quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Sem divulgação pela Secretaria de Saúde, dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo foi quase sem movimentação em Macajuba



Compartilhe



Como foi divulgado pela imprensa nacional no ultimo sábado, 19 de outubro de 2019, foi o dia dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, onde os Postos de Saúde de todo o Brasil estiveram abertos para vacinação contra doença, mas em Macajuba a Secretaria de Saúde no que tocante a divulgação não cumpriu com seu papel.

O atual secretário foi cobrado pelo comunicador Cristiano Silva, mas não mandou a nota de divulgação informando se os postos de saúde seriam abertos, nenhum veiculo de comunicação, incluindo carros de som divulgou, isso por que a Secretaria de Saúde do município não se manifestou.

Segundo internautas, os Postos de Saúde abriram, mas com uma quantidade minúscula de pessoas.

O Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com o Martonio da Silva, atual secretário de saúde de Macajuba, onde ele explicou que a faixa etária a ser atingida não necessitaria de uma divulgação ampla, Martonio não informou quantas pessoas foram vacinadas.

O que chama a atenção é que em outras cidades, as secretárias de saúde usaram as rádios e sites locais para falar sobre o dia D. de combate ao Sarampo, diferente do Sr. Martonio em Macajuba que se quer divulgou uma nota chamando a atenção para uma prevenção de uma doença tão perigosa que já tem vários casos na Bahia.

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019 teve seu Dia D neste sábado, 19 de outubro. Nessa data, os postos de saúde esteve abertos para dar a vacina contra esse vírus especificamente a crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.



O Dia D é especialmente importante porque, até o momento, a taxa de vacinação está baixíssima.



De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil acumula 13 mortes em decorrência dessa enfermidade. Sete delas — mais da metade, portanto — ocorreram em menores de 5 anos. Entre os óbitos, apenas um paciente estava previamente imunizado.



A segunda fase da campanha começa no dia 18 de novembro e se concentra nos brasileiros de 20 a 29 anos. É um subgrupo da população com menores taxas de vacinação.



Publicidade

Publicidade Google