Deixa Comigo Macajuba: Por que você não consegue dormir sem um cobertor, mesmo se estiver quente

Publicidade Google

Ouça ao vivo Web Rádio DCM

Publicidade Google

Ouça a matéria em áudio

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Por que você não consegue dormir sem um cobertor, mesmo se estiver quente

|    
Começar e permanecer dormindo durante os dias mais quentes às vezes pode parecer mais trabalhoso do que, bem, o seu trabalho. Você sabe que uma solução fácil para ficar tranquilo e dormir melhor seria jogar suas cobertas para fora da cama - mas não importa o quão suado e desconfortável você esteja, você não pode se livrar completamente de um lençol ou cobertor.

Você pode se esbaldar em um banho frio antes de ir para a cama, ou enrolar uma perna por cima da outra, ou colocar um ventilador diretamente ao seu lado. Você pode até se sentir corajoso o suficiente para dormir com a parte de trás do seu corpo exposta (enquanto a metade da frente fica coberta). Mas se livrar desse lençolzinho te cobrindo inteiramente? Isso é coisa de maluco.

Mas por que dormir sem as cobertas é um problema, apesar de poder melhorar exponencialmente a qualidade do seu sono? 

Cobertores e lençóis são geralmente acessórios de sono úteis...

“Nosso ritmo circadiano está ligado à temperatura, e uma queda na temperatura corporal ocorre logo antes de dormir”, explicou Ellen Wermter, enfermeira e porta-voz do Better Sleep Council.

Sua temperatura continua a cair durante a noite. É a maneira de o seu corpo conservar energia para poder ser redirecionado para outros sistemas, como a digestão.
Lençóis e cobertores evitam que a temperatura do seu corpo caia muito e te acordem, o que dá ao seu organismo a chance de completar seus processos restaurativos sem interrupção.

... Mas durante o tempo quente, nem tanto.

Quando o calor está sufocante, nosso ritual de edredons pode funcionar contra nós mesmos. “Quando você já está quente, aumenta ainda mais a temperatura e cria um forno a vapor na sua cama”, disse Wermter.

Como a queda natural na temperatura corporal logo antes de dormir é uma sugestão de que é hora de desligar, os tempos muito quentes fazem seu cérebro pensar que é hora de ser ativo, não de descansar.

E mesmo que você consiga adormecer, as chances são de que você não consiga dormir a noite toda. “Sua temperatura média deve subir o suficiente para acordá-lo enquanto seu corpo trabalha para se resfriar”, disse Wermter.

Isso fragmenta seu sono.

Romper com as cobertas não é tão fácil quanto parece.

Enquanto a queda inicial na temperatura do corpo é uma sugestão para o sono, se enfiar debaixo das cobertas também é um aviso de que o seu corpo está cansado. (Os especialistas chamam essas dicas de “associações de início do sono”.) ”É parte da sua rotina e, sem ela, seu cérebro sente que algo está faltando e pode achar difícil relaxar”, disse Wermter.

Além disso, é uma coisa de conforto.

Durante a fase do sono conhecida como REM, os níveis de serotonina diminuem. A serotonina é o neurotransmissor mais conhecido por incentivar sentimentos de calma, disse Sanam Hafeez, neuropsicólogo e professor adjunto da Universidade de Columbia, em Nova York.

“O uso de cobertores está associado a níveis mais altos de serotonina, o que significa que eles podem nos ajudar a dormir melhor. Pode ser que o peso da cama cause uma estimulação de pressão profunda que ativa o sistema nervoso parassimpático, aumentando potencialmente os níveis de dopamina (outro neurotransmissor que estimula o humor) e de serotonina em alguns indivíduos,” explicou Wermter.

Então, se usar as cobertas pode, paradoxalmente, fazer você tanto perder o sono durante o
 tempo quente quanto mantê-lo confortável, qual é a melhor decisão?

Veja como os especialistas sugerem que você ajuste sua roupa de cama para ficar fresquinho e bem descansado.

Tome um banho quente antes de dormir.

“Quando você aquece rapidamente seu corpo no chuveiro, você ativa seu processo natural de termorregulação”, disse a neurocientista Chelsie Rohrscheib, especialista em sono na Austrália e membro do Sleep Cycle Institute.

Em outras palavras, a água em sua pele evapora após o banho, esfriando o seu coração rapidamente e dizendo ao seu cérebro que é hora de dormir. O resultado? Suas cobertas vão se sentir mais como um oásis aconchegante e menos como uma panela de pressão.
Comece por etapas.

Se sair de um cobertor mais pesado para nenhum lençol é uma medida drástica, experimente ir diminuindo gradualmente as suas coberturas ao longo das noites.
“Isso dá ao seu cérebro tempo para se ajustar à diferença de peso enquanto você troca seus cobertores por aqueles que são mais finos e respiram mais facilmente”, disse Wermter.

Durma de calcinha ou cueca.

O pijama pode causar ainda mais calor e ser difícil de remover no meio da noite sem atrapalhar o seu sono, disse Wermter. Prefira a sua roupa íntima.
Invista em um travesseiro refrescante.

Sua temperatura cerebral precisa cair 1 ou 2 graus antes de adormecer, explicou Rohrscheib. Em ambientes quentes, isso pode ser um feito complicado. Almofadas de resfriamento são uma maneira conveniente de acelerar o processo, bem como para aumentar a probabilidade de você permanecer dormindo a noite toda.

Experimente um cobertor de resfriamento ...

“Eles são projetados para mantê-lo fresco sem perder os benefícios sensoriais de um cobertor mais espesso”, disse Hafeez. Feitos de de algodão leves e escovadas, cobertores resfriados criam aquele ambiente aconchegante de flanela sem aprisionar o calor.
... Ou um lençol de lycra.

Estes podem lhe dar a sensação de casulo que você deseja sem o volume e o calor de um cobertor mais pesado, de acordo com especialistas.

Aconchegue-se com um travesseiro corporal.

Um travesseiro que se adapte a seu corpo com uma espuma flexível e um tecido que permita a sua pele respirar. 

Mantenha os seus pés livres.

Manter os seus pés frescos pode ajudar a diminuir a temperatura geral do corpo.

Dê a si mesmo um espaço.

Dormir perto do seu parceiro pode aumentar o índice de calor, disse Wermter. Se o seu colchão for grande o suficiente, ofereça espaço suficiente para regular melhor as temperaturas corporais individuais.





Fonte: MSN Notícias




















Publicidade

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção: Lais e Robson. AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Publicidade Google

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo