quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Colégio Estadual Carlito de Carvalho realiza com a iniciativa da professora Jozinete Macêdo o Evento do Novembro Azul.



Compartilhe




Na sexta-feira 22 de novembro de 2019, aconteceu no Turno Matutino o Evento sobre a Campanha Novembro Azul, tendo como organizadores as professoras Jozinete Macêdo, Juliana Almeida e o professor Edimilson Sousa e participação dos alunos do turno e com apoio e colaboração da coordenação, direção, funcionários, e a comunidade, com teatro, parodia e poemas sobre o combate ao Câncer de Próstata ( Novembro Azul) alunos e professores se reuniram para uma palestra sobre esse assunto onde muitos homens tem vergonha de falar e fazer o exame , falaram um pouco o que é o Câncer de Próstata, como ser tratado, exames que deve fazer ,e muito mais , então homens não é só mulher que tem que se cuidar não em , você que tem 50 anos ou mais? Está na hora de checar sua próstata. O exame de toque retal é rápido e indolor. E pode salvar sua vida.



Foram abordadas algumas doenças que atingem os homens desde a Infância até a Terceira Idade como: fimose, criptorquidia, ejaculação precoce, DST, câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil e câncer de próstata.



Em 2011, a campanha Novembro Azul foi lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) no país, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, ela foi desenvolvida para conscientizar os homens brasileiros sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral com ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata.



Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele.



Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que leva o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.



O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.



Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.



Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.




Confira abaixo fotos e videos do que aconteceu hoje no Colégio Estadual de Macajuba

























































Publicidade

Publicidade Google