Deixa Comigo Macajuba: Você sabe porque Junho é o mês da Parada do Orgulho LGBT?

Publicidade Google

Ouça ao vivo Web Rádio DCM

Publicidade Google

Ouça a matéria em áudio

domingo, 30 de junho de 2019

Você sabe porque Junho é o mês da Parada do Orgulho LGBT?

|    
São Paulo é a casa das maiores Paradas do Orgulho LGBT do mundo. Já é tradição: no domingo do feriado de Corpus Christi, pessoas de todo o Brasil se reúnem na icônica AVENIDA PAULISTA para celebrar a diversidade e lutar pelos direitos da comunidade LGBT. Mas porque sempre em Junho?



Não só no Brasil que Junho é o mês das diversas celebrações e protestos em favor dos LGBT. Essa história começou nos Estados Unidos, em Junho de 1969, com a Revolta de Stonewall. Até os anos 1960 os Estados Unidos tinham uma legislação anti-LGBT muito cruel, era CRIME amar alguém do mesmo sexo, mesmo se fosse dentro de casa e consensual. Um relacionamento LGBT , até os anos de 1960 podiam levar até a prisão perpétua nos EUA. Castração, choque elétrico e até lobotomia ( cirurgia que retirava parte do cérebro do paciente) eram usadas para tentar "curar" os homossexuais.

Claro que essa situação era insustentável, e pouco a pouco a comunidade LGBT foi se organizando.Nos anos de 1960 havia ainda poucos lugares que que aceitavam LGBTs  com tranquilidade, mas um deles, em Nova York era o bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village esse bar era conhecido, aliás, por reunir a parcela mais marginalizada da comunidade: trangêneros, homens gays afeminados, mulheres lésbicas masculinizadas, drag queens, etc.
A época era propícia para colocar o dedo na ferida de questões delicadas. Os anos de 1960 foram marcados pela contracultura e os movimentos pelos direitos humanos e contra a guerra estavam em alta.
Em 1969, cansados de tanta injustiça a comunidade LGBT que se reunia no bar se revoltou, durantes dias eles enfrentaram a policia, que fazia batidas frequentes no bar, agindo contra os frequentadores com violência e opressão.
Jornais como o New York Times e o New York Post cobriram o acontecimento. O que começou com uma revolta se tonou em uma luta pelos direitos LGBT de uma forma mais ampla.


A primeria edição da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo aconteceu em Junho de 1977, recebeu mais de 2 mil gays, lésbicas, travestis, e ativistas para celebrar o orgulho e protestar contra o preconceito.
Em 2018 o slogan aplicado é Poder  LGBTI+ incluído pela primeira vez as pessoas Intersexo e o "+" que abrange outras possibilidades de sexualidade que existem mas não estão contempladas na sigla.
Fonte: M de Mulher

Publicidade
25 Sabores: Abacaxi/ Abacaxi com hortelã/Açaí/Acerola/Cacau/Caju/ Cajá/ Cupuaçu/Graviola/Goiaba/Manga/Mangaba/Maracujá/Morango/Tamarindo/Tangerina/Umbú/ Uva. Polpas de 100gr é 1kg.

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção: Lais e Robson. AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Publicidade Google

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo