Deixa Comigo Macajuba: Médico Angiologista estará atendendo na Clínica Santa Luzia em Macajuba nesta sexta-feira (20), confira a importância desse profissional

Publicidade Google

Ouça ao vivo Web Rádio DCM

Publicidade Google

Ouça a matéria em áudio

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Médico Angiologista estará atendendo na Clínica Santa Luzia em Macajuba nesta sexta-feira (20), confira a importância desse profissional

|    
Você sabe o que faz um angiologista? Esse médico especialista em problemas que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos, é muito importante para a manutenção da sua saúde, prevenir doenças e evitar complicações.
Assim, com o intuito de esclarecer melhor a atuação desse profissional, separamos as informações relevantes sobre patologias que ele trata, a importância de marcar uma consulta e sinais de que já está na hora de procurar um angiologista.
O que faz um médico angiologista?
Angiologia é a especialidade médica responsável por cuidar dos vasos do sistema circulatório, o que inclui as artérias, as veias e também o sistema linfático. Essas estruturas são fundamentais para o bom funcionamento geral do organismo. Os vasos sanguíneos transportam o sangue para todos os tecidos, órgãos e membros do corpo e, assim, abastecem o corpo com oxigênio e nutrientes necessários para a sobrevivência.
Já o sistema linfático atua especialmente na área imunológica, e a linfa — nome do líquido orgânico presente — é um derivado do sangue composto por proteínas, lipídios e glóbulos brancos, que são as células de defesa.
Desse modo, o angiologista é o especialista que vai detectar e tratar doenças circulatórias ainda na fase inicial, além de aplicar medidas de prevenção como alimentação e hábitos de vida mais saudáveis para evitar a necessidade de intervenções cirúrgicas.
Diferentemente do cirurgião vascular, que realiza métodos invasivos para tratar problemas circulatórios, o médico especializado em Angiologia atua apenas na parte clínica. No entanto, esses dois profissionais trabalham em conjunto para fechar um diagnóstico mais completo e definir o melhor tratamento.
Quais são as principais doenças que esse especialista trata?
A seguir, separamos as principais doenças que acometem o sistema circulatório e que são diagnosticadas e tratadas pelo médico angiologista. Descubra quais são elas!
Varizes
As varizes são uma doença que acontece nas veias responsáveis pelo transporte de sangue rico em gás carbônico, dos órgãos e membros para o coração e pulmões. Essas estruturas são responsáveis pelo retorno sanguíneo e têm elevada elasticidade para cumprir essa função.
O que acontece, no entanto, é que com o envelhecimento, as veias sofrem dilatações e o trabalho de fazer o sangue retornar se torna ineficiente. Nesse contexto, há o acúmulo sanguíneo em alguns pontos e se formam as varizes.
Aneurisma
O aneurisma também é uma dilatação que, ao contrário das varizes, acontece nas artérias — estrutura responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para os tecidos. Essa condição é desencadeada por fatores de risco como a hipertensão arterial, e a sua principal complicação é o rompimento do vaso, que pode acontecer no cérebro e na aorta, por exemplo.
Vasculite
A vasculite consiste em uma inflamação dos vasos que acomete tanto as veias como as artérias, o que interfere na função dessas estruturas e diminui a velocidade do transporte sanguíneo. Dependendo da região em que ocorre, principalmente quando o problema está em órgãos vitais, ela pode desencadear consequências graves para a saúde.
Aterosclerose
Decorrente do acúmulo de placas de gordura nos vasos do sistema circulatório, a aterosclerose é uma doença que evolui progressivamente e provoca a obstrução da passagem sanguínea, o que pode levar o paciente a óbito. É dessa condição, inclusive, que costumam ocorrer os infartos, doença caracterizada pelo rompimento da artéria coronária, vaso que leva sangue ao músculo cardíaco.
Acidente Vascular Cerebral
Outra doença que ocorre devido a aterosclerose, nesse caso em artérias do encéfalo, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nela, ocorre a obstrução da passagem sanguínea para o cérebro, o qual é afetado pela falta de oxigênio conforme a região atingida.
Entre as consequências do AVC estão dificuldades em se movimentar, falar, paralisia de um lado do corpo e diversos outros sintomas que afetam o paciente. Vale destacar que o angiologista também tem um papel de destaque para identificar e tratar as seguintes doenças:
·         trombose venosa profunda;
·         embolia pulmonar;
·         linfagite;
·         síndrome de Raynaud;
·         fístulas arteriovenosas;
·         pé de diabético;
·         neuropatia diabética.
Que técnicas o angiologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?
O médico angiologista dispõe de diversas técnicas para diagnosticar as patologias que acometem os vasos do sistema circulatório e linfático. Entre elas:
·         angiografia;
·         eco doppler;
·         capilaroscopia;
·         radiografia;
·         cintilografia;
·         tomografia;
·         ressonância magnética.
Quanto ao tratamento, além das medicações e hábitos saudáveis que são prescritos pelo clínico, ele também tem a permissão de realizar algumas intervenções ambulatoriais pequenas. Como:
·         escleroterapia de varizes com ou sem espuma;
·         aplicação de laser transdérmico para tratamento de hemangiomas e varizes;
·         curativos em úlceras.
Todavia, cirurgias maiores, que exigem a internação do paciente, só podem ser realizadas pelos cirurgiões vasculares, que têm sua formação voltada para técnicas operatórias.
Qual a importância de consultar um médico angiologista?
A importância de procurar esse médico gira em torno da prevenção e diagnóstico precoce de doenças do sistema circulatório e linfático que podem afetar a sua vida de forma muito negativa. Dessa forma, é possível receber recomendações de cuidados diários e diminuir os riscos de complicações para quem sofre com problemas vasculares como amputações, ulcerações, ferimentos que não cicatrizam, danos cerebrais e em outros órgãos vitais.
Quando ele deve ser consultado?
Na grande maioria das vezes, as doenças vasculares são silenciosas e só são detectadas em um estágio mais avançado. Isso afeta o controle e tratamento do problema, além de gerar danos graves à saúde do paciente e levar ao óbito.
Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível. Ao perceber qualquer sinal ou sintoma de doença vascular, procure um médico angiologista, especialmente se você já está perto da terceira idade — período em que essas patologias são mais frequentes.
Quais são os principais sinais que indicam a necessidade de agendar uma consulta?
Para que você saiba identificar quais são os sinais que indicam que está na hora de se consultar com um angiologista, fizemos uma lista para você:
·         dores nas pernas, especialmente ao caminhar;
·         inchaço nos membros;
·         sensação de pernas pesadas;
·         queimação nos pés e nas pernas;
·         dormência nas panturrilhas;
·         coceira crônica;
·         câimbras e formigamentos;
·         veias mais azuis e roxas que o normal.
E aí, gostou de descobrir o que faz um angiologista? Então, que tal prevenir as doenças vasculares e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!
Com o BoaConsulta, você pode agendar um horário com angiologista de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!


 



Publicidade

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção: Lais e Robson. AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Publicidade Google

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo