Deixa Comigo Macajuba: Postos de saúde de Macajuba abriram neste sábado (04) para o Dia D da vacina contra gripe

Ouça ao vivo Web Rádio DCM

Ouça a matéria em áudio

sábado, 4 de maio de 2019

Postos de saúde de Macajuba abriram neste sábado (04) para o Dia D da vacina contra gripe

|    


O Dia D da vacina contra a gripe foi realizado neste sábado, 04 de abril de 2019, com a mobilização de postos de saúde em todo o país para melhorar a cobertura da vacina junto aos grupos que devem receber a dose.



O Ministério da Saúde anunciou que 41,8 mil pontos de vacinação estiveram abertos e 196,5 mil funcionários foram envolvidos.

A campanha ainda inclui 21,5 mil veículos terrestres e fluviais, que levam as vacinas contra o vírus influenza a locais de difícil acesso para a população.



Neste sábado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em evento do "Dia D" da imunização contra a doença, defendeu que as pessoas se vacinem: “As gerações mais novas não sabem o drama do que é uma sequela de pólio, uma cegueira do sarampo, uma encefalite da caxumba e às vezes arrisca. Escuta fake news e acha que a vacina tem alguma... Não, a ciência está aí pra nos ajudar".



Em Macajuba os PSF também estiveram abertos para atender ao dia D da vacina contra gripe, o coordenador do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) Cristiano Silva esteve no PSF do distrito de Nova Cruz, onde a movimentação foi pouca.



Bruna Santos, que é jovem aprendiz do DCM, esteve no PSF de Macajuba e na Praça de Eventos, onde também estava tendo vacinação, ela constatou que comparada aos outros dias normais sem ser o dia D, o movimento também estava pequeno.



Vale lembrar que neste domingo (5) a equipe da saúde estará com uma unidade móvel na feira livre para continuar vacinando contra a gripe.



Campanha nacional
Até sexta-feira, 14,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no Brasil. Mesmo quem não conseguir se vacinar neste sábado pode comparecer aos postos até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, de cerca de 59,5 milhões de pessoas.

O ministério investiu R$ 968,9 milhões na aquisição de 64 milhões de doses de vacina neste ano.



Quem deve tomar a vacina?


As vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a:

· Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;

· Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;

· Idosos;

· Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.

· Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.

Quem não faz parte dessas categorias pode adquirir a vacina contra a gripe na rede privada por cerca de R$ 100 a 150.

A vacina não é capaz de causar a gripe em quem recebe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.



Publicidade

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção: Lais e Robson. AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo