segunda-feira, 20 de abril de 2020

BANCADA DE OPOSIÇÃO EXIGE VOLTA DAS SESSÕES EM MACAJUBA E SUGERE MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA PANDEMIA.



Compartilhe

 

“Como é de conhecimento público, as sessões da Câmara de Vereadores, em Macajuba, ocorrem semanalmente às quintas-feiras, mas estão suspensos em decorrência da pandemia de coronavírus.

 

Oficialmente o retorno das sessões deveria ter acontecido no dia 02 de abril, mas isso não ocorreu. No dia 09/04, novamente a sessão não foi realizada. E, por fim, no dia 16/04 mais uma vez a Casa Legislativa esteve fechada.

 

É um absurdo a Câmara de Vereadores permanece com a sessões suspensa, sob o argumento de evitar aglomerações. Pois, no dia 02/04, a Casa esteve com as portas abertas para abrigar a pose do prefeito Murilo.

 

Por isso, nós, vereadores de oposição, sugerimos que as sessões sejam retomadas, mesmo que nesse momento seja sem o acesso do público e com adoção das devidas medidas de higienização necessárias para esse momento de pandemia. Com isso, a população poderá acompanhar o Legislativo através da transmissão da rádio e, também, poderá ser implantada a transmissão via redes sociais.

 

Chamou a nossa atenção o desrespeito com o qual a assessoria da Câmara nos tratou, sem qualquer notificação ou publicação oficial sobre a prorrogação do Decreto. É preciso que a assessoria tenha clareza de que nós, vereadores, somos os representantes do povo na Casa Legislativa e, por isso, devemos ser respeitados.

 

Na última quinta-feira, os edis Hugo Macedo e Isack estiveram na Câmara, no horário da sessão, mas a Casa Legislativa estava fechada. Constava um aviso na porta, que no nosso entendimento, estava direcionado a população. Existia, também, um ofício, contendo duas páginas (apregado no mural interno da Câmara), onde constava a informação sobre a prorrogação das sessões apenas na segunda folha, a qual estava encoberta pela primeira. Além disso, vale reiterar que a Câmara estava fechada e o Ofício ou um novo Decreto sequer foi publicado no Diário Oficial da Casa Legislativa.

 

Consultamos, novamente, o Diário Oficial da Câmara, hoje, 17/04/2020 e até o momento não consta nenhuma publicação prorrogando o prazo de suspensão das sessões. A não publicação do Decreto no Diário Oficial da Câmara caracteriza falta de transparência e inclusive pode invalidar o ato. É uma absoluta falta de respeito comnós, vereadores e com a população.

 

Por fim, reiteramos a necessidade de retomada das Sessões Legislativas, tendo em vista que o Decerto Nº 1831/2020, da Prefeitura Municipal, permite atividade religiosas com até 50 pessoas e permite transporte coletivo com até 50% da capacidade. Ou seja, seguindo as sugestões que deixamos acima, as sessões poderão retornar imediatamente.”

 

 Após a nota enviada pela bancada de oposição, o Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Macajuba, Adenor Brandão-Toi (MDB), que disse que está seguindo o decreto municipal e todas as câmaras da Bahia, que está preservando a saúde de todos e que os vereadores já tem ciência da suspensão.

Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Publicidade Google