terça-feira, 25 de junho de 2019

Sessão da Câmara acontecerá excepcionalmente nesta terça-feira (25) e terá duas durante essa semana



Em virtude dos festejos juninos 2019, fazendo valer o regimento da Casa Legislativa, o presidente Adenor Brandão-TOI (MDB) realizará duas sessões está semana, uma é nesta terça-feira, 25 de junho de 2019 e a outra é na quinta-feira,27 de junho de 2019.

As sessões começam as 19 horas (sete)

Depois disso a câmara entrar em recesso, retornando as sessões só em agosto.




Publicidade
25 Sabores: Abacaxi/ Abacaxi com hortelã/Açaí/Acerola/Cacau/Caju/ Cajá/ Cupuaçu/Graviola/Goiaba/Manga/Mangaba/Maracujá/Morango/Tamarindo/Tangerina/Umbú/ Uva. Polpas de 100gr é 1kg.

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Diabetes, médico endocrinologista estará atendendo na Clinica Santa Luzia em Macajuba nesta quarta-feira(26)

diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.

Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do pesosedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes:

1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de complicações de curto e longo prazo. A hipoglicemia pode causar sintomas indesejáveis e com complicações que merecem atenção.

2. Tanto insulina, quanto medicação oral podem ser usadas para o tratamento do diabetes. A insulina é sempre usada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, mas também pode ser usada em diabetes gestacional e diabetes tipo 2 (quando o pâncreas começa a não produzir mais insulina em quantidade suficiente).  A medicação oral é usada no tratamento de diabetes tipo 2 e, dependendo do princípio ativo, tem o papel de diminuir a resistência à insulina ou de estimular o pâncreas a produzir mais desse hormônio.

3. A prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia e a perder gordura corporal, além de aliviar o estresse. Por isso, pessoas com diabetes devem escolher alguma atividade física e praticar com regularidade, sob orientação médica e de um profissional de educação física.

4. A contagem de carboidratos se mostra muito benéfica para quem tem diabetes. Os carboidratos têm o maior efeito direto nos níveis de glicose, e esse instrumento permite mais variabilidade e flexibilidade na alimentação, principalmente para quem usa insulina, pois a dose irá variar conforme a quantidade de carboidratos. Isso acaba com a rigidez no tratamento de antigamente, quando as doses de insulina eram fixas, e a alimentação também devia ser. É importante ter a orientação de um nutricionista.

5. As tecnologias têm ajudado no tratamento do diabetes. Os aparelhos vão desde os glicosímetros (usados para medir a glicose no sangue) até bombas de infusão de insulina e sensores contínuos de monitorização da glicose.

6. Se o diabetes não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatianefropatianeuropatiapé diabéticoinfarto do miocárdioacidente vascular cerebral, entre outros. Se o paciente já estiver com diagnóstico de complicação crônica, há tratamentos específicos para ajudar a levar uma vida normal.

7. A educação em diabetes é muito importante para o tratamento. Não só o paciente precisa ser educado, mas também seus familiares e as pessoas que convivem com ele. Assim, o paciente pode ter o auxílio e o suporte necessários para um bom tratamento e tomar as decisões mais adequadas com base em conhecimento.

8. Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados quando se está dentro do peso normal, com hábitos alimentares saudáveis e com prática regular de atividade física.

9. O fator hereditário é mais determinante no diabetes tipo 2.  Ainda se estuda o que desencadeia o diabetes tipo 1 e, por enquanto, as infecções, principalmente virais, parecem ser as maiores responsáveis pelo desencadeamento do processo autoimune. No tipo 2, os casos repetidos de diabetes em uma mesma família são comuns, enquanto a recorrência familiar do diabetes tipo 1 é muito pouco freqüente. 

10. Ainda não há cura para o diabetes. Porém, estão sendo realizados estudos que, no futuro, podem levar à cura. Para o diabetes tipo 1, está sendo estudada a terapia com células-tronco em pacientes recém-diagnosticados. Já para o diabetes tipo 2, os estudos com a cirurgia de redução de estômago (gastroplastia) têm mostrado aparentes bons resultados, mesmo em pacientes que não estão acima do peso. Salienta-se que esses métodos ainda são absolutamente experimentais.  




Publicidade
25 Sabores: Abacaxi/ Abacaxi com hortelã/Açaí/Acerola/Cacau/Caju/ Cajá/ Cupuaçu/Graviola/Goiaba/Manga/Mangaba/Maracujá/Morango/Tamarindo/Tangerina/Umbú/ Uva. Polpas de 100gr é 1kg.

CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE BUCAL? Se Ligue na agenda da Clionm Clínica Odontológica de Macajuba




O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179 , fale com a funcionaria Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.



Dica da semana:



O enfraquecimento dos dentes é um problema que pode acontecer em qualquer fase da vida. Esse quadro pode ser mais grave na infância e em adultos mais jovens, quando costuma se manifestar de forma mais agressiva, mas também atinge adultos de meia-idade e idosos. Além de não ser agradável ficar com os dentes moles, sem o tratamento adequado essa doença pode trazer consequências ainda mais preocupantes! Pensando nisso, procuramos o especialista em Periodontia e Implantodontia Edgard Fonseca para explicar as causas e tratamentos desse enfraquecimento.

O QUE PODE LEVAR AO ENFRAQUECIMENTO DOS DENTES?


O profissional esclarece que a principal causa para esse problema é a doença periodontal, também conhecida como periodontite. “Essa é uma doença de natureza infecciosa e inflamatória, que tem início obrigatoriamente em uma gengivite”, diz ele. Sem o tratamento adequado, a inflamação na gengiva progride e acomete os tecidos de suporte do dente, tornando sua mobilidade mais acentuada, ou seja, fazendo com que os dentes fiquem mais “moles”. Por isso, é muito importante ficar de olho caso ocorram sangramentos na gengiva, que podem indicar a fase inicial da doença, e procurar logo a ajuda de um profissional!

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO ENFRAQUECIMENTO DOS DENTES PARA A SAÚDE BUCAL?


A periodontite pode ter diferentes consequências para a saúde da boca. “As sequelas dessa doença vão desde um aumento do tamanho dos elementos dentários, até um aumento da mobilidade dos mesmos”, comenta. Em casos mais graves, a periodontite pode resultar na perda dos dentes. Melhor ficar ligado! Ninguém quer passar por isso, né? A boa notícia é que para prevenir o problema existem medidas bem simples no seu dia a dia e que você já as conhece muito bem: ter uma alimentação balanceada; higiene todos os dias após as principais refeições, sem se esquecer do uso do fio dental; e visitas regulares ao dentista para avaliação e limpeza profissional, conhecida como profilaxia bucal.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA O ENFRAQUECIMENTOS DOS DENTES?
O tratamento para o enfraquecimento dos dentes deve ser feito com o auxílio de um dentista ou periodontista, profissional especializado no assunto. "O princípio básico do tratamento é o controle do biofilme dental, conhecido como placa bacteriana”, explica Edgar. O dentista irá analisar o estágio da doença e poderá realizar uma instrumentação das superfícies dentais e radiculares com raspagem e instrumentação ultra-sônica, e em casos mais graves, uma cirurgia periodontal pode ser necessária. Além disso, ele deverá orientar o paciente sobre as instruções de higiene bucal adequadas. Não deixe de seguir as recomendações do seu dentista e evite este quadro!





Publicidade
25 Sabores: Abacaxi/ Abacaxi com hortelã/Açaí/Acerola/Cacau/Caju/ Cajá/ Cupuaçu/Graviola/Goiaba/Manga/Mangaba/Maracujá/Morango/Tamarindo/Tangerina/Umbú/ Uva. Polpas de 100gr é 1kg.

“Prata da Casa” Márcio Araújo encerra com “chave de ouro” última noite de festa no São João 2019 em Macajuba

(Fotos e vídeos: Max Ribeiro a serviço do Deixa Comigo Macajuba)
Na noite desta segunda-feira, 24 de junho de 2019, aconteceu a ultima noite de festa do São João 2019 em Macajuba, muitas pessoas principalmente a juventude foi para ver o show de Brakinho Pancadão, que tocou ritmos variados, um show que dividiu opinião, já que a prefeitura municipal prega que o São João deve ser forró e trouxe uma banda de pagode, porem o diferencial agradou a muitos, apesar de outros não ter concordado com atração.


Quem finalizou a festa foi Márcio Araújo, o artista que é prata da casa fez um show apaixonante como sempre e encerrou a ultima noite do São João com “chave de ouro”


Na ultima noite de festa o locutor Allison Santana que também é vereador não fez tanta propaganda das ações da prefeitura como nas noites anteriores.


Na ultima noite de festa, os moradores da localidade das Casinhas não tiveram transportes para se deslocar para Macajuba, algumas localidades tiveram problemas de transportes, motoristas que não colocaram o ônibus para o povo e a propaganda divulgada na imprensa pela prefeitura de que teria ônibus de todas as localidades, foi enganosa, pois nem todas tiveram esse privilégio.

Veja mais imagens acessando nossa página no Facebook, clicando
aqui.


Vídeos:



Publicidade
25 Sabores: Abacaxi/ Abacaxi com hortelã/Açaí/Acerola/Cacau/Caju/ Cajá/ Cupuaçu/Graviola/Goiaba/Manga/Mangaba/Maracujá/Morango/Tamarindo/Tangerina/Umbú/ Uva. Polpas de 100gr é 1kg.

Internauta emite alerta de circulação de notas falsas em Nova Cruz distrito de Macajuba



Um internauta que pediu para não ter o nome divulgado enviou para a redação do Deixa Comigo Macajuba imagens de cédulas que é falsa e circula em Nova Cruz, para que o Blog alerte ao povo.

(Foto: Internauta)


Nesse período de festas que o município está vivenciando, aumenta esse tipo de crime, a orientação que quem receber nota falsa alerte a Policia Civil, (074) 32592138


Publicidade
25 Sabores: Abacaxi/ Abacaxi com hortelã/Açaí/Acerola/Cacau/Caju/ Cajá/ Cupuaçu/Graviola/Goiaba/Manga/Mangaba/Maracujá/Morango/Tamarindo/Tangerina/Umbú/ Uva. Polpas de 100gr é 1kg.

Ressaca boa é no Bar de Sidnei, com festa e bingo nesta terça-feira(25)



Nesta terça-feira, primeiro dia pós São João, acontece um grande torneio de sinuca, no Bar do Palmeiras, em Nova Cruz.

Logo após o torneiro terá forró com: Léo da Pisadinha, Rene dos Teclados, e além disso ainda terá um bingo de uma TV 42 polegadas, não fique de fora!




Publicidade
25 Sabores: Abacaxi/ Abacaxi com hortelã/Açaí/Acerola/Cacau/Caju/ Cajá/ Cupuaçu/Graviola/Goiaba/Manga/Mangaba/Maracujá/Morango/Tamarindo/Tangerina/Umbú/ Uva. Polpas de 100gr é 1kg.

Arrastão dos Blocos agita a ultima tarde de festa do São João 2019

Nesta segunda (24) aconteceu o Arrastão dos blocos de Macajuba ,todos juntos e misturados, os músicos  levou a galera a dança muito nesse último dia , cantando seus repertórios e outros ritmos desceu as avenidas de Macajuba com a galera cantando suas músicas e se divertindo muito.

Fotos : Max





























Publicidade
25 Sabores: Abacaxi/ Abacaxi com hortelã/Açaí/Acerola/Cacau/Caju/ Cajá/ Cupuaçu/Graviola/Goiaba/Manga/Mangaba/Maracujá/Morango/Tamarindo/Tangerina/Umbú/ Uva. Polpas de 100gr é 1kg.



Publicidade Google

Publicidade Google