domingo, 13 de outubro de 2019

8 maneiras infalíveis de incentivar a criança a escovar os dentes, se ligue na agenda da Clionm Clínica Odontológica de Macajuba



Compartilhe

Nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2019, Alexandre Copello irá atender só no período da tarde e terça-feira,14 o dia todo.
O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179, fale com a funcionária Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.

Dicas da semana:
Muitos pais não sabem de que maneira resolver o dilema de como incentivar a criança a escovar os dentes. A hora da escovação dental, normalmente, oferece muita resistência e isso pode se tornar uma constante dificuldade para os adultos.
Sabendo de todos os problemas que uma escovação inadequada pode ocasionar, tais como cáries, mau hálito e gengivite, os pais e responsáveis precisam encontrar a melhor maneira de estimular os filhos, tornando esse momento uma prática cotidiana divertida e não uma obrigação que cause sofrimento aos menores.
Se você não sabe o que fazer para torná-la um hábito agradável, você vai adorar as nossas 8 maneiras infalíveis para estimular seus filhos a escovarem os dentes. Veja:
1. Escove os dentes juntos
Após o jantar em família, a hora de escovar os dentinhos também pode se tornar um momento coletivo, transformando a ocasião em uma forma divertida e criativa ao invés de uma obrigação chata.
Mas se você não imagina como fazer isso, fique calmo! Na dica 8 te daremos muitas ideias para facilitar esse processo.
2. Seja um espelho de boas maneiras
Se os pais não escovam os dentes e não usam o fio dental, a criança não terá em quem se espelhar e achará a tarefa dispensável. Porém, se os adultos possuem uma cultura de escovar os dentes corretamente, higienizar a língua e usar o fio dental, os pequenos imitarão a atitude.
Além disso, é importante, após a escovação, parabenizar a criança demonstrando orgulho pela tarefa concluída, abraçando-a e transmitindo muito carinho, para que ela possa sempre se espelhar no afeto e em boas maneiras.
3. Explique de uma forma lúdica o processo da escovação
Não devemos assustar as crianças apresentando estratégias negativas, como monstros das cáries ou bichos pavorosos que comem os dentes. É possível buscar histórias lúdicas com fotos (não assustadoras, claro!) do que realmente acontece quando há e quando não há uma boa escovação.
É sempre importante estimular os pequenos com estratégias positivas, mostrando, por exemplo, que escovando os dentes corretamente eles terão um belo sorriso, um hálito fresco e os dentes brilhantes.
4. Jamais altere sua voz ou brigue
Lembre-se sempre de que não adianta brigar, dar uma ordem ou ficar irritado na hora de mandar a criança escovar os dentes. O momento precisa ser de compreensão, para não prejudicar o entendimento da criança.
Uma alternativa para isso é os pais se abaixarem na mesma altura dela, falarem com um tom firme, mas carinhoso, argumentando sobre a importância do que estão fazendo.
5. Adapte o ambiente para incentivar a criança a escovar os dentes
É importante que ela consiga se enxergar no espelho e tenha acesso à pia, quando já estiverem escovando sozinhas. Um banquinho e um copo plástico para que ela consiga pegar a água podem resolver essa situação de uma forma simples.
Alguns pais adquirem um banheiro de brinquedo (pia e espelho) para que a criança possa se familiarizar com o ambiente, podendo ser instalado no mesmo local para que ela faça a higienização bucal de uma forma lúdica.
6. Deixe a criança escolher sua escova e pasta de dente
Como um incentivo à escovação, leve-a junto com você à farmácia para que ela possa escolher sua própria escova e creme dental, dentre aqueles adequados a sua idade.
Existem múltiplas escovinhas divertidas, com personagens, coloridas, que piscam, bem como pastas com sabores. Assim, ela vai associar os cuidados com a boca a um momento de bem-estar e diversão.
7. Leve as crianças a um dentista profissional e divertido
A criança não pode associar a cadeira do dentista a um local ruim, mas sim deve considerar o profissional como alguém que vai ajudá-la a tratar os dentinhos e a ter um sorriso saudável.
Se possível, procure um bom dentista, preferencialmente um Odontopediatra, que atenda em um consultório com um cenário amigável e tenha sabedoria e paciência para tratar dos pequenos.
8. Use a criatividade a seu favor
Lembra que falamos sobre a criatividade ser uma ótima aliada? Então, vamos listar algumas ideias para tornar o momento mais divertido e descontraído:
  • Operação contra cáries: compre uma fantasia divertida para vocês interpretarem a “operação contra cáries”, eliminando todas as sujeirinhas da boca;
  • Musicalização: faça uma playlist bem animada com músicas de que a meninada goste para que vocês possam fazer alguns movimentos de dança enquanto escovam os dentes;
  • Filmes e vídeos: encontre filmes, vídeos e séries em que os personagens apareçam indo ao dentista ou escovando os dentes. Depois disso, conversem a respeito, explicando porque o que foi visto é um bom exemplo;
  • Aulinha de escovação: a cada dia, um membro da família dá uma aula de escovação, ensinando como fazer os movimentos corretamente;
  • Cada um com uma tarefa: distribua as tarefas, como, por exemplo, alguém da família colocar a pasta de dente na escova de todos, enquanto outra pessoa pega a água no copo para fazer o enxágue bucal;
  • Histórias: as histórias infantis podem ser grandes aliadas. Use-as como base e invente a sua própria. Por exemplo, diga que o personagem de que a criança mais gosta tem um sorriso lindo porque escova os dentes diariamente;
  • Faça brincadeiras: as crianças podem escovar os dentes dos pais e vice-versa. Outra brincadeira pode ser o jogo da imitação, onde um faz o movimento e todos precisam imitar.
É necessário ser muito criativo e ter bastante paciência para fazer com que a criançada escove os dentes corretamente pois, na maioria das vezes, a atividade é mais trabalhosa do que parece. Mas a responsabilidade de escovar os dentes é do adulto, portanto busque sempre novas alternativas para tornar esse momento agradável e divertido para todos.






Publicidade

Publicidade Google