sexta-feira, 17 de maio de 2019

Como cuidar da saúde bucal das crianças, oferecimento Clionm Clinica Odontológica de Macajuba, se liga na agenda



Compartilhe

© iStock Como cuidar da saúde bucal das crianças

Dr Alexandre vai atender sábado dia 18/ pela manhã.
Segunda 19/ o dia todo.
Terça 20  o dia todo.
Agende sua consulta .

O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179 , fale com a funcionaria Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.


Dica da semana:

Engana-se quem pensa que a higiene oral das crianças deve começar a ser realizada somente após o surgimento do primeiro dentinho. Para preservar a saúde da região, os pais precisam cuidar dela assim que o bebê nasce. Isso mesmo! Até os seis meses de vida, fase em que o pequeno só mama, massagear as gengivas com suavidade usando uma gaze ou fralda de tecido umedecida em água filtrada já é suficiente – afinal, o leite materno protege contra as bactérias que atuam na boca. O ritual, que deve ocorrer após as mamadas, também pode ser feito com uma dedeira, mas é preciso esterilizá-la antes da utilização.

Quando os primeiros dentes saírem, o que geralmente acontece entre o sexto e o nono mês, é hora de iniciar a escovação depois das refeições e à noite. Para isso, compre uma escova de cabeça pequena, com cerdas planas e macias, e use o equivalente a meio grão de lentilha de uma pasta dental sem flúor nos bebês com até oito dentes da frente. Quando os do fundo despontarem, dobre a quantidade. A partir dessa etapa também é importante planejar uma consulta com um odontopediatra, para que o profissional avalie se há algum problema na boca do pequeno. As visitas ao especialista devem acontecer a cada seis meses até os 12 anos, idade em que a criança já pode frequentar o mesmo dentista dos pais dela.



Kit básico

À medida que os dentes forem nascendo um do lado do outro, o fio dental pode ser introduzido na rotina de higiene diária. Assim, além de remover os vestígios de comida que se alojam nos cantinhos escondidos da boca, o que previne as cáries, o pequeno aprende desde cedo a importância de usar o produto.

Com relação à escova, o ideal é ir adaptando o modelo à faixa etária da criança (para saber se está fazendo a escolha certa, basta conferir a indicação na embalagem). Os acessórios infantis, que possuem cerdas macias, também devem ser trocados sempre que apresentarem sinais de desgaste.

Outro item que merece atenção: o creme dental. É preciso utilizar uma pasta específica para crianças, pois esse tipo de produto tem a concentração correta de flúor e o sabor adaptado para elas. Assim que o pequeno aprender a cuspir, geralmente entre os dois e os três anos, a porção ideal será do tamanho de um grão de ervilha. Após os cinco anos, a quantidade de creme dental deve aumentar gradualmente. Os enxaguantes bucais são bem-vindos só depois dos seis anos e, a partir dos oito, a criança pode escovar os dentes sozinha, desde que já tenha sido bem orientada pelos pais nesse sentido. Aliás, vale ressaltar aqui a importância do bom exemplo – se os adultos se preocupam com a higiene oral, os pequenos tendem a seguir o mesmo caminho.

O jeito certo de escovar

Uma escovação impecável não tem muito segredo. O primeiro passo é posicionar a escova paralelamente à linha da gengiva e, com movimentos suaves e circulares, limpar grupos de quatro dentes por cerca de dez segundos. Depois a limpeza deve ser realizada da gengiva em direção à ponta dos dentes, tanto na face externa quanto na interna. Em seguida é hora de escovar os dentes do fundo com movimentos de vaivém. Por último, deslize a escova nas bochechas e na língua, região que acumula muitas bactérias.



Fonte: Este conteúdo é de propriedade intelectual do MSN/Yahoo/Oath e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.



Publicidade

Publicidade Google