segunda-feira, 13 de maio de 2019

Avião de Amado Batista pousa em aeroporto fechado após carros iluminarem pista; VEJA VÍDEO





Um avião que transportava o cantor Amado Batista e a equipe do artista fez um pouso no município de Jequié, no sudoeste da Bahia, em um aeroporto que estava fechado e com as luzes da pista apagadas.




O caso ocorreu na noite de domingo (12). A cidade fica a cerca de 368 km de Salvador. Ninguém ficou ferido e o cantor se apresentou normalmente no show que estava previso para ocorrer em um clube da cidade.




A aeronave conseguiu pousar após carros serem levados para o terminal e acionarem os faróis para iluminar a pista e auxiliar no pouso, conforme registro de imagens de testemunhas.




A prefeitura de Jequié, que administra o Aeroporto Vicente Grillo, informou que duas aeronaves de equipes do artista estavam programadas para pousar no terminal, no domingo. Uma delas chegou ao local no horário programado, às 15h.




A outra estava prevista para chegar às 17h, mas só pousou às 18h, após o pôr do sol. Em nota, a gestão municipal informou que o aeroporto não funciona no turno da noite e a pista fica apagada, sem condições de pouso. [Confira a nota da íntegra ao final da matéria]




Segundo a assessoria da prefeitura de Jequié, os pousos podem ser feitos no local até o pôr do sol. No domingo, a previsão era que a última aeronave chegasse ao terminal até por volta das 17h40. O funcionário da prefeitura que aguardava a chegada do avião percebeu, por volta da 18h, a movimentação da aeronave e providenciou carros para iluminar a pista com os faróis.




Ainda conforme a assessoria da prefeitura, o piloto ficou dando voltas no ar até considerar que havia condições de pouso. O piloto, segundo a administração de Jequié, relatou que saiu atrasado de Sergipe e, por isso, chegou na cidade após o horário previsto.




A assessoria da prefeitura ainda afirmou que o condutor da aeronave disse que não houve nenhum problema técnico e que, caso não conseguisse pousar em Jequié, tinha gasolina suficiente para seguir até o Aeroporto de Vitória da Conquista, cidade distante cerca de 175 km.




O G1 procurou a assessoria de Amado Batista, que informou que nem o cantor e nem a equipe irão se manifestar sobre o caso.



Avião com Amado Batista faz pouso e emergência em Jequié — Foto: Reprodução/TV Bahia


Ainda segundo a prefeitura de Jequié, os comandantes de aeronaves sabem quais os aeroportos no Brasil possuem balizamento para operação noturna.




"Diante desse aspecto técnico, considerado básico para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado", diz a nota da administração municipal.




Com a situação, a prefeitura de Jequié informou que o pouso no Aeroporto Vicente Grillo, nas condições apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que o procedimento será comunicado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).




Em nota, a Anac informou que o aeródromo de Jequié é homologado pela agência e está aberto ao tráfego. No comunicado, a Anac afirma que, de acordo com o registro, o terminal está apto a operar durante o dia, mas que, em caso de pouso de emergência, pode ser utilizado quando necessário.


A Agência Nacional de Aviação Civil ainda informou que as melhorias no aeródromo devem ser feitas pelo operador aeroportuário



Amado Batista — Foto: Divulgação 




Outros casos com Amado Batista

Esta foi a terceira vez em sete anos, que um avião do cantor Amado Batista precisa fazer um pouso de emergência na Bahia. Em 2012, um o pouso de emergência ocorreu na rodovia BA-262, perto da cidade de Aracatu. Onze pessoas estavam dentro da aeronave - dez integrantes da banda e um piloto -, que não sofreram ferimentos. O cantor não estava no voo.


Em 2018, quando ele seguia para um show em Vitória da Conquista, também no sudoeste baiano, a aeronave que ele estava também precisou fazer um pouso de emergência.


Ainda no ano passado, a Anac informou que o avião usado pelo cantor foi interditado por conta de indícios de que era um táxi-aéreo clandestino.



Veja a íntegra da nota


A Prefeitura de Jequié tomou conhecimento a respeito de um pouso realizado no Aeroporto Vicente Grillo, neste domingo, 12, pela aeronave de prefixo PT-WSJ.


Inicialmente, é necessário informar que o Aeroporto de Jequié é de domínio e responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, cabendo a Prefeitura de Jequié, em forma de cooperação técnica, a sua manutenção básica e a segurança do espaço interno e no seu entorno, durante seu uso esporádico.




A aeronave modelo B300, Classe Pouso Convencional 2 motores turbohelice, com ano de fabricação 1996, da Fabricante Raytheon Aircraft, com capacidade para 9 pessoas, de propriedade da AB Promoções e Produções Artísticas e Gravadora Ltda EPP, CNPJ 47.509.120/0001-82, do cantor Amado Batista, ao tentar pousar no Aeroporto Vicente Grilo, após a hora do pôr do sol, deixou a população e as autoridades do município em completo estado de alerta, em decorrência da possibilidade de um possível desastre aéreo.


Todos os comandantes de aeronaves conhecem bem, através do Sistema ROTEAR, quais os aeroportos no Brasil que possuem balizamento para operação noturna. Diante desse aspecto técnico, considerado básico para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado.


Diante do exposto, a Prefeitura de Jequié, finaliza, informando que o pouso dessa aeronave no Aeroporto Vicente Grillo, nas condições acima apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que tal procedimento será comunicado a ANAC, com o objetivo de evitar procedimentos aéreos considerados de risco para a população e também o espaço aéreo da cidade.

Vídeo:


Publicidade

CRN-5 promove 'Roda de Conversa' em Itaberaba





Órgão federal promoverá debate sobre atuação de nutricionistas e TND's na região.

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) estará na cidade de Itaberaba, no dia 17 de maio, para a realização de mais uma edição do projeto Roda de Conversa, que tem o objetivo aproximar ainda mais o órgão dos nutricionistas e dos estudantes de Nutrição do interior do Estado da Bahia. O evento acontece às 14h, no auditório do Campus XIII da UNEB.

Na oportunidade, conselheiras do órgão e colaboradores discutirão temas atuais e de grande importância para a categoria e para a sociedade.

Os interessados podem se inscrever pelo hotsite do evento (https://bit.ly/2va2VML




Texto: Cléia Seles, Ascom do Conselho Regional de Nutrição

Publicidade

Conheça O PROJETO “BANHO DE AMOR” desenvolvido pela Assistente Social da Santa Casa de Misericórdia Ruy Barbosa



O referido projeto foi desenvolvido pela Assistente Social da Santa Casa de Misericórdia do Município de Ruy Barbosa e tem como justificativa:

“Como Assistente Social, que tem a honra e orgulho de atuar nesta Santa Casa, observo que entre alguns pacientes que precisam de internamento com acompanhantes, como no caso de bebês, crianças e idosos, alguns chegam desprovidos de materiais de higiene de uso pessoal, ou por não imaginarem que seus entes ficariam internados, ou mesmo por não terem a condição financeira que lhes permita ter mais de um item desses (a exemplo de creme dental) por residência.



O mesmo tem como objetivo a arrecadação de itens de higiene pessoal (sabonete, creme dental, desodorante, escova de dente, pente e/ou escova de cabelo, absorvente, fraldas descartáveis, etc.)


Vale ressaltar que essa iniciativa não partiu da direção do referido hospital, sendo de única e exclusiva responsabilidade minha, por conhecer e entender que a Santa Casa além de não ter os recursos necessários para desenvolver tal ação, não tem obrigação legal para isso, pois sua finalidade não é fazer esse tipo de filantropia, além da que lhe cabe que é prevenir, cuidar e assistir doentes e enfermos em suas necessidades de saúde.

Lembrando ainda que a Santa Casa de Misericórdia não atende apenas ao município de Ruy Barbosa-Ba e sim, a todas as cidades circunvizinhas.

Diante do exposto informo que em Macajuba-Ba as doações podem se entregues ao Professor Edmilson Sousa até quinta-feira(09/05) para que as mesmas sejam repassadas no dia 15/05, dia esse em que se comemora o Dia do Assistente Social.

JUSTIFICATIVA






A Santa Casa de Ruy Barbosa é uma das instituições que desde sua fundação, atende aos mais diversos perfis sociais de pacientes. Não há em nosso município ou cidades do entorno, uma pessoa, quer seja branca, negra, homem, mulher, criança, adolescente ou idoso, pobre ou rico, ou de qualquer crença religiosa, política ou ideológica que em algum momento, não tenha precisado de algum dos serviços prestados por esse tão nobre hospital.

Sabemos que ao longo de tantos anos de existência, muitos foram os momentos de crise e dificuldade que a Santa Casa de Ruy Barbosa, teve que enfrentar, mas sempre com a ajuda da comunidade, conseguiu atravessar e superar.

Como Assistente Social, que tem a honra e orgulho de atuar nesta Santa Casa, observo que entre alguns pacientes que precisam de internamento com acompanhantes, como no caso de bebês, crianças e idosos, alguns chegam desprovidos de materiais de higiene de uso pessoal, ou por não imaginarem que seus entes ficariam internados, ou mesmo por não terem a condição financeira que lhes permita ter mais de um item desses (a exemplo de creme dental) por residência.

Dessa constatação, e considerando que no mês de Maio é comemorado o mês da Assistência Social, é que eu Ana Paula de Oliveira Macêdo, justifico a necessidade de desenvolver o “Projeto Banho de Amor”, em tempo, vale ressaltar que essa iniciativa não partiu da direção do referido hospital, sendo de única e exclusiva responsabilidade minha, por conhecer e entender que a Santa Casa além de não ter os recursos necessários para desenvolver tal ação, não tem obrigação legal para isso, pois sua finalidade não é fazer esse tipo de filantropia, além da que lhe cabe que é prevenir, cuidar e assistir doentes e enfermos em suas necessidades de saúde.


Att,
Ana Paula de Oliveira Macêdo
Assistente Social – CRESS-BA 21883




Publicidade

Mato Limpo em Macajuba avisa que já dispõem de vacina contra febre aftosa



Side da Mato Limpo em Macajuba informa através deste artigo que já dispõem da vacina contra febre aftosa para o seu rebanho.


Atenção produtor. Dia 01 de maio começou a vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia. A 1ª etapa de vacinação é destinada para todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A novidade para esse ano é a redução da dose da vacina dos atuais cinco ml (5 ml) para dois ml (2 ml). A Bahia conta com cerca de 10 milhões de cabeças e mais de 261 mil produtores. O período vacinal é de 01 a 31 de maio. Os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto a ADAB pela internet (www.adab.ba.gov.br) ou nos postos da agência distribuídos pelo Estado.



Essa mudança da dose é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para minimizar as reações que ocorriam no local de aplicação da vacina. Para isso, foi retirada também da composição, a substância Saponina (apontada por alguns especialistas como responsável pelas reações vacinais no local da aplicação). Além disso, as vacinas anteriores eram do tipo trivalente, protegendo os rebanhos contra os sorotipos A, O e C do vírus da Febre Aftosa. Como o sorotipo C foi considerado extinto no mundo, a vacina produzida passa a ser bivalente, com antígenos para os tipos A e O do vírus da Febre Aftosa.



Para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, a Bahia busca a garantia dos status de zona livre de aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 18º ano consecutivo. São 22 anos livre da doença. “O Estado ao longo dos anos tem registrado crescentes indicadores de produtividade, diversificação e comercialização de produtos e serviços gerados no setor pecuário, êxito possibilitado entre outros fatores ao alicerce construído com base na certificação de livre de Febre Aftosa com vacinação. O objetivo agora é evoluir o Estado e todo país para zona Livre, sem vacinação, a partir do ano de 2021”, concluiu.



O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, loja de produtos agropecuários, devidamente, cadastrada na ADAB apresentando CPF ou CNPJ para emissão da nota fiscal. Ainda segundo, Rui Leal “essa é uma ação necessária que conta com ampla participação do setor produtivo, juntamente aos esforços da ADAB. Além disso, com a redução das reações locais haverá menor perda de carne no abate e nas reações inflamatórias nos animais”, finalizou. O cuidado deverá ser redobrado ao regular a dose no momento da aplicação, já que será a primeira vez que com a nova posologia.



Desde 31 de março as vacinas contra febre aftosa na posologia de (5 ml) estão proibidas de serem comercializadas e utilizadas, conforme a Portaria da ADAB n° 317/2018. Os revendedores de produtos veterinários que possuem algum estoque remanescente desta vacina estão sendo orientadas a devolverem o produto ao laboratório fabricante.



Importante não deixar para última hora. O não cumprimento desses procedimentos nos prazos determinados poderá acarretar na aplicação de penalidades ao produtor. Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha, e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. É válido ressaltar aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose. O produtor deverá declarar outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.




Mato Limpo, vários anos de credibilidade e confiança



Produtos agrícolas e veterinário, matérias de construção.

Direção: Sidi.

Fone: (074) 3259-22-50

Praça Castro Cincurá Macajuba-Bahia.


Publicidade

Confira o comunicado da Embasa





Publicidade

Divulgado no Diário Oficial Lista dos aprovados para o pleito do Conselho Tutelar de Macajuba

Foi publicado no Diário oficial da Prefeitura de Macajuba, na última sexta-feira, 10 de maio de 2019, a lista dos candidatos aprovados para a realização da prova para concorrer a uma vaga do Conselho Tutelar.

Veja abaixo lista com Nome dos candidatos aprovados:







Fonte: Diário Oficial da Prefeitura de Macajuba

Publicidade

Comunidade do Bom Produto na zona rural de Macajuba celebrou festa da padroeira neste sábado (11)



Neste sábado,11 de maio de 2019, a comunidade do Bom Produto na região da Barra zona rural de Macajuba viveu mais um momento de fé com mais uma festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes.



(Fotos: Max Ribeiro/ Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)


A Procissão deu-se início às 15:00, logo após às 16:00 foi celebrada a missa com o pároco Erivaldo, e após encerramento da missa houve uma apresentação do Terço dos Homens de Macajuba, e apresentações em homenagens ao dia das mães feito pelo grupo Jovem da própria região, o Terço São José também prestou homenagens a essas guerreiras. A noite como tradição aconteceu o leilão encerrando com chave de ouro o dia comemorativo da Padroeira Nossa Senhora de Lurdes.

O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) esteve acompanhando o evento religioso, celebrado pelo padre Erivaldo e toda a comunidade.


 

Mais fotos em nossa página do Facebook clique aqui:


Publicidade

Publicidade Google

Publicidade Google