segunda-feira, 22 de junho de 2020

Divergências entre boletim da Covid-19 em Macajuba e população quer saber qual boletim está correto: SESAB ou Prefeitura Municipal?



Compartilhe




No domingo,21 de junho de 2020, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia divulgou que Macajuba tinha 7 casos confirmados de coronavírus. Logo após o Deixa Comigo Macajuba republicar a informação da SESAB, a Prefeitura de Macajuba divulgou um novo boletim informando que o município só contabilizava 3 casos. Essa divergência nas informações movimentou as redes sociais na noite do dia 21/06. Mas, qual boletim estava correto: SESAB ou Prefeitura Municipal?



Nesta segunda-feira,22 de junho de 2020, o Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com a SESAB e recebeu a seguinte explicação:



“O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia contabiliza as notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as três bases de dados do Ministério da Saúde (e-SUS VE, GAL e SivepGripe), o que inclui informações da rede de saúde pública e particular, além de laboratórios.”.



Note, que de acordo com a resposta da Secretaria de Saúde do Estado os dados relacionados ao Coronavírus são contabilizados em conjunto e envolve sistemas digitais do Estado, do Município e do Governo Federal.



Entramos em contato, também, com assessoria de comunicação do governador Rui Costa. Que informou que as informações podem ser conflitantes por vários fatores. De acordo com o assessor, a questão do cartão do SUS tem ocasionado várias divergências na localização dos casos. Esse fato, também, já havia sido dito pelo prefeito de Macajuba em entrevista a Rádio Ipirá FM.



O Secretário de Saúde do município havia informado que traria uma explicação para a população, mas entramos em contato com ele e não obtivemos retorno. Por sinal, a pandemia já se arrasta a aproximadamente 90 dias e o secretário de saúde do município até o momento não se manifestou a respeito.



Por tanto, o Deixa Comigo Macajuba lamenta que alguns veículos de comunicação apadrinhados pela prefeitura tenham tentado denegrir o nosso trabalho. E deixamos claro que nós temos o compromisso com o povo e vamos atrás das informações tentando esclarecer os fatos. Infelizmente, a divergência nas informações permanece e no boletim desta segunda-feira (22), a SESAB divulgou que Macajuba possui 6 casos confirmados, enquanto que a Prefeitura divulgou 3 casos confirmados.



Evidentemente, seria muito mais fácil o trabalho da imprensa se a Prefeitura divulgasse os boletins diariamente, como fazem outras cidades. Mas, infelizmente, as divulgações tem ocorrido em datas aleatórias, sem qualquer coerência na escolha dos dias. Os últimos boletins só foram divulgados após matérias do Deixa Comigo Macajuba, então avaliamos que esse não deve ser o comportamento de um órgão público.



Somos um veículo de comunicação sério e prezamos pela verdade dos fatos. Vamos seguir como o nosso trabalho investigando, apurando e buscando as informações para que o povo de Macajuba tenha notícias de qualidade e com credibilidade, sem apadrinhamento.

Na manhã desta segunda-feira (22) Cristiano Silva gravou um vídeo pedindo explicações sobre o assunto:



Confira:


Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Publicidade Google