quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Pacientes pedem explicação a Secretaria de Saúde de Macajuba sobre atraso no pagamento de diárias a pacientes do TFD



Compartilhe



O Deixa Comigo Macajuba recebeu informações de alguns pacientes sobre o atraso TFD, as reclamações chegaram a nossa reportagem na tarde de terça-feira, 14 de janeiro de 2020.

O Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município, não conseguimos falar com o secretário de saúde, mas um dos prepostos  disse que o Governo Federal que é responsável e sugeriu que a matéria não fosse ao ar, pois já está próximo de ser pago.

O que é o tratamento Fora de Domicílio (TFD) no Sistema Único de Saúde (SUS)?


A Portaria SAS nº 055, de 24 de fevereiro de 1999, dispõe sobre a rotina de Tratamento Fora de Domicílio. Esta normatização tem por objetivo garantir o acesso de pacientes de um município a serviços assistenciais em outro município, ou ainda, em caso especiais, de um Estado para outro Estado. O TFD pode envolver a garantia de transporte para tratamento e hospedagem, quando indicado. O TFD será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública e referenciada. Nos casos em que houver indicação médica, será autorizado o pagamento de despesas para acompanhante.






Publicidade

Publicidade Google