Deixa Comigo Macajuba: Golpe do falso leilão na internet faz mais de 15 mil vítimas.

RÁDIO DCM AO VIVO

Ouça a matéria em áudio

domingo, 26 de julho de 2020

Golpe do falso leilão na internet faz mais de 15 mil vítimas.

|    

Desde junho deste ano, o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou mais de 52 mil acessos e compartilhamentos a 819 páginas falsas que se passam por sites de leilão para veículos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estado de São foi o mais afetado com 15.241 vítimas, segundo o monitoramento da empresa. No Rio de Janeiro foram 7.250 vítimas e Minas Gerais 4.357.

De acordo com o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, os sites falsos mostram anúncios de carros e motos seminovos, que supostamente estariam sendo leiloados com valores bem abaixo do mercado.

Os golpistas incluem informações detalhadas sobre os veículos do falso leilão, como ‘IPVA 2020 pago’ e até mesmo supostas certificações. Muitas das páginas utilizam nomes de instituições conhecidas, como o do Detran, para ganhar credibilidade e alcançar ainda mais vítimas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os fraudadores incentivam ainda a vítima a realizar um cadastro nas páginas falsas, enviando informações pessoais e dados bancários para garantir o suposto lance no leilão.



“Os criminosos pedem cópias de documentos das vítimas e as induzem a fazer o pagamento do lance o quanto antes. Acreditando que fizeram um bom negócio, as vítimas fazem o depósito na conta bancária do atacante e nunca recebem o veículo. Quanto tentam contestar o pagamento, são ignoradas”, explica Simoni.

Segundo a empresa, alguns cuidados podem ser tomados para se proteger contra o golpe. O primeiro deles é instalar um antivírus no celular – a ferramenta tem a função de alertar sobre links maliciosos (phishing) recebidos por meio do navegador em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em segundo lugar, deve-se evitar fazer o cadastro em sites de leilão sem antes pesquisar por reclamações e verificar se é um site oficial de leilão.

E, por fim, não se deve fornecer dados pessoais ou bancários em links ou aplicativos de procedência desconhecida.

 

Fonte: Portal r7 


Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Comente com o Facebook:

Publicidade Google

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas.

Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios. Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708

Aceitamos cartão de credito e debito AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Publicidade Google

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo