sexta-feira, 7 de junho de 2019

Começa hoje na França a 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino



Compartilhe


A 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA será realizada na França entre os dias 7 de junho a 7 de julho. Neste ano, 24 equipes disputam o título. Desde 1991, a copa feminina ocorre de quatro em quatro anos. Os Estados Unidos são tricampeões (1991, 1999 e 2015) ; a Alemanha (2003, 2007), bicampeão; Noruega (1995) e Japão (2011) têm um título cada.
A abertura está marcada para hoje (sexta-feira,07), a partir das 15h.
São estreantes na Copa da França 2019: África do Sul, Jamaica, Chile, e Escócia. Disputaram todas as edições: Nigéria, Estados Unidos, Brasil, Japão, Noruega e Suécia.


Como funciona a disputa
As quatro equipes de cada grupo jogam entre si dentro do próprio grupo, classificam-se as duas primeiras de cada grupo, e as quatro melhores terceiro-colocadas.
Na fase seguinte, as 16 seleções iniciam então o mata-mata com oitavas de final, quartas de final, semifinais, disputa do terceiro lugar e final.

Transmissão
Pela primeira vez na história, todos os jogos serão transmitidos. Na televisão aberta, Rede Globo e Bandeirantes vão exibir as partidas, enquanto o SporTV e a Band Sports transmitem na TV fechada.

E o Brasil?


O Brasil está em décimo lugar no ranking da Fifa. Participou de todas as edições da Copa, mas chegou à final em apenas uma, em 2007 (quando perdeu para Alemanha)
Na Olimpíada de 2016, realizada no Brasil, a seleção foi derrotada na semifinal, pela Suécia.
A escalação atual inclui nomes que jogam em times nacionais e internacionais.
Não dá para deixar de mencionar a sua grande estrela, Marta (também capitã e camisa 10). Ela já foi premiada com o título de melhor jogadora do mundo seis vezes, um recorde mundial, e é também a maior artilheira da copa, com 15 gols. Mas ela anunciou que esta será sua última Copa, será também a última das jogadores Cristiane e Formiga (que tem 41 anos).

(FORMIGA, MARTA E CRISTIANE)

O treinador da equipe é Vadão, que já comandou times masculinos brasileiros como o São Paulo e o Atlético Paranaense. Em 2014, ele assumiu pela primeira vez o comando da seleção feminina, deixando o posto entre 2016 e 2017, após a derrota na Olimpíada. Nesse período, assumiu Emily Lima, que, no entanto, foi demitida em setembro de 2017 (quando o cargo seria reassumido por Vadão).

Nesta primeira fase, o Brasil joga primeiro contra a Jamaica no dia 9 de junho.
Depois, enfrenta a Austrália no dia 13 e a Itália no dia 18.

Publicidade


Publicidade Google