PT), falou sobre o precatório do Fundef, que foi pago na cidade vizinha de Baixa Grande e Macajuba ainda não foi pago, falou que a gestão atual é desastrosa.

Veja o vídeo:


O Vereador Isack Soares (PSD) voltou a cobrar a limpeza do açude do distrito de Nova Cruz.

Veja o vídeo: 



Netinho do Xodó (MDB), falou sobre a importância do voto para deputados e senadores, falou dos eventos no Rancho DP e da festa do terceirão vespertino.

Veja o vídeo:




Publicidade:

Publicidade Google

Publicidade Google