domingo, 20 de outubro de 2019

Colégio Estadual de Macajuba realizou evento do Outubro Rosa pelo terceiro ano consecutivo



Compartilhe




Nos dias 17 e 18 de outubro aconteceram Eventos sobre a Campanha Outubro Rosa, tendo como organizadores: professora Jozinete Macêdo e os alunos do 2°A Matutino e 2° A Noturno, com apoio e colaboração da coordenação, direção, funcionários, várias turmas e a comunidade.




No dia 17 de outubro (Quinta-feira) deu início a campanha do CECC no Turno Noturno com várias atividades: entrevista, vídeos, desfile, sorteio, etc.












A Campanha outubro rosa, teve como objetivo lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama e a indispensabilidade de um diagnóstico precoce quando falamos na maior possibilidade de cura,o câncer de mama é o segundo mais comum no mundo e o primeiro entre as mulheres, atingindo 22% da população feminina global, por isso é tão relevante alertar a população sobre a doença, quebrando um tabu e lembrar que a detecção precoce pode começar a ser realizada com o toque em seu próprio corpo.



A informação é o primeiro passo para a prevenção e o diagnóstico precoce. Informe-se e espalhe conhecimento em casa, no trabalho, na escola, entre amigos.




No dia 18 de outubro (Sexta-feira) o evento aconteceu no Turno Matutino, com várias atividades: Ação: Seu Cabelo Vale um Sorriso, vídeos, poesias, paródia, desfile, peça teatral, etc. 








A ação da campanha outubro rosa " Seu Cabelo Vale um Sorriso" tem como objetivo arrecadar doações de cabelo e ajudar as mulheres que perderam seus fios após o tratamento de câncer, devolvendo à elas a auto-estima. Infelizmente esse é um dos efeitos colaterais da quimioterapia. Conseguimos arrecadar 13 doações de cabelos, que serão entregues ao GRUPO DE APOIO À CRIANÇAS COM CÂNCER - BAHIA, para confecções de perucas, já que a instituição Fios de Esperança não está recebendo doações devido a falta de voluntários para confecção das perucas.







Apoiamos essa causa mundial que é de todos, queremos fazer parte de algo que faz a diferença e principalmente ajudar pessoas no propósito de mudar a realidade do câncer de mama no Brasil, o apoio é fundamental no processo de cura das pacientes.

Mas, assim como o cuidado com a mama precisa durar o ano todo para ser eficiente, também outros tipos de câncer avançam entre mulheres de todas as idades e origens, em toda a sua diversidade. Neste mês o CECC propõe um olhar atento ao câncer de mama, mas para " OUTUBRO ALÉM DO ROSA ", revelando todas as cores da diversidade de ações em benefício da saúde da mulher e contra os principais tipos de câncer que a ameaçam.









O evento contou com várias informações importantes entre elas:




*Uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos ajudam a manter sua saúde em dia, e previnem novos casos de câncer. Por isso comece uma nova rotina aderindo a frutas, legumes, saladas e verduras. E, não se esqueça de praticar um exercício físico, caminhadas, corridas e danças são ótimas opções para sair do sedentarismo e ter uma vida mais saudável;




* Apesar de pouco se falar no câncer de mama masculino e várias pessoas desconhecem a sua existência. Ele é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário, sendo assim, pode se desenvolver em ambos os sexos;




*Alguns tipos de tumores malignos têm relação com as características genéticas dos pacientes, o que torna determinadas pessoas mais propensas a ter esse tipo de câncer. Porém, existem vários tipos de câncer de mama, e esses podem aparecer de diferentes formas. Hoje em dia já se pode fazer o mapeamento genético, que indica se a pessoa tem chance ou não de ter algum tipo de câncer no futuro;




*O que pouca gente sabe é que as pacientes diagnosticadas, que contribuíram com o INSS, possuem direitos e podem solicitar o benefício.Em alguns casos, a mulher é afastada e passa a receber o auxílio.Geralmente, para ter acesso a esse benefício, a pessoa precisa ter colaborado por 12 meses. Mas, quando se trata de câncer, não existe essa carência. Se a pessoa contribuiu uma vez, já pode pedir o auxílio doença. Para ter acesso a assistência é preciso um atestado médico comprovando a doença, a pessoa deve procurar um especialista público ou privado que emita esse atestado.



"O nosso conhecimento só têm valor para o mundo, se ajudarmos a transformar.

Você é capaz de mudar a vida de alguém!"

Publicidade

Publicidade Google