terça-feira, 7 de maio de 2019

Loja o Boiadeiro em Macajuba avisa que já dispõem de vacina contra febre aftosa



A Loja o Boiadeiro em Macajuba informa através deste artigo que já dispõem da vacina contra febre aftosa para o seu rebanho.


Atenção produtor. Dia 01 de maio começou a vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia. A 1ª etapa de vacinação é destinada para todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A novidade para esse ano é a redução da dose da vacina dos atuais cinco ml (5 ml) para dois ml (2 ml). A Bahia conta com cerca de 10 milhões de cabeças e mais de 261 mil produtores. O período vacinal é de 01 a 31 de maio. Os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto a ADAB pela internet (www.adab.ba.gov.br) ou nos postos da agência distribuídos pelo Estado.



Essa mudança da dose é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para minimizar as reações que ocorriam no local de aplicação da vacina. Para isso, foi retirada também da composição, a substância Saponina (apontada por alguns especialistas como responsável pelas reações vacinais no local da aplicação). Além disso, as vacinas anteriores eram do tipo trivalente, protegendo os rebanhos contra os sorotipos A, O e C do vírus da Febre Aftosa. Como o sorotipo C foi considerado extinto no mundo, a vacina produzida passa a ser bivalente, com antígenos para os tipos A e O do vírus da Febre Aftosa.



Para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, a Bahia busca a garantia dos status de zona livre de aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 18º ano consecutivo. São 22 anos livre da doença. “O Estado ao longo dos anos tem registrado crescentes indicadores de produtividade, diversificação e comercialização de produtos e serviços gerados no setor pecuário, êxito possibilitado entre outros fatores ao alicerce construído com base na certificação de livre de Febre Aftosa com vacinação. O objetivo agora é evoluir o Estado e todo país para zona Livre, sem vacinação, a partir do ano de 2021”, concluiu.



O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, loja de produtos agropecuários, devidamente, cadastrada na ADAB apresentando CPF ou CNPJ para emissão da nota fiscal. Ainda segundo, Rui Leal “essa é uma ação necessária que conta com ampla participação do setor produtivo, juntamente aos esforços da ADAB. Além disso, com a redução das reações locais haverá menor perda de carne no abate e nas reações inflamatórias nos animais”, finalizou. O cuidado deverá ser redobrado ao regular a dose no momento da aplicação, já que será a primeira vez que com a nova posologia.



Desde 31 de março as vacinas contra febre aftosa na posologia de (5 ml) estão proibidas de serem comercializadas e utilizadas, conforme a Portaria da ADAB n° 317/2018. Os revendedores de produtos veterinários que possuem algum estoque remanescente desta vacina estão sendo orientadas a devolverem o produto ao laboratório fabricante.



Importante não deixar para última hora. O não cumprimento desses procedimentos nos prazos determinados poderá acarretar na aplicação de penalidades ao produtor. Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha, e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. É válido ressaltar aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose. O produtor deverá declarar outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.



O Boiadeiro a casa do homem do campo e da cidade

Visite e confira nossos produtos de qualidade e preço baixo, materiais de construção, tintas, cimento, brita, blocos, telhas e ainda produtos veterinários, baterias de carro.

Fones: (74)9 9991-84-00 /9 9997-3468


Praça Castro Cincurá (Centro), Macajuba-Bahia



Publicidade

Após relatar na Câmara, Vereador de Macajuba faz vídeo mostrando situação caótica da estrada da região da Fazenda Bravo


O vereador Isack Soares (PSD) “matou a cobra e mostrou o pau” isso por que o edil teria falado na sessão da Câmara de Vereadores da última quinta-feira,02 de maio de 2019 sobre a estrada região da Fazenda Bravo, que além de buracos e muito mato, também estreita.

O parlamentar pediu melhoria, o vereador Adenor Brandão-Toi (MDB) que é o atual presidente da Câmara de Vereadores, desdenhou da crítica do seu colega.

Na tarde desta terça-feira,07 de maio de 2019, O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) divulgou em seu instagram e sua pagina do Facebook um vídeo onde mostra o vereador Isack comprovando a situação precária da estrada.

Vale lembrar que outras estradas também precisam de atenção, como por exemplo na localidade da Barra o ônibus escolar está sendo prejudicado pelos matos.

Na região da Fazenda Urupé região da Iramaia, que foi mostrada aqui no DCM, foi colocada areia após a reportagem, mas até o fechamento dessa matéria nada havia sido feito.


Veja o vídeo:




Publicidade

Side da Mato Limpo divulga nota de agradecimento sobre o evento



“Pessoal quero aqui agradecer primeiramente a Deus, a toda equipe que me ajudou a organizar a festa, aos patrocinadores, agradecer a presença de cada um de vocês que tiveram a boa vontade de comparecer, deixar claro que sem vocês nada disso seria possível. pedir desculpas por alguma falha que inevitavelmente acontece, mas queria também deixar registrado que fiquei feliz demais pelo evento.

É trabalhoso, suado, mas com certeza é muito gratificante.

Um forte abraço! a todos, e mais uma vez muito obrigado.



Side da Mato limpo e equipe”.



Publicidade

4ª Argolinha da Fazenda Sagarana foi Recorde de público neste domingo (05)


Neste domingo, 05 de maio de 2019, aconteceu a 3º Argolinha da Fazenda Sagarana, que novamente liderou de público, além da argolinha, a noite foi a vez das bandas darem um show, começando pela Banda Tem que Ter Xodó, Leonardo Romano e a festa fechou com chave de ouro com Os Morenhinhos da Pisada.




O evento contou com algumas personalidades do município de Macajuba.

A polícia esteve presente barrando as confusões.

Mais fotos na nossa página do Facebook, acesse clique aqui


Vídeos:



Publicidade

São João de Macajuba 2019: Aperta o Play e confira mais uma atração confirmada



A banda cearense Forró dos Plays surgiu em 2007, com a necessidade de atender o público forrozeiro e que apresentasse um forró que juntasse o romantismo e forró pesado. Para que isso se tornasse realidade precisaria de vocalista a altura do projeto tão audacioso. Iniciou sua formação com uma das cantoras mais conhecida no cenário forrozeiro Samira Show, a banda não parou de inovar com grandes nomes como Gil Mendes, O’Hara Ravick, Sarah Reis, Katiane Araújo e cantores como Doidim de Mossoró, Raphael Ribeiro.


Os Play’s, mesmo com a sua juventude já tocou nos maiores eventos de forró do nordeste, hoje continua figurando entre os grupos musicais mais solicitados para eventos. A banda vem traçando um caminho de muitas vitórias e conquistas. Com uma sonoridade que traz pitadas de romantismo aliadas a batidas mais pesadas e bem cadenciadas.

A formação atual da dupla de vocalistas é composta por Jobson Mascarenhas e Michele Menezes, ambos conhecidos nacionalmente através de suas trajetórias de sucesso à frente de grandes bandas, participando de vários programas de nível nacional, faz com que a junção entre talento e experiência possam arrastar para os shows o público forrozeiro pelo som inconfundível dos Plays. Aliado aos vocalistas, a banda conta também com músicos de larga experiência no mercado, capazes de transformar o Forró dos Plays em um verdadeiro fenômeno.

Vídeo:


Publicidade

Publicidade Google

Publicidade Google