segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Apoiando a cultura, vereador de Macajuba participou da animação do Bumba Meu Boi na noite deste domingo (06) no centro de Macajuba



A tradicional turnê da turma de Macajuba com o Bumba Meu Boi percorreu em povoados e cidades da região.

Na noite deste domingo,06 de janeiro de 2019, que é comemorado o dia de Santo Rei, a turma liderada por Zé Pitanga animou a Praça Castro Cincurá (Centro de Macajuba)


Quem esteve presente foi o vereador Everaldo Macedo (PT)

(Foto: cedida por Everaldo Macedo)


Que postou: “Na praça com a turma dos cantadores de Reis, para a matança do Boi.”


História da Lenda
No Nordeste, a história do Bumba Meu Boi foi inspirada na lenda da Mãe Catarina e do Pai Francisco (Chico).

Nessa versão, eles são um casal de negros e trabalhadores de uma fazenda. Quando a esposa fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi.

Empenhado em satisfazer a vontade de Catarina, Chico mata um dos bois do rebanho, que, no entanto, era um dos preferidos do fazendeiro.

Ao notar a falta do boi, o fazendeiro pede para que todos os empregados saiam em busca dele.

Eles encontram o boi quase morto, mas com a ajuda de um curandeiro ele se recupera. Noutras versões, o boi já está morto e com o auxílio de um pajé, ele ressuscita.


A lenda, dessa maneira, está associada ao conceito de milagre do catolicismo ao trazer de volta o animal. Ao mesmo tempo, tem presença de elementos indígenas e africanos tais quais a cura pelo pajé ou o curandeiro e a reencarnação


Publicidade:

Abastecimento de água continua um caos em Macajuba e Embasa local terá novo gerente





O péssimo abastecimento de água por parte da Embasa em Macajuba continua causando desconforto, indignação na população, o sistema antigo e a manobra precária tem deixado moradores da sede e povoados vivendo um caos.

O natal e o réveillon foram sem água em boa parte do município, alguns visitantes que estiveram no município de Macajuba para rever familiares tiveram que retornar antes do tempo previstos.

Nova Cruz, que passou natal e réveillon sem água em boa parte ainda não foi abastecida por completa e Macajuba varias ruas estão em calamidade sem água.

Rua Filinto Soares Sampaio, Loteamento Milton Cardoso, Rua Tenente Reginaldo Pedreira (antiga Aurora), Rua Antônio Almeida são Bernardo, Loteamento João Pedreira, Loteamento João Borges e outras.

Na Rua do Abrigo, onde mostramos aqui, a água caiu, um dia depois da nossa matéria.

A parti desta segunda-feira, 07 de janeiro de 2019, a Embasa de Macajuba terá novo gerente.

A reportagem do Blog do Povo Macajubense conversou por telefone, com o novo gerente que estava acompanhada do Vereador Everaldo Macedo(PT) que esteve na Embasa em Itaberaba, o edil garantiu que o novo gerente assume nesta segunda feira(07) nosso Blog foi convidado por Everaldo e pelo próprio gerente para fazer uma visita e tirar as dúvidas e tentar resolver o problema de distribuição dá água em nosso município, já que o DCM é o porta voz da sociedade e acompanha de perto as queixas da população, sendo o maior meio de comunicação do município.

(Foto cedida por moradora)




Publicidade:

Nota de falecimento: Faleceu Cosme morador da fazenda Mulungu




Cosme Dias Macedo

Esposa Maria conhecida por (Marieta)

Filhos: Pedro, Roberto, Lene.

Nora.: Ivânia

Neto: Reivy

Morava no mulungu

Faleceu nesta segunda-feira,07 de janeiro de 2019, as 00: 15 minutos no hospital de Macajuba.

Está sendo velado na sala do velório PAFM.

Sepultamento as 4:00 da tarde, saindo do PAFM vizinho a antiga cesta do povo, para o cemitério local

Nossos sentimentos a família enlutada.








Publicidade:

Publicidade Google

Publicidade Google