sábado, 6 de outubro de 2018

Cinco dicas para cuidar dos dentes do bebê, se ligue na agenda da Clionm Clinica Odontológica de Macajuba

(Foto: Ilustração)


Dr Alexandre irá atender nesta segunda-feira dia 08/ o dia todo e na terça o dia todo também.

Agenda já a sua consulta

O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179,fale com a funcionaria Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.

Se ligue nas dicas:

Durante toda a gestação, as mamães geralmente se preocupam em aprender ou relembrar todos os principais cuidados com o bebê. Depois da alta hospitalar, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Um dos cuidados fundamentais se refere ao nascimento dos dentes. Hoje se sabe que, mesmo sendo dentes de leite, eles também podem cariar e ainda – quando não cuidados devidamente – causar problemas para a criança quando surgirem os dentes permanentes. O odontopediatra Danilo Duarte, editor da Revista da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), revela cinco cuidados importantes que não devem ser negligenciados.

1. Higiene bucal do bebê deve começar cedo.
“Após o nascimento do bebê e ainda antes da erupção dos dentes de leite, deve-se iniciar a higiene bucal. A orientação é limpar delicadamente a gengiva, bochechas e língua do bebê com uma gaze embebida em água filtrada ou aquecida. Também há quem prefira optar por uma dedeira de silicone, que simula uma escova de dente infantil. Nesse período, não há necessidade de higienização várias vezes ao dia – duas são suficientes. Dessa maneira, além da limpeza em si, o bebê irá se acostumar, precocemente, com o hábito de cuidar da higiene bucal.”

2. Dente de leite é sempre importante.
“Muitos pais imaginam que os dentes de leite não são importantes, porque serão substituídos pelos dentes permanentes. Essa ideia é equivocada, podendo trazer uma série de problemas para o bebê. Assim, é fundamental a primeira visita ao cirurgião-dentista nos primeiros dias ou meses de vida do bebê, para que o profissional possa explicar aos pais toda a importância da saúde bucal do bebê, bem como criar um vínculo afetivo e profissional entre o núcleo familiar, o bebê e o cirurgião-dentista. Os dentes de leite têm importância fundamental na alimentação e mastigação, na fala e na estética – sendo responsáveis por manter os espaços até a erupção dos dentes permanentes.”

3. Observe os dentes de sua criança. “Os pais (núcleo familiar) são de extrema importância no sistema de manutenção de uma vida saudável de seu bebê – devendo estar permanentemente atentos aos sinais de quaisquer alterações na boca da criança. O primeiro sinal da cárie são manchas brancas e opacas, assim como sangramentos gengivais podem indicar as doenças da gengiva. Além disso, é importante os pais ficarem vigilantes com relação à respiração, deglutição e mastigação da criança, a fim de evitar o uso sistemático de chupetas e mamadeiras, bem como observar outros hábitos inadequados que possam ter início nessa fase da vida.”

4. A hora de começar a escovar os dentes de leite.
“Os dentes de leite começam a ‘aparecer’ na boca do bebê por volta dos seis meses de vida. Entre 24 e 30 meses, a dentição decídua já está completa. O momento mais oportuno para iniciar a escovação é justamente no aparecimento do primeiro dente. Vale lembrar que a escovação deverá ser feita pelos pais (ou cuidadores habilitados), utilizando escova infantil, de cabeça pequena e cerdas ultramacias. O creme dental utilizado é um auxiliar fundamental no controle da cárie e deve ser indicado – especialmente aqueles que contêm flúor. Entretanto, por ser terapêutico, os pais devem ter cuidado em relação à quantidade. O cirurgião-dentista também deverá ser consultado sobre o uso do flúor, de acordo com a necessidade da criança.”

5. Alimentação está alinhada com saúde bucal.
“Encerrada a fase do aleitamento materno, ocorre a introdução gradativa de papinhas, alimentos semissólidos e sólidos. Nesse estágio, é fundamental oferecer à criança alimentos saudáveis, ricos em fibras e pouco industrializados. Os alimentos sólidos (duros) estimulam a mastigação, que, por sua vez, contribui para o crescimento e desenvolvimento da face e da arcada dentária. Ainda aumenta a salivação, que auxilia na limpeza e estabilização do pH da cavidade bucal. É importante ressaltar que o uso excessivo do açúcar não somente é prejudicial aos dentes, como também para a saúde de maneira geral. Sendo assim, os pais devem cuidar muito bem da alimentação na primeira infância sempre ao lado de uma perfeita higiene bucal. Na dúvida, é sempre oportuno consultar um odontopediatra.”


Fonte: Dr. Danilo Duarte, odontopediatra e editor da Revista da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – www.apcd.org.br

Imagem: Anke Thomass / Fotolia




Publicidade:

Barcelona empata com o São Paulo em jogo bastante pegado e com polêmica pelo Grupo A do Campeonato Municipal de Macajuba 2018. Confira o vídeo dos melhores momentos!

Na tarde deste sábado 06 de outubro de 2018 aconteceu mais um jogo pelo Grupo A no Campeonato Municipal de Futebol Amador de Macajuba.

Fotos: Max Ribeiro


No confronto de hoje se enfrentaram Barcelona x São Paulo.



No começo do primeiro tempo o time do Barcelona começou pressionando, teve chances de gols nas cobranças de falta a seu favor, mas desperdiçou todas, já na metade do da primeira etapa, as duas equipes mantiveram o equilíbrio, o time do São Paulo também teve chances de abrir o placar, mas ficou no 0x0 o primeiro tempo.



Já no segundo tempo, as equipes iniciaram com mais sede de gols, muitas faltas duras, jogo pegado, o São Paulo teve um pênalti a favor marcado pelo juiz Tercy, após bola cruzada na área, a bola podia ter resvalado no braço do jogador do Barcelona dentro da área, mas o juiz voltou atrás após conversar com o bandeirinha, os jogadores do São Paulo reclamaram muito após o juiz ter voltada atrás e não ter dado o pênalti qual tinha marcado, e depois desse lance o jogo começou com muitas faltas, o São Paulo cresceu mais na partida, mas não estava conseguindo o gol, Barcelona teve mais uma chance  de fazer o gol mas estava com seu jogador em posição de impedimento, e assim finalizou o jogo, os dois times empataram em 0x0, a situação do São Paulo se complica na 5ª posição com apenas 2 pontos, e segue sem vitórias em 3 jogos 2 empates e 1 derrota, já o Barcelona continua na terceira posição com 5 pontos em 3 jogos 1 vitória e 2 empates.

Momento em que o juiz Tercy volta atrás após ter marcado pênalti a favor do São Paulo / Foto: Max Ribeiro





A classificação atualizada do Campeonato sairá em nosso portal a partir da segunda-feira.

Texto: Max Ribeiro

Publicidade:

Pedir voto no dia das eleições pode levar a prisão, advogado macajubense tira mais duvidas.

(Fotos cedida pela justiça eleitoral)
Sempre no período eleitoral surgem aquelas duvidas de o que pode e o que não pode durante acompanha e no dia das eleições.

Para tirar algumas duvidas de alguns dos nossos internautas neste pleito eleitoral de 2018, fomos atrás de quem intende do assunto, consultamos Dr. Marcelo, um advogado macajubense que é bastante conhecido em ajudar causas sociais e orientações aos seus conterrâneos.

DCM: Nosso internauta perguntou: Pode ir vota com a camisa ou foto do candidato colada no corpo?

Dr. Marcelo: No dia das eleições, pode haver manifestação silenciosa e individual de cada eleitor pelo candidato, partido ou coligação da sua preferência. Ele poderá comparecer ao local de votação utilizando camisa, adesivo, broches e dísticos como expressão da sua posição política. Não pode é haver distribuição desses materiais por candidato nem aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, especialmente próximo aos locais de votação de modo a permitir identificar ainda que indiretamente o candidato ou partido.

Exemplo, pessoas com roupas da mesma cor aglomeradas indicando a preferência por determinado partido.

DCM: A internauta diz: “Eu morava e votava em Salvador, mas me separei estou morando em Macajuba, não transferir meu titulo, eu posso votar nessa eleição? O que devo fazer?”.

Dr Marcelo: No ano eleitoral o eleitor tem um prazo antes do pleito para tirar ou transferir o título de eleitor. Após esse prazo, inicia o chamado interstício eleitoral, durante o qual a justiça se dedica a preparação das eleições. Se o eleitor perdeu o prazo para transferir o título antes das eleições, deverá se dirigir a uma seção eleitoral, no horário de votação, e justificar o voto. A ausência de voto sem justificativa enseja o pagamento de multa e se reiterada, a perda do título.

DCM: Um morador pinchou bem grande o muro da sua casa como nome de um candidato, é permitido a pichação mesmo sendo na residência da pessoa? Pergunta um internauta.

Dr. Marcelo: Não é permitida a pintura ou inscrição em muros particulares, seja em fachadas, muros ou paredes. A lei permite a colocação de adesivos desde que não ultrapasse 0,5 metros quadrados. Não é permitida a justaposição de adesivos a configurar o efeito outdoor.

Lembrando que não é permitida qualquer espécie de propaganda em bens públicos.

DCM: No dia da eleição ainda pode pedir votos?

Dr. Marcelo: O pedido de votos no dia das eleições caracteriza o crime de boca de urna, pode resultar na prisão em flagrante do infrator, o qual estar sujeito a uma pena de detenção de 06 meses a 1 ano



DCM: É proibido presença de candidatos e cabos eleitorais ficar presente onde acontece a votação?

Dr. Marcelo: Os candidatos cujos nomes contam da lista do TSE podem ter acesso a qualquer local de votação independentemente de credencial, exceto para fazer campanha ou pedir voto. Cabos eleitorais não possuem a mesma prerrogativa.

Cada coligação pode designar 02 delegados por município e dois fiscais para cada seção.

DCM: qual a punição para quem faz boca de urna e se ela é proibida também nos grupos de Whatsapp e outras redes sociais?

Dr. Marcelo: Boca de urna, por qualquer meio, é crime eleitoral, sujeita a pena de detenção de 6 meses a um ano

Fica aberto o espaço para suas considerações finais:



Considerações finais: o voto é um direito fundamental intransferível, símbolo da democracia, devendo ser exercido de forma pacífica e consciente , respeitando a pluralidade de pensamento ou opinião. A justiça eleitoral busca assegurar a legitimidade e regularidade do pleito eleitoral, de modo que o resultado das urnas corresponda a vontade soberana do povo, coibindo qualquer tentativa de manipulação ou atentado contra a liberdade de voto.

O juiz eleitoral, no uso do poder de polícia, irá receber e apurar representações não anônimas e instruídas com provas de irregularidades.

Irá também apurar abusos de poder político ou econômico.

Bem como transporte irregular de eleitores ou compra de votos.

Marcelo Pamponet

OAB/BA 34.031

Graduado em direito pela Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Pós Graduação em Ciências Criminais pelo Juspodivm

Pós Graduação em Direito Eleitoral Universidade Anhanguera

Advogado

Vale informar que O Blog líder de Macajuba teve acesso com exclusividade as imagens das urnas que irão ser utilizadas no pleito eleitoral de 2018, onde todas passaram por especificação acompanhadas de perto pela Dra. Marcela França Pamponet, que é a primeira juíza eleitoral residente no município de Macajuba e estará acompanhando as votações além da sede nos povoados de Nova Cruz e Santa Luzia.


Fique atento e vamos fazer uma eleição limpa e democrática.

Publicidade:

Publicidade Google

Loja Esther Top Modas a mais completa da cidade, conta com moda feminina, masculino adulto e infantil.

Sempre com novas coleção e preços baixos de verdade.

Localizada no calçadão em frente a casa lotérica

Organização: Jean Silva e Cleo Silva

Publicidade Google