sexta-feira, 31 de maio de 2019

Hábitos comuns que prejudicam a saúde dos dentes



Compartilhe

Oferecimento: Clionm


Confira a agenda da CLIONM :

Amanhã (sábado,dia 01) pela manhã.
Segunda(dia 03) o dia todo
Terça (dia 04 ) o dia todo.

O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular(com WhatsApp): 074 99956 1978
Fixo: (74) 3259 2179, fale com a Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.

Hábito scomuns que prejudicam a saúde dos dentes

Abrir embalagens com os dentes

Apesar de muito comum, o hábito de abrir embalagens ou mesmo a garrafinha de água com os dentes não é nada saudável para a saúde bucal,De acordo com a especialista, a força excessiva utilizada no gesto pode estressar a estrutura dos dentes, causando fraturas e trincas. Além disso, a embalagem pode permanecer intacta, às custas de um dente bem dolorido.

Morder tampas e pontas de canetas

Assim como abrir embalagens com a boca, forças excessivas e hábitos parafuncionais (involuntários) frequentes acabam causando um estresse excessivo e anormal na estrutura do dente e do periodonto, podendo causar trincas ou fraturas.

Escovar os dentes de qualquer jeito

Muitas doenças bucais envolvem bactérias como causa principal, por isso, uma boa escovação não só ajuda a conquistar um bom hálito, como também previne a proliferação de micro-organismos que prejudicam dentes e gengivas.

Roer as unhas

Roer as unhas é aprentemente um gesto inofensivo, esse hábito é uma válvula de escape para situações de estresse e tensão. E é justamente por isso que abandonar o vício é tão difícil, já que roer as unhas é algo automático, sem intenção (nem por isso menos prejudicial).

O atrito repetitivo acaba levando ao estresse de algumas estruturas dos dentes, que tendem a apresentar lascas e fraturas com mais facilidade, além de contribuir para a retração da gengiva e até a reabsorção radicular do dente, ou seja, um "encurtamento" da raiz do dente.

Café e vinho em excesso

O problema desse hábito não está nas bebidas em si, mas nos corantes presentes em cada uma delas. Tanto o café como o vinho podem, com o tempo, deixar os dentes com um aspecto envelhecido. Por isso, é fundamental escovar os dentes ou enxaguar a boca com água após consumir bebidas muito pigmentadas.

Refrigerantes e açúcar

Açúcares e bebidas ácidas, como os refrigerantes, podem acabar com tecidos importantes para a proteção dos dentes, como o esmalte e a dentina, deixando-os expostos e mais sensíveis


Morder alimentos muito duros

Abusar da sorte e tentar quebrar, triturar ou partir alimentos muito duros, como uma bala de caramelo ou mesmo um pedaço de torresmo, pode levar a fraturas dentárias moderadas e graves, dependendo do caso. Além disso, o hábito promove o desgaste cada vez maior dos tecidos que fazem a proteção dos dentes, como o esmalte e a dentina.

Sucos ácidos

A ingestão excessiva de sucos cítricos contribui para o a desmineralização do esmalte dos dentes, como no caso dos refrigerantes, graças à acidez natural das frutas cítricas.

Cigarros

Fumar não é um bom hábito para a saúde de uma maneira geral. Os dentes, que ficam em contato direto com as substâncias tóxicas expelidas pela fumaça do cigarro, são os primeiros a sentir os efeitos negativos do vício. Isso porque as substâncias presentes no cigarro diminuem a vascularização dos tecidos moles que envolvem os dentes, diminuindo sua capacidade de nutrição e proteção. Em casos de doenças periodontais, como a periodontite avançada, sem possibilidade de tratamento e recuperação, o paciente precisa fazer a extração do dente inflamado.



Fonte: MinhaVida.com.br
Publicidade

Publicidade Google