Deixa Comigo Macajuba: Como cuidar da saúde bucal das crianças, oferecimento Clionm Clinica Odontológica de Macajuba, se liga na agenda

Ouça ao vivo Web Rádio DCM

Publicidade do Governo do Estado

Publicidade Google

Ouça a matéria em áudio

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Como cuidar da saúde bucal das crianças, oferecimento Clionm Clinica Odontológica de Macajuba, se liga na agenda

|    
© iStock Como cuidar da saúde bucal das crianças

Dr Alexandre vai atender sábado dia 18/ pela manhã.
Segunda 19/ o dia todo.
Terça 20  o dia todo.
Agende sua consulta .

O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179 , fale com a funcionaria Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.


Dica da semana:

Engana-se quem pensa que a higiene oral das crianças deve começar a ser realizada somente após o surgimento do primeiro dentinho. Para preservar a saúde da região, os pais precisam cuidar dela assim que o bebê nasce. Isso mesmo! Até os seis meses de vida, fase em que o pequeno só mama, massagear as gengivas com suavidade usando uma gaze ou fralda de tecido umedecida em água filtrada já é suficiente – afinal, o leite materno protege contra as bactérias que atuam na boca. O ritual, que deve ocorrer após as mamadas, também pode ser feito com uma dedeira, mas é preciso esterilizá-la antes da utilização.

Quando os primeiros dentes saírem, o que geralmente acontece entre o sexto e o nono mês, é hora de iniciar a escovação depois das refeições e à noite. Para isso, compre uma escova de cabeça pequena, com cerdas planas e macias, e use o equivalente a meio grão de lentilha de uma pasta dental sem flúor nos bebês com até oito dentes da frente. Quando os do fundo despontarem, dobre a quantidade. A partir dessa etapa também é importante planejar uma consulta com um odontopediatra, para que o profissional avalie se há algum problema na boca do pequeno. As visitas ao especialista devem acontecer a cada seis meses até os 12 anos, idade em que a criança já pode frequentar o mesmo dentista dos pais dela.



Kit básico

À medida que os dentes forem nascendo um do lado do outro, o fio dental pode ser introduzido na rotina de higiene diária. Assim, além de remover os vestígios de comida que se alojam nos cantinhos escondidos da boca, o que previne as cáries, o pequeno aprende desde cedo a importância de usar o produto.

Com relação à escova, o ideal é ir adaptando o modelo à faixa etária da criança (para saber se está fazendo a escolha certa, basta conferir a indicação na embalagem). Os acessórios infantis, que possuem cerdas macias, também devem ser trocados sempre que apresentarem sinais de desgaste.

Outro item que merece atenção: o creme dental. É preciso utilizar uma pasta específica para crianças, pois esse tipo de produto tem a concentração correta de flúor e o sabor adaptado para elas. Assim que o pequeno aprender a cuspir, geralmente entre os dois e os três anos, a porção ideal será do tamanho de um grão de ervilha. Após os cinco anos, a quantidade de creme dental deve aumentar gradualmente. Os enxaguantes bucais são bem-vindos só depois dos seis anos e, a partir dos oito, a criança pode escovar os dentes sozinha, desde que já tenha sido bem orientada pelos pais nesse sentido. Aliás, vale ressaltar aqui a importância do bom exemplo – se os adultos se preocupam com a higiene oral, os pequenos tendem a seguir o mesmo caminho.

O jeito certo de escovar

Uma escovação impecável não tem muito segredo. O primeiro passo é posicionar a escova paralelamente à linha da gengiva e, com movimentos suaves e circulares, limpar grupos de quatro dentes por cerca de dez segundos. Depois a limpeza deve ser realizada da gengiva em direção à ponta dos dentes, tanto na face externa quanto na interna. Em seguida é hora de escovar os dentes do fundo com movimentos de vaivém. Por último, deslize a escova nas bochechas e na língua, região que acumula muitas bactérias.



Fonte: Este conteúdo é de propriedade intelectual do MSN/Yahoo/Oath e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.



Publicidade

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Publicidade Google

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo