sábado, 25 de maio de 2019

Comunicador de Macajuba está sob recomendação médica por causa de calázio nos olhos, saiba o que isso?



Compartilhe

Comunicando com o povo macajubense há mais de 10 anos, sendo que há 8 anos está a frente do Blog Deixa Comigo Macajuba, recentemente Cristiano Silva, vem tendo um desconforto, isso por que alguns calázios como é chamado pelos oculistas vem surgindo em seus olhos, após uma consulta no oculista o blogueiro vem recebendo recomendações, apesar de manter suas atividades na empresa Deixa Comigo Macajuba de forma normal, o comunicador tem seguido algumas orientações para que o incomodo despareça.


O que é Calázio?
Calázio é uma lesão da pálpebra frequentemente confundida com terçol. A diferença é que, ao contrário do que acontece no terçol, o calázio não surge em decorrência de uma infecção.

Sinônimos
Lipogranuloma da glândula meibomiana, calázia, chalázeo.
Causas
Diferentemente do terçol, a causa de calázio não é uma infecção bacteriana. Ele é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, responsável pela produção de secreção sebácea (um líquido muito fino e oleoso que lubrifica o olho) e que fica situada nas pálpebras superior e inferior, imediatamente atrás dos cílios. A inflamação na glândula causa uma obstrução no duto que permite a saída da secreção. Com a obstrução, a lesão permanece na pálpebra sob a forma de um granuloma, que aumentará de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não conseguir ser eliminada. Essa obstrução leva à formação de um nódulo na pálpebra: o calázio.
Sintomas de Calázio

A evolução de um calázio é muito parecida com a de terçol. A pálpebra geralmente fica:
·         Sensível
·         Vermelha
·         Inchada e quente
Em seguida, conforme a secreção sebácea permanecer presa, a inflamação levará a formação de um nódulo que caracteriza o calázio.
Buscando ajuda médica
Procure um médico se sentir sensibilidade nos olhos acompanhada de vermelhidão e inchaço.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar calázio são:
·         Clínico geral
·         Oftalmologista
·         Dermatologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
·         Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
·         Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
·         Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
·         Quando os sintomas começaram?
·         Você já foi diagnosticado com terçol antes?
·         Você já teve calázio?
·         Os sintomas incomodam?
Diagnóstico de Calázio
Um simples exame da pálpebra do paciente, que ocorre no próprio consultório médico, é capaz de confirmar o diagnóstico de calázio.
Tratamento de Calázio
O tratamento do calázio consiste em compressas mornas. Medicamentos com corticoides e antibióticos são contraindicados no caso de calázio. Se o quadro for reincidente com frequência, o oftalmologista pode optar por realizar uma cirurgia para desobstruir a glândula.

Convivendo/ Prognóstico
O tratamento para calázio com as compressas pode ser feito em casa. A água morna ajuda a suavizar o líquido endurecido que bloqueia o canal, ajudando na drenagem.
Nunca, em hipótese alguma, esprema ou pressione o calázio.
Complicações possíveis
Raramente, um calázio que se curar por conta própria vai deixar uma cicatriz na pálpebra. Este problema costuma ser mais comum após a cirurgia, mas ainda assim é raro. Você pode perder alguns cílios, mas a complicação mais comum é a recorrência do problema.
Calázio tem cura?
O calázio geralmente se cura sozinho e o tratamento não costuma apresentar problemas.
Prevenção
Mãos limpas são sempre o melhor método preventivo para evitar a transmissão de vírus e bactérias, mas também pode ajudar a evitar a ocorrência de calázio. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite passar o dedo no local em que apareceram lesões oculares. Evite novas lesões e a reincidência de lesões antigas.
 




Publicidade

Publicidade Google