quarta-feira, 5 de junho de 2019

Caso Neymar: o que se sabe até agora sobre a acusação de estupro



Compartilhe

Na sexta feira (31/05) uma brasileira registra um Boletim de Ocorrência na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher de São Paulo acusando Neymar de estupro. Segundo a versão da vítima descrita no BO, eles teriam se conhecido através do Instagram, trocaram mensagens por aplicativo e Neymar a convidou para uma visita em Paris, onde ele joga, oferecendo passagens e hospedagem. Ela conta que um assessor do jogador, chamado Gallo, resolveu os detalhes da viagem até ela chegar na cidade, no dia 15 de maio, e se hospedar no Hotel Sofitel Paris Arc Du Triomphe. Neymar teria chegado ao hotel de noite, “aparentemente embriagado” e, segundo relato da mulher, ambos teriam conversado e trocado carícias, mas o jogador ficou agressivo e praticou relação sexual contra a vontade dela. A brasileira voltou ao Brasil dois dias depois e não denunciou imediatamente porque estava “abalada emocionalmente e com medo de registrar os fatos em outro país”, explicou
Já no sábado, dia 1 de junho, O BO chega a conhecimento público através de matéria no Portal UOL, revelando o conteúdo da denúncia. No mesmo dia, em entrevista ao programa do Datena, na Band, Neymar da Silva Santos, pai de Neymar, confirmou que o filho se encontrou com a mulher, mas que a relação entre os dois foi consentida. Falou também que esperava o BO, uma vez que Neymar teria terminado a relação com a mulher e sofrido uma tentativa de extorsão relacionada com o caso. 

                   

Na noite deste mesmo sábado, Neymar utilizou o IGTV (recurso do Instagram), para subir um vídeo se defendendo da acusação de estupro. Nele, se diz vítima “uma armadilha”, alega que quem o conhece sabe que jamais faria “uma coisa desse tipo” e avisa que vai expor toda a conversa que teve com a mulher através do WhatsApp para que o público possa ver tudo que aconteceu. Após o fim do seu pronunciamento, o vídeo segue com imagens da conversa que o jogador teve com a mulher pelo aplicativo, desde antes de ela deixar o Brasil. A conversa traz, entre conteúdos de conotação sexual, fotos íntimas enviadas por ela ao jogador e mensagens que, para Neymar, defendem a versão de que a relação foi consentida. As mensagens divulgadas param em 16 de maio, dia seguinte ao encontro, quando ela reclamava que estava à espera de Neymar. “Você não vem e tá dando mancada me deixando esperando”, dizia a última mensagem mostrada pelo jogador no vídeo.

                     

No domingo, dia 02 de junho pela manhã, a Polícia Civil do Rio de Janeiro enviou uma viatura à Granja Comary. O delegado da 110ª DP de Teresópolis, Rio de Janeiro, Bruno Gilaberte e um inspetor de polícia se encontraram com a administração da concentração da seleção, que confirmou a ausência do jogador, que estava de folga; ele chegaria horas depois de helicóptero.
Procuravam o jogador para que prestasse esclarecimentos sobre a divulgação do conteúdo e das imagens divulgadas. Eles investigam se o fato pode ter violado o artigo 218 do Código Penal, que criminaliza a divulgação de imagens que façam apologia a sexo, nudez ou pornografia sem o consentimento da vítima.

Na madrugada de segunda-feira(03/06), o Instagram retirou do ar o vídeo em que Neymar expôs a conversa com a mulher. Segundo a rede social, “o conteúdo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do Instagram”, referindo-se às fotos expostas na conversa.
Na manhã do mesmo dia, Neymar pai volta à Band, no programa Aqui na Band, para defender seu filho. Afirma que o jogador divulgou as conversas e as fotos porque não tinha escolha. Ainda no programa, o pai do jogador revelou que houve um segundo encontro entre Neymar e a mulher no hotel em Paris. “Ela queria de qualquer jeito que ele fosse ao hotel de novo. Ele foi e ficou 10 minutos no segundo dia, quando viu o celular em pé na parede. Percebeu que estava filmando. Ela agride ele, ele se joga para a cama e tenta acalmar ela. Ele acalma ela, sai do hotel e emite a passagem do retorno. O Neymar também tentou filmar e gravar a conversa, mas ele erra tudo. Não consegue. Ali viu que podia ser uma armadilha. Depois desse segundo encontro eles não se falam mais, e ela mandou mensagens ameaçadoras depois”. O pai afirma saber que a mulher tem imagens: "ela mandou coisas para o Neymar dizendo que tem o vídeo. Seria importante ela soltar".



No fim da manhã do mesmo 3 de junho, o treinador da seleção brasileira Tite concedeu entrevista coletiva com o coordenador Edu Gaspar e o auxiliar Cleber Xavier. A grande maioria das perguntas se referia ao caso de Neymar. Tite afirmou que não vai julgar o atleta, com quem tem há três anos “uma relação transparente, verdadeira e leal”, mas ressaltou que ele é “tecnicamente imprescindível” e que “a seleção está acima de todos nós”. Edu Gaspar revelou que foi atrás de uma assessoria jurídica para auxiliar a CBF e o jogador.


                   

Enquanto Tite dava entrevista coletiva, policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) foram à Granja Comary para entregar uma intimação para que Neymar preste depoimento na sexta-feira (7 de junho) sobre a divulgação de fotos íntimas da mulher na internet.

Na noite de terça feira (04) a seleção viajou para Brasília, no jogo contra o Catar, Neymar deverá ser titular, depois o time segue para Porto Alegre, sem passar pelo Rio de Janeiro e São Paulo (cidades nas quais o jogador é investigado pelos crimes) para disputar o último amistoso antes da Copa América no dia 09/06 contra Honduras. No entanto, Neymar deveria se apresentar na sexta feira (07/06) no Rio para prestar depoimento à DRCI.


Fonte: El País 

Publicidade


Publicidade Google